Escolha uma Página

Caminho para Consistência: Tudo pode acontecer

consistencia do trader

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

23 de janeiro de 2018

Vamos iniciar hoje uma série de postagens a respeito da tão sonhada, e querida, Consistência no Trading. Iremos abordar aqui no blog assuntos relacionados as questões psicológicas que te levam a alcançar a consistência e te ajudar com algumas crenças limitantes mostrando alguns conceitos, que muitos ignoram, a respeito do mercado em si.

Aviso importante: Não abordaremos modos operacionais nessa série, pois como será mostrado nos posts seguintes, cada método de operar terá resultados diferentes, além de ser totalmente pessoal, ou seja, ninguém opera 100% igual a outra pessoa (o fator psicológico está embutido nessa porcentagem)

 

Antes de começarmos a abordar os conceitos é muito importante ter uma noção a respeito de autoconhecimento. Então,se já acompanha o Blog , fique a vontade de prosseguir. Caso contrário, dê uma olhada no post sobre Mindset, no post sobre que tipo de Trader você é , neste post sobre controle emocional e no post sobre as regras da atividade difícil.

Não existe atalho, caminho mais fácil ou “10 maneiras para se tornar consistente” no mercado, ou seja leva tempo para alcançar esse objetivo, então já quero avisar que nada é garantido, porém que se você se abrir a esses conceitos e premissas, você terá maiores probabilidades de alcançá-la (até por que, tudo vai depender do seu esforço e dedicação). O caminho para a consistência é um aprendizado continuado, então você não vai parar de aprender coisas novas a cada dia…

Aplausos

Nossa! Essa foi forte…

Então sem mais delongas, vamos começar a trilhar o caminho da Consistência juntos. Para este primeiro post, vamos falar sobre uma verdade fundamental no Mercado:

TUDO PODE ACONTECER!

Sim, você não leu errado! Nesse mercado, volátil, rápido e em constante mudança essa é a primeira verdade que você deve aceitar e se acostumar. Como seres racionais tentamos enxergar padrões nas coisas que nos cercam e isso ocorre de forma involuntária e automática (Culpe nossos ancestrais das cavernas por isso).

cérebro

Esse é seu cérebro

Essa ação involuntária nos ajuda a ter “controle” das situações que ocorrem a nossa volta e faz com que nossos cérebros economizem energia em processar novos dados, evitando fazer novas ligações e etc. De fato, nosso cérebro é bem preguiçoso as vezes…

Então, quando afirmamos que TUDO PODE ACONTECER, nossa mente começa a pensar em muitas possibilidades diferentes e caso não tenhamos um pouco de controle, a ansiedade começa a tomar conta e a gente entra em uma espiral que nos paralisa. Pensar nesse conceito, de inicio pode nos causar um certo impacto e talvez até gerar um desconforto, mas vamos mudar isso!

Em primeiro lugar, temos que separar as possibilidades em dois grupos distintos: O primeiro de coisas que não podemos controlar (decisões do governo, vontade do mercado, operações outros Traders, resultados e índices financeiros…) e o segundo de coisas que podemos controlar (nossas operações, nosso emocional, quantidade de dinheiro que colocamos no mercado…).

Para o primeiro grupo, não temos o que fazer a respeito de suas ações e quando tomamos consciência disso, descobrimos que as desculpas do tipo “a corretora tal, jogou o  preço pra baixo (ou pra cima) só para pegar meu stop”, ou qualquer outra do tipo, não fazem mais sentido e automaticamente começamos a focar no segundo grupo. Temos total controle, E RESPONSABILIDADE, sobre nossas operações no mercado, mas não com seus resultados (será melhor detalhado no segundo post). Somos responsáveis por definir quais pontos entraremos, quais sairemos, tamanho do stop, tamanho da exposição de capital para operação e o controle emocional. Ao assumir a responsabilidade sobre esses aspectos, você também assumirá a responsabilidade pelo resultado final, seja bom ou ruim e com isso aprender com o eles. Já o resultado virá da “vontade do mercado”, onde nós não temos nenhum controle sobre isso, logo só nos resta reagir a essa vontade externa, seguindo nosso planejamento e mantendo o nosso autocontrole. Então nem adianta ficar em frente a tela do computador depois que a ordem foi executada, achando que vai fazer o preço ir a seu favor com o poder da mente…

poder da mente

Você fazendo esforço para o preço ir a seu favor…

Além disso, tendo em mente que tudo pode acontecer e sendo responsável com a operação, irá ver os stops com outros olhos. Começará a interpretá-los como se devem, que são inevitáveis e fazem parte do trabalho. Ninguém é capaz de decidir onde o preço para de cair ou subir e começa a reverter, pois se um player, com um pouco mais de dinheiro que você, quiser ele pode dar continuidade ao movimento anterior.

Para exemplificar melhor esse assunto: Havia um Trader que possuía grande conhecimento sobre o mercado, operava de forma espetacular e consideravam-no um dos grandes operadores do mercado. Certo dia, um senhor que possuía muito dinheiro (MUITO MESMO), pediu que esse operador o ensinasse como operar no mercado futuro de boi gordo, pois ele não usava gráficos, indicadores nem nada tecnológico para operar, senão sua “sensibilidade” a essas coisas por experiência com gado de verdade. Esse Trader ficou um pouco relutante, porém aceitou a ensinar algo para este senhor que não conhecia o “mercado” através dos gráficos. Após todo o conteúdo teórico, o Trader abre sua plataforma, marca as regiões de suporte e resistência do gráfico, ajusta seus indicadores e afirma: “Desta faixa de preço, o mercado não passará e começará a subir”. O senhor, bem cético, pergunta: “Você tem certeza?!” e o Trader responde “Absoluta!”. Eles aguardaram o preço se aproximar da faixa de preço indicada pelo Trader e quando o preço a alcança, esse senhor pega o telefone, liga para a corretora e imediatamente manda vender todos os contratos que tinha a mercado enquanto olhava para o gráfico. Com suas ordens sendo executadas, o preço começou a cair vertiginosamente, se afastando cada vez mais da faixa de preço que “não passaria” estabelecida pelo Trader. Ao desligar o telefone, o senhor pergunta novamente ao Trader: “Você tem certeza?!”

Trader

Você tem certeza que nada pode acontecer?

Com esse exemplo, espero ter demonstrado que você não pode afirmar e ter certeza no mercado. O mercado é formado por pessoas e suas vontades são ilimitadas, logo tudo pode acontecer, desde você fazer aquela operação perfeita ao stop com spread alto. Isso tudo é possível no espectro de possibilidades do mercado em que vivemos. Tendo esse conceito em mente e se responsabilizando pelas coisas que são possíveis de se controlar, você começa a ver o caminho da consistência com mais clareza…

 

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.