Escolha uma Página

Ser Trader – Sobre como lidar com os erros

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

27 de fevereiro de 2018

Em um post anterior, eu escrevi sobre um conselho para lidar com as perdas durante o trading, para ajudar lidar com o loss que o mercado te deu de presente. Como um complemento, no post de hoje eu quero abordar com vocês uma coisa que eu aprendi e que tem me ajudado muito, quero compartilhar com vocês um conselho sobre como lidar com os erros cometidos durante o trading.

Diferenciando perdas de erros

Antes de mais nada, temos que separar o que foi erro, de nossa responsabilidade, de perda, que o mercado nos dá. Quando analisamos uma operação mal sucedida, temos que ter em mente uma pergunta simples: Este foi, de acordo com a minha estratégia, o melhor ponto de entrada?

Se a resposta for sim, então o resultado final foi de responsabilidade das probabilidades do mercado e não há nada que possamos fazer a respeito, a não ser aceitar o loss e continuar em frente. Caso a resposta for não, a responsabilidade do resultado é sua (causa e efeito… física simples), então precisa corrigir o erro, analisar melhor e seguir em frente.

Veja bem, não estou utilizando a palavra culpa e sim responsabilidade, que são coisas completamente diferentes.

Aquele sentimento de frustração que ronda os erros

Como abordado no post sobre mindset, somos condicionados a vencer desde a infância e aprendemos que as pessoas que cometem erros, não merecem lugar de destaque, são tidas como fracassadas, de um modo geral.

Quando cometemos algum erro é muito comum sentirmos como fracassados ou não merecedores daquilo que estamos buscando, nos colocamos no lado dos perdedores. Ao cedermos a esse ato involuntário e automático do nosso mindset, ignoramos completamente todos os outros elementos que cercam o erro cometido e acabamos ficando temporariamente cegos emocionalmente, o que pode nos jogar numa espiral descendente até o fundo do poço… ou além

erro

Mas que P@#$…!

Ressignificando o erro

Para começar a ressignificar o erro, precisamos quebrar o ciclo vicioso de errar > se culpar > se sentir mal, e criar um ciclo virtuoso de errar> aprender com erro> melhorar.

Aí vem a pergunta: Como eu consigo fazer isso?

Erro

Estou aprendendo com os meus erros?!

Uma maneira de se começar é aprendendo a lidar com o sentimento de culpa, então se você acompanha o blog, já tem uma noção de como fazer isso. Caso seja novato por aqui (Seja bem-vindo!), dá uma olhada no post sobre meditação e no de controle emocional, para entender o que estou falando.

Após parar e respirar, o passo seguinte é se fazer uma pergunta: O que eu aprendi com esse erro?

Quando você tira o foco de “nossa cara, eu sou um merda!” e muda para “o que eu tenho que aprender com isso?“, seu cérebro começará a procurar a resposta de forma automática e registrará essa informação. Isso é literalmente “aprender com seus erros”

Seja  como um cientista…
Erro

Seja como um cientista…Não pera!

Quando algum pesquisador está afim de provar sua teoria na prática, ele começa a realizar testes e observar seus resultados, e a partir destes resultados, ele vai se aproximando de suas conclusões.

Logo, a cada resultado que não condiz com o esperado (erro), o pesquisador descobre uma nova maneira de não fazer e melhora seus cálculos, faz suas anotações e aprende, já a cada resultado positivo, ele confirma que seus cálculos e teoria estão no caminho certo.

O mesmo vale para nós Traders. Ao acertarmos, ganhamos confiança no modo em que operamos no mercado, a cada erro, aprendemos uma forma de não fazer e ganhamos uma chance de melhorar.

E para finalizar o texto, gostaria de sugerir uma coisa a você quando cometer um erro, por mais bobo que seja. Assim que descobrir que cometeu um erro, pense logo nesta frase ( que eu ouvia quando criança de um familiar meu):

Quem não faz merda, não aduba a vida

Para ajudar, dá uma olhada nesse vídeo aqui do canal da Patrícia Pedrozo Coach, falando sobre perdas e erros.

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.