Escolha uma Página

Continuando com a série sobre o Caminho para a Consistência, neste ultimo post da série, falaremos sobre oportunidades que o mercado nos oferece e que não podemos perdê-las!

E antes de mais nada, vale lembrar:

Resultado de imagem para chuck norrisAviso importante: Não abordaremos modos operacionais nessa série, pois como será mostrado nos posts seguintes, cada método de operar terão resultados diferentes além de ser totalmente pessoal, ou seja, ninguém opera 100% igual a outra pessoa (o fator psicológico está embutido nessa porcentagem)

 

Então, vamos falar de oportunidades!

Oportunidades do mercado: Uma singularidade

Para relembrar, já falamos aqui no Blog que dentro das possibilidades do mercado, tudo pode acontecer, de que não é preciso prever o futuro para se ganhar dinheiro e que é possível ver o mercado através das probabilidades que ele possui e se aproveitar delas. Com tudo isso em mente, como poderíamos definir o que é uma oportunidade no Mercado? Uma boa definição é: nada mais é que uma probabilidade maior da ocorrência de um acontecimento do que outro.

“Calma aí, agora embolou  o meio de campo! No post anterior você falou que o mercado tem 33,33% de chances de fazer qualquer movimento! Você está se contradizendo agora?”

Resultado de imagem para pensando

Não jovem ansioso. O que quero dizer é, se seu operacional lhe indica os melhores pontos de entrada e de saída, pra que você vai querer operar fora dessas regiões? Por que você vai pegar um movimento no meio do caminho, sem “motivo” nenhum ( o por que eu quero, não conta!) correndo o risco maior de sair no prejuízo?

Saber esperar as oportunidades requer disciplina e paciência, alem de foco no que esta sendo executado. Você não vai entrar nas operações por que “acha” ou por que você “quer” e sim, por que seu operacional diz para você entrar. E deve fazê-lo sem hesitar.

Como disse antes, os setups, estratégias e afins, servem como métrica para que o Trader identifique as melhores oportunidades do mercado e se aproveite delas, ou seja, um modo de usar as probabilidades ao seu favor. Sejam através de indicadores, leitura de fluxo, analise do gráfico, tarô ou búzios.

Entendendo isso, uma coisa deve explodir na sua mente: TODA OPORTUNIDADE É ÚNICA!

Consistência

MAS COMO ASSIM?

Ela é unica por um simples conceito matemático: NAQUELE MOMENTO, TODAS AS VARIÁVEIS SOMADAS DERAM AQUELE RESULTADO. Logo, uma oportunidade igual, não existirá novamente no universo. trata-se de uma singularidade, um evento único que não se repete.

“Ah, mais o preço foi até o lugar X e subiu/caiu mais de uma vez. Como pode ser uma singularidade?”

Simples! Imagine que da primeira vez, esse evento tenha ocorrido as 10:00h, que uma corretora Y tenha sido a responsável pelo movimento. Na segunda vez, o evento ocorreu as 13:58h, e que as corretoras W, Z e X foram as responsáveis… Temos tempos diferentes, responsáveis diferentes, porém o resultado foi o mesmo.  Ou seja, eventos diferentes com resultados iguais! Então não confunda resultado com oportunidade. (tentei dar uma simplificada aqui, pois a explicação é um pouco mais complexa)

Afinal, para que serve isso tudo?

Traders

Não deixe de aproveitar as oportunidades

Um mindset não é criado da noite para o dia, não é algo que você vai comprar e usar durante um tempo, é algo que deve ser construído e reforçado através dos resultados de suas experiências. Quando aprendemos algo que nos tiram as vendas dos olhos, começamos a enxergar novos horizontes, novas maneiras de fazer as coisas.

Quando aprendemos novos conceitos e novas formas de trabalhar, começamos a ver nosso trabalho de uma forma diferente, e é isso o que vai nos diferenciar.

Começamos no mercado, sem saber nada, e muita gente segue por aí sem saber nada do mercado, achando que ele se resume a Setups, cursos e ficar seguindo orientação de outros traders, e esquecem de olhar para o caminho certo. Aprendi que, para nós que não somos grandes instituições que movem mercados, que toda essa loucura que é a bolsa se resume a uma simples conta de somar:

Bolsa de valores = Probabilidades + Emoções

As probabilidades estarão lá, quer você acredite ou não e o que vai diferenciar você de outros Traders, é o seu controle emocional diante delas. O mercado não se importa se você está feliz, triste, se seu cachorro morreu… independente de como estiver seu emocional, as probabilidades estarão lá, e você só vai conseguir enxergá-las e saber aproveitá-las se estiver com tudo em ordem.

Para isso, é necessário um gerenciamento emocional e um mindset baseado na sua realidade, e tendo disciplina para percorrer o Caminho da Consistência, a consistência virá.

Tenha sempre em mente as 5 verdades fundamentais sobre o mercado:

1 – Tudo pode acontecer;
2 – Para ganhar dinheiro não precisa saber o que vai acontecer em seguida;
3 – Há uma distribuição aleatória entre ganhos e perdas, num determinado conjunto de variáveis que definem uma oportunidade;
4 – Uma oportunidade não é mais do que uma probabilidade maior da ocorrência de um acontecimento do que outro;
5 – Cada momento é único ( todas as variáveis mudam a cada momento, logo todo momento é uma singularidade no universo. Nada se repete nunca.)

E com disciplina, saberá que você alcançou a consistência quando:

1- Identificar objetivamente suas oportunidades
2- Predefinir o risco a cada trade
3- Aceitar completamente o risco e estar disposto a fechar a posição se o mercado vier contra você
4- Agir sobre suas oportunidades sem reservas ou hesitações
5- Tomar os meus lucros quando o mercado disponibilizar o dinheiro;
6- Se monitorar constantemente afim de definir sua possibilidade de cometer erros
7- Compreender a absoluta necessidades destes princípios de sucesso consistente e, consequentemente, nunca os violar.

Como disse no inicio do primeiro post, nada é garantido, porém, se você considerar o que abordamos nos posts anteriores, tendo em mente as verdades fundamentais e operar baseado nessas ultimas 7 “regras”, você estará mais próximo da consistência do que imagina, e o melhor, de forma totalmente consciente disso.

Consistência

E o que você vai fazer agora?

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Participante do Team Urso desde 2015 e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.