Escolha uma Página

Resultado de imagem para mindset

Muitos já ouviram falar em mindset, alguns acham que é um “pacote de coisas” para se aprender e ter, magicamente, a vida transformada e poucos, muito poucos, se aprofundam no assunto afim de entender, de fato, o que é um e como se formam os mindsets

Antes de mais nada, vamos a definição de Mindset:

MINDSET é uma palavra da língua inglesa que significa atitude mental, mentalidade ou modelo mental. É um conjunto de hábitos, crenças, pensamentos e atitudes que formam a maneira de pensar e agir de alguém.

De forma mais prática, mindset é como sua mente reage aos eventos que ocorrem, induzindo-o seu corpo a como agir, quais emoções sentir e até mesmo o significado de algum evento específico para você. De acordo com a autora Carol S. Dweck, autora do livro Mindset, essa mentalidade é construída ao longo do tempo (indo contra muitos livros, videos e listas espalhadas por aí na internet) e não algo que você “compra e usa por um tempo”.

Resultado de imagem para mindset fixo e de crescimentoEssa mentalidade se desenvolve a partir da infância, iniciando-se com a interação dos pais com seus filhos, imprimindo neles as percepções do mundo a seu redor e fazendo com que essa criança comece a desenvolver “respostas internas” às coisas que a cercam. De forma simples, se os pais desta criança forem muito exigentes de “perfeição” e não permitirem erros, há uma grande probabilidade de que esta criança tenha uma mentalidade fixa (mindset fixo). Já os pais que não são tão exigentes, que permitem que seus filhos errem e aprendam com os erros, além de dar apoio necessário e incentivar a continuar com as atividades, por mais difíceis que pareçam no momento, tem maior probabilidade de crescer com uma mentalidade de crescimento (mindset de crescimento).

As pessoas com mindset fixo acham que elas possuem uma inteligencia e capacidade de aprendizado limitadas, que não são capazes de fazer atividades mais complexas, são do tipo de pessoa que preferem o “certo” ao invés do desconhecido. Possuem uma mentalidade que as mantém na mediocridade e vê as pessoas que alcançam sucesso como pessoas que nasceram com o dom para fazer aquela atividade seja ela qual for.

Pessoas com mindset de crescimento gostam de aprender coisas novas, não possuem o medo de cometer erros ao longo do caminho, gostam de ser desafiadas através de atividades complexas e não se contentam muito com o status quo das coisas.

Resultado de imagem para mindset fixo e de crescimento

Como dito anteriormente, um mindset é algo construído ao longo do tempo e não existe uma fórmula mágica para que, de um dia para o outro, você mude toda sua mentalidade de uma vez. Cada pessoa traz consigo uma bagagem única de experiências, lembranças e emoções, além de crenças pessoais e hábitos que fazem com que elas tomem suas decisões ao longo do caminho e por isso, é impossível mudar tudo de uma vez. Logo, formar um modelo mental é um trabalho de “formiga” e deve ser feito pouco a pouco, através da mudança de hábitos, mudança das crenças limitantes que cercam os pensamentos e atitudes, e ir evoluindo as etapas de mudança gradativamente. Com isso, é possível sair de um mindset fixo para um mindset de crescimento, dedicando-se bastante a essa mudança.

Toda a sua mudança de mentalidade irá refletir em como você enxerga a vida de uma forma geral, abrangendo desde suas relações com outras pessoas e com você mesmo até em como reagir a eventos inesperados, o que é primordial para um Trader.

Com uma mentalidade de crescimento bem formada e devidamente enraizada, é possível questionar as crenças que  limitam nosso desenvolvimento, seja pessoal ou como Trader, nos faz rever hábitos ruins e substituí-los por hábitos melhores, nos ajuda a rever o significado de certos eventos que nos ocorreram e acima de tudo, ajuda a ter resiliência diante das adversidades que o mercado nos traz.

“Tudo bem, entendi as diferenças, mas como faço para mudar?”

Achei que ninguém fosse perguntar!

Se você é do tipo de pessoa que se cobra muito por resultados e busca a “perfeição” ou abandona uma estratégia por ela não dar o resultado esperado em um curto período de tempo, já sabe qual tipo de mentalidade você possui, eisso já é um passo muito importante. Para iniciar uma mudança, é preciso começar a se questionar a respeito das atitudes e ações que toma e avaliar seus resultados, mas lembre-se que para se ter resultado deve-se dar o tempo necessário, então não seja imediatista! Como já disse antes, é um trabalho de “formiga”, portanto pode começar através da mudança de alguns hábitos operacionais, por exemplo. Se precisar de ajuda com isso, só dar uma olhada nas regras da atividade difícil e segui-las a risca. A partir dessas regras você já começa a criar o habito da disciplina e uma mudança nunca vem sozinha…

Resultado de imagem para mindset de trader

E ai, gostou do post? Já viu os outros? Ainda não? Então clica aí

Frustração e Estresse no Trading

Controle emocional do Trader e seus benefícios

Quer saber mais sobre como alcançar a  Alta performance no Trade e ainda não conhece o Canal no Youtube? Confere o conteúdo lá: Canal Patricia Pedrozo

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Participante do Team Urso desde 2015 e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)