Escolha uma Página

Ser Trader: Enxergando além do Óbvio

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

22 de fevereiro de 2018

Preço. Onde vivem? Do que se alimentam? Como se reproduzem? Hoje, no Mente de Trader…

Me responda, o que você vê na figura acima? Somente alguns candles? Sério? Nada além disso? Olhe de novo depois de ler por completo o post…
Como se formam os preços

De acordo com o dicionário Preço é a quantidade monetária que se atribui à troca por um bem ou serviço. Até aí, tudo bem, mas já parou para se perguntar como eles se formam?

De uma maneira geral, um individuo A quer comprar/vender determinado ativo  e define um preço a ser pago/recebido. Um individuo B aceita as condições e recebe/paga o que é solicitado para vender/ter esse ativo. Com essa simples ação, forma-se um preço no mercado daquele ativo.

Formando preços

-Fechamos um preço?! -Fechado!

Aplicando a psicologia

Partindo do exemplo acima, na bolsa de valores temos estas ações sendo repetidas milhares de milhares de vezes, por vários operadores querendo vender e comprar, formando assim os preços, além de fazer com que se movimentem ao longo do pregão

Quando olhamos, do ponto de vista da psicologia, vemos que existe uma infinidade de coisas que movem os operadores a tomar estas decisões de compra e venda. Com certeza, em algum momento das suas operações, você já pensou que “este ativo está muito caro/barato”. E este mesmo pensamento se passa na cabeça dos outros operadores enquanto o preço está em pontos diferentes. Mas uma pergunta que muitos não fazem é, por quê?

Um exemplo: Se você for olhar o preço de um ativo que você nunca viu antes, este preço se tornará um referencial para você. Ao olhar no dia seguinte, esse preço terá sido modificado, para cima ou para baixo, fazendo com que você defina se está caro ou barato, em relação ao preço anterior. E isso é o que te motivará a comprar ou vender, de uma forma simples

Psicologia de massa = Movimento de preço

Quando temos muitos operadores sendo guiados por suas decisões de compra ou venda, normalmente cria-se uma tendência no mercado.  Estas decisões podem ter um motivo mais ou menos racional. Chamamos isso de Efeito Manada

Efeito manda

Tendência criada pela Manada

Não é raro vermos movimentos bruscos de preço no mercado. É comum vermos a ação da “manada” quando saem noticias que são julgadas como importantes pela maioria, fazendo com que operadores interpretem cada um de sua forma, e com isso tomem suas decisões. Vence a opinião da maioria (ou do que tiver a maior parte do mercado)

Tá bem, eu ja sabia disso tudo, não me agregou em nada!

Resultado de imagem para Sherlock holmes obvio frase

Será mesmo? Não conseguiu enxergar além do obvio? não pegou as referências? Deixa eu tentar ajudar…

Quando você decide comprar ou vender, é por que, direta ou indiretamente, o conceito de caro ou barato foi ativado no seu cérebro, através da estratégia ou setup que você está utilizando. Quando você olha para um gráfico de candles e vê aquelas velas se formando, você deve enxergar como os operadores estão definindo o que é caro e barato para eles, a partir dos seus próprios conceitos. Quando você vê uma tendência, você deve enxergar que a “manada” está pensando de forma idêntica, movimentando o preço para onde a maioria quer. Quando você vê um padrão de candle, o que você deve enxergar é um padrão de pensamento da maioria dos operadores.

Erra quem pensa que ler o mercado é só olhar se os preços estão subindo ou descendo, se estão formando um padrão X, Y ou Z para operar de forma mecânica.

Ler o mercado de verdade é entender e aplicar corretamente a psicologia seja com você, seja com os outros, conseguindo assim melhorar suas probabilidades de acerto. Não é olhando para um candle, por exemplo, e enxergando uma figura colorida na tela. Vá além do óbvio!

Tem muito mais de psicologia dentro de um candle, do que você imagina…

Agora, volta lá no início do post e me diz o que você está vendo….

Curtiu o Post? Deixa ai seu comentário!

Trouxe para vocês uma sugestão de Blog! Um blog irreverente e descontraído com temas variados! Acessem lá: Blog do Magrelow Trader

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Ainda não leu os posts anteriores? então Clica aí!

Um conselho para lidar com as perdas

As diferenças de Mindset para os Traders

Controle emocional do Trader

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.