Escolha uma Página

Ser Trader: As Regras da Atividade Difícil

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

14 de dezembro de 2017

Ser trader pode ser considerada como uma coisa simples, cada vez mais acessível, ganhar dinheiro a um clique de distância porém as operar na bolsa de valores não é tão fácil assim. As atividades de um trader possuem uma carga emocional pesada, devido a nossa ligação com o dinheiro e o que ele significa para nós. Toda essa questão emocional faz com que muitos traders quebrem regras estipuladas por eles mesmos, como uma das mais comuns, de não respeitar seu gerenciamento de risco e acabar perdendo muito, ou tudo, em um único dia.

Não seguir as próprias regras é um erro fatal para o trader.

Atravessar essa fronteira de limites no mercado financeiro pode levar não só a grandes perdas financeiras, mas também a perdas emocionais, por isso, o preço a pagar pela falta de disciplina é muito maior do que imaginamos.

Hoje vamos falar sobre um ponto específico, que pode ajudar a ter mais disciplina, algo simples, porém bastante eficaz, se usado da maneira certa.

Um exercício que pode ajudar o trader a se tornar mais disciplinado, tanto emocional quanto tecnicamente, é utilizar o que chamamos de Regras da Atividade Difícil.

Estas regras consistem, de forma simples, em fazer o trader a seguir seu plano de trading e gerenciamento de risco, afim de torna-lo mentalmente resiliente, aumentar sua disciplina e sua garra. Sem mais rodeios, vamos às regras:

Em primeiro lugar, é ESTRITAMENTE proibido desistir antes do tempo estipulado ou inventar desculpa para não realizar os trades.

Então, como a Primeira Regra Fundamental, é necessário que VOCÊ estipule um tempo no qual estará realizando seus tradings. Por exemplo: Vou realizar trades nos próximos 3 meses, 4 semanas, e assim por diante. Uma dica importante é quanto maior o tempo escolhido, melhor o resultado, devido as probabilidades de acerto ao longo do tempo.

Definido este tempo, vamos a Segunda Regra que consiste em você definir seu gerenciamento de risco e financeiro para este tempo de operações. Não vai adiantar muito querer operar por um longo tempo com um capital muito pequeno, ou que o gerenciamento não permita muitas operações ao longo deste tempo estipulado. Lembre-se que Bolsa é constituída por probabilidades, então use-as a seu favor.

Para a Terceira Regra, será necessário que você já possua uma estratégia de negociação definida, seja ela qual for.

A terceira e última regra é a mais difícil de todas, está pronto? A terceira regra é: EXECUTE TODOS OS TRADES CONFORME MANDA A ESTRATÉGIA, SEM PENSAR MUITO OU QUESTIONAR, limite-se somente pelo seu gerenciamento e pelo limite de perda diária.

Agora o bicho pegou, não é?

Bem, o intuito das Regras para Atividades Difíceis tem como objetivo fazer com que o trader tenha mais disciplina, controle o lado emocional durante as operações e ganhe confiança no seu operacional, através da repetição, ao invés de ficar mudando de estratégia. o tempo todo e com isso, não dar tempo para que os resultados cheguem.

Seguir essas regras pode ajudar o trader no caminho da consistência, então persista, insista e nunca desista!

 
Essa regra foi adaptada do livro Garra, da Angela Duckworth. Fica a dica de leitura 😊

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Saiba assumir riscos

Ser Trader: Saiba assumir riscos

A principal característica da profissão de Trader é saber como ligar e gerenciar os riscos que o mercado possui....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.