Escolha uma Página

Operações em bolsa de valores podem ser consideradas como coisas simples, porém não são fáceis de se fazer. Possuem uma carga emocional muito pesada, devido a nossa ligação com o dinheiro e o que ele significa para nós, individualmente. Toda essa carga emocional faz com que muitos traders quebrem regras estipuladas por eles mesmos, como por exemplo (talvez a mais comum) não respeitar seu gerenciamento de risco e acabar perdendo muito, ou tudo, em um único dia.

Obviamente existem outros fatores que induzem o trader a cometer esse pecado mortal, tornando essa questão de “não seguir as regras” um pouco mais complexa, porém, isso é assunto para outros posts.

Hoje vamos falar sobre um ponto específico, que pode ajudar a ter mais disciplina, algo simples, porém bastante eficaz, se usado da maneira certa.

 

 

 

 

Um exercício que pode ajudar o trader a se tornar mais disciplinado, tanto emocional quanto tecnicamente, é utilizar o que chamamos de Regras da Atividade Difícil.

Estas regras consistem, de forma simples, em fazer o trader a seguir seu plano de trading e gerenciamento de risco, afim de torna-lo mentalmente resiliente, aumentar sua disciplina e sua garra. Sem mais rodeios, vamos às regras:

 

 

 

 

Em primeiro lugar, é ESTRITAMENTE proibido desistir antes do tempo estipulado ou inventar desculpa para não realizar os trades.

Então, como a Primeira Regra Fundamental, é necessário que VOCÊ estipule um tempo no qual estará realizando seus tradings. Por exemplo: Vou realizar trades nos próximos 3 meses, 4 semanas, e assim por diante. Uma dica importante é quanto maior o tempo escolhido, melhor o resultado, devido as probabilidades de acerto ao longo do tempo.

Definido este tempo, vamos a Segunda Regra que consiste em você definir seu gerenciamento de risco e financeiro para este tempo de operações. Não vai adiantar muito querer operar por um longo tempo com um capital muito pequeno, ou que o gerenciamento não permita muitas operações ao longo deste tempo estipulado. Lembre-se que Bolsa é constituída por probabilidades, então use-as a seu favor.

Para a Terceira Regra, será necessário que você já possua uma estratégia de negociação definida, seja ela qual for.

A terceira e última regra é a mais difícil de todas, está pronto? A terceira regra é: EXECUTE TODOS OS TRADES CONFORME MANDA A ESTRATÉGIA, SEM PENSAR MUITO OU QUESTIONAR, limite-se somente pelo seu gerenciamento e pelo limite de perda diária.

Agora o bicho pegou, não é?

Bem, o intuito das Regras para Atividades Difíceis tem como objetivo fazer com que o trader tenha mais disciplina, controle o lado emocional durante as operações e ganhe confiança no seu operacional, através da repetição, ao invés de ficar mudando de estratégia. o tempo todo e com isso, não dar tempo para que os resultados cheguem.

Seguir essas regras pode ajudar o trader no caminho da consistência, então persista, insista e nunca desista!

Essa regra foi adaptada do livro Garra, da Angela Duckworth. Fica a dica de leitura 😊
The following two tabs change content below.
Coach de Alta Performance de Trader, Analista Comportamental com certificação internacional em DiSC e SOAR e Trader. Atua na preparação emocional, mental e estratégica de quem trabalha no mercado financeiro

Latest posts by Patrícia Pedrozo (see all)