Escolha uma Página

Resultado de imagem para autossabotagem

Nessas últimas semanas, eu entrei em um processo de me olhar em profundidade, que me fez abrir os olhos e começar a me enxergar sob uma nova ótica. E hoje, consegui perceber algo que não havia prestado atenção: o quanto eu permito a autossabotagem e o quanto isso influencia diretamente meus resultados nas operações. No post de hoje, gostaria de abordar esse assunto e espero ajudar uma galera, que possa estar passando por essa dificuldade e nem mesmo sabe…

O que é Autossabotagem
Resultado de imagem para vencendo a auto sabotagem

De forma simples, podemos definir que é uma distorção entre o que se fala/pensa em relação ao que se faz. Por exemplo, se você está em uma dieta e diz que não vai comer chocolate, pois quer emagrecer, porém no primeiro indicio de stress ou ansiedade, devora uma barra inteira sem perceber, o que te faz se sentir culpado(a).

Nós agimos a partir do que pensamos, ou seja, pensamentos geram sentimentos que geram ações que geram resultados (P>S>A=R). O que a autossabotagem faz é permitir que seu inconsciente aja por você, tomando uma decisão completamente “nada a ver” com a situação.

Por que eu me permito à autossabotagem?!

Bem, como já disse em um post anterior, nosso cérebro é uma maquina extremamente eficaz porém, muito preguiçosa. A autossabotagem é um hábito adquirido ao longo da vida, seja por experiências ruins, seja por ver pessoas próximas a você, ou você mesmo, passando por dificuldades… enfim a lista é gigante.

Quando nos acostumamos com um determinado cenário ou situação (zona de conforto), toda e qualquer tentativa de mudança, será automaticamente percebida e computada pelo cérebro. Sabendo que vai precisar gastar mais energia, além de tempo para processar novas informações, ele te joga novamente na sua zona de conforto e se sente feliz por estar fazendo o seu trabalho muito bem.

Resultado de imagem para autossabotagem

Como assim? Eu só tenho perdido dinheiro na bolsa e meu cérebro está fazendo o trabalho muito bem?

SIM! Por que, a maioria de nós ouviu que “Você vai perder dinheiro na bolsa” ou “isso não vai dar certo. Vá arrumar um emprego de verdade!”

Essas coisas que são ditas, ficam impregnadas no nosso inconsciente e não percebemos elas lá, logo, nosso cérebro válida essas coisas ditas, agindo de acordo e sentindo prazer  em “sentir dor” (quase um 50 tons de Autossabotagem)

Uma forma de perceber isso é quando estamos vindo de uma longa sequencia de perdas (principalmente a galera que está inciando), e consegue fechar um dia, ou mês positivo e de repente, sente aquela “bad”, um sentimento de que algo está errado…

Como saber se estou me autossabotando?

Eu cheguei a essa conclusão me observando durante as operações, o que é um resultado que obtive através das Resultado de imagem para autossabotagempráticas de meditação e através desse processo pelo qual estou passando.Porém, para quem não está acostumado a se olhar de fora, pode fazer algumas coisas para descobrir se está se sabotando.

Algo que penso ser a mais simples é escrever em um papel (não use o computador para isso, de preferêcia) alguma decisão que tenha pensado e tomado e em seguida observe se você agiu de acordo com o que escreveu. Utilize isso com assuntos variados para descobrir se é algo específico em uma área, como a financeira, ou é algo mais geral na sua vida.

Só para chamar a atenção que isso também serve para a Procrastinação. Abordaremos esse tema em breve.

Se quiser ir mais fundo responda a essas perguntas:

 – O que estou ganhando ao agir assim?

 – O que irei perder se parar com isso?

 – O que acontece se eu não tiver mais essa desculpa para não dar certo?

 – É seguro parar com isso?

 – Como irei agir sem me sentir como vítima do mercado?

Beleza,já identifiquei que eu me autossaboto, então como faço para acabar com essa m@#%?

Após identificarmos o problema, tudo fica mais simples. Como diz Sherlock Holmes: “Todos os problemas se tornam infantis, depois de explicado.”

Para começar, vamos precisar de um bloco de papel e um elástico comum, que sirva no seu pulso sem prender muito ou ficar muito justo.

Sempre que tomar uma decisão, escreva-a numa folha e sempre que começar a pensar, ou até mesmo agir de forma contrária ao que se escreveu, puxe o elástico o máximo o possível e deixe-o bater no pulso.

Seu inconsciente vai reagir associando a dor causada do elástico com a ação tomada. Quanto mais rápido for a identificação da autossabotagem e a ação de puxar o elástico, mais fácil fica essa associação. Com o tempo, o hábito de se autossabotar vai estar ligado diretamente a dor física e automaticamente você vai começar a diminuir os casos (quem sabe até parar de vez) .

Resultado de imagem para vencendo zona de conforto

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem tem curtido nossas publicações, convido vocês a conhecerem um blog irreverente e descontraído com temas variados! Acessem lá: Blog do Magrelow Trader

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Os benefícios do Foco

Como lidar com os erros

Enxergando além do Óbvio

 

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Participante do Team Urso desde 2015 e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)