Escolha uma Página

Resultado de imagem para ser e ter

Conversando com um amigo sobre assuntos cotidianos, acabamos entrando numa certa questão filosófica. Começamos a dialogar sobre “Ser e Ter”. Do ponto de vista dele, era necessário Ter para Ser, como exemplo, era necessário Ter muito dinheiro para Ser rico. Já do meu ponto de vista, é necessário Ser rico para Ter muito dinheiro. Defendemos nossos pontos de vista e eu fiquei com essa questão na cabeça e comecei a ver a atividade de um Trader por essa ótica, me levando a ver as coisas sob uma nova perspectiva.

Uma das coisas que comecei a questionar foi a Consistência de um Trader. Isso é algo que ele precisa Ser ou ter?

Partindo do principio de Ter para Ser, o Trader necessitaria manter uma média de resultados constantes para poder se basear nos seus resultados e dizer, com segurança, que é consistente no mercado, porém caso haja alguma série de resultados ruins, isso pode afetar sua visão a respeito da sua própria consistência, fazendo com que ele “perca” a consistência por um tempo. Seguindo o ponto de vista de Ter para Ser, o Trader estará se baseando nos seus resultados finais para poder se afirmar, necessitando de uma “confirmação externa” de sua capacidades de negociação na bolsa, do esforço e autocontrole do emocional e tudo o que cerca o trading.

Do outro lado, temos o ponto de vista de Ser para Ter, onde o Trader sente as mudanças que ocorrem com ele diariamente e com isso vai se tornando consistente ao longo do tempo. É mais uma questão de mudanças de hábitos, sentimentos e disciplina que impactam na execução das operações e como consequência impactam nos resultados finais, fazendo com que a consistência seja alcançada pouco a pouco. Enxergando desta forma, o Trader sente a transformação de dentro para fora, se baseando nas suas “confirmações internas” (uma bússola interna) e se testando todos os dias afim de buscar os resultados.

Resultado de imagem para ter para ser

Em ambos os pontos de vista, os resultados finais terão impacto direto para o Trader, obviamente. Sendo um Trader “Ter para Ser”, o resultado final que ditará se você está ou não indo bem, funcionando como um placar. Já sendo um Trader “Ser para Ter”, se os resultados não forem como esperado, podem se sentir frustrados e decepcionados. Mas no final das contas quem define qual o impacto na sua vida como Trader e como você reage a tudo isso, independente de como você veja, será o seu mindset.

Não existe um jeito certo ou errado, em relação a estes pontos de vista, somente uma maneira diferente para cada um de como se enxergar diante das situações adversas que o mercado nos coloca. Para quem é do tipo “Ter para Ser” vai ser diretamente impactado pelos resultados financeiros em contrapartida, quem é do tipo “Ser para Ter” pode estar com um resultado negativo e ao mesmo tempo sentir que está evoluindo (consistência de dentro para fora, ou seja Ser consistente para ter consistência).

E aí, já parou para pensar em qual tipo de Trader você é? Conta pra gente aí nos comentários!

Ainda não viu nossos outros posts? Então clica aí:

Diferenças de Mindset para o Trader

Frustração e Estresse no Trading

Controle emocional do Trader e seus benefícios

Quer saber mais sobre como alcançar a  Alta performance no Trade e ainda não conhece o Canal no Youtube? Confere o conteúdo lá: Canal Patricia Pedrozo

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Participante do Team Urso desde 2015 e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)