Escolha uma Página

Ser Trader: O Trader e as Crenças Limitantes

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

15 de março de 2018

Nesses últimos posts, tenho abordado alguns assuntos um pouco mais “pesados” que somente a ansiedade. Achei algo necessário, pois uma coisa leva a outra e não tem como deixar de abordar esses assuntos. Além da ansiedade, outras coisas orbitam a nossa mente, antes, durante e depois das operações. As Crenças Limitantes conseguem estar nessas três posições e a gente nem percebe. Espero que no post de hoje, consiga acender uma luz sobre algumas das crenças que nos impedem de crescer e nos tornarmos Trader melhores e mais consistentes.

Entendo o que é uma Crença Limitante

De forma geral, uma crença limitante é uma “verdade absoluta” para você, algo que está enraizado no seu inconsciente, e que você reage sem perceber. Nós as adquirimos ao longo de nossa vida, através da criação dos nossos pais, de experiências de vida e até do que nós vemos na mídia de forma geral.

Um exemplo é quando nós escolhemos um ponto errado para entrar na operação, e por consequência, tomamos um grande e generoso Loss. Ao percebermos que erramos, de forma automática vem na nossa cabeça: “CARA, COMO EU SOU BURRO!”, “EU NUNCA ACERTO” ou “ISSO AQUI É MUITO DIFÍCIL”.

Advinha o que acontece com você da próxima vez em que for operar? Vai achar difícil, não vai acertar e vai se sentir burro, por que outras pessoas conseguem. E o seu cérebro, valida essas informações, reafirmando suas crenças pessoais de que você é burro, não acerta ou que entender o mercado é difícil.

Tipos de Crenças Limitantes

Basicamente, temos as Crenças Pessoais, Crenças Hereditárias e Crenças Sociais.

Crenças Pessoais são adquiridas através de experiências de vida, coisas que vivemos e que ficam guardadas na nossa memória, sejam coisas boas ou ruins. Um dos melhores exemplos é quando alguém que está trabalhando em algum projeto e falha em algum momento, essa pessoa pode se sentir um fracasso e achar que nunca vai conseguir ter sucesso na vida.

Crenças Hereditárias são adquiridas ao longo da nossa criação, ouvindo coisas dos nossos pais e parentes próximos. Na minha humilde opinião, são as piores, pois gostamos dessas pessoas e é muito mais fácil deixarmos que essas crenças se enraízem.

Crenças Sociais são aquelas crenças que a maioria das pessoas tem. “Gente rica não presta”, “Bolsa de valores é para gente rica”, “Ninguém ganha dinheiro com isso”, “Gente gananciosa que sempre quer mais dinheiro” entre outras coisas…

Exemplos de Crenças Limitantes
  • “Nunca vou conseguir ganhar dinheiro no mercado”
  • “Só é possível ganhar dinheiro fazendo coisas erradas”;
  • “Não tenho tempo para nada”;
  • “Não sou bom o suficiente”;
  • “Não sei tudo o que preciso”;
  • “Não consigo aprender isso”;
  • “Nunca vou conseguir alcançar meus objetivos ou realizar meus sonhos”;
  • “Tudo precisa ser perfeito”;
  • “Não consigo me organizar”;
  • “Eu não mereço sucesso ou coisas boas”;
  • “Eu não posso / não consigo / não sei fazer isso”;
  • “O Mercado precisa mudar para minha vida melhorar”;
  • “Estou destinado a essa vida e a ser desse jeito porque essa é a situação da minha família e por isso, é a minha”;
  • “O mundo está em crise, e por isso tudo está muito difícil para mim”;
  • “Não tenho jeito para isso”;
  • “Não é possível viver do que se ama”.
Um novo significado para nossas crenças

Você já parou para pensar no que de fato você tem como crenças? E em como elas afetam seus resultados? Pois bem, para quem, mesmo inconscientemente, tem como crença que “Ninguém ganha dinheiro na Bolsa”, imagine o que vai acontecer com ela…

Por mais que se esforce para fechar o mês positivo, em algum momento o cérebro vai se autossabotar e a primeira coisa que ele vai procurar é essa informação de que “Ninguém ganha dinheiro na Bolsa” e pronto, lá vai ela entregar o mês todo em um dia. (quem nunca?!)

Por isso é importante identificarmos e dar um novo significado a essas crenças, pois ao primeiro sinal de algo ir contra essa crença, nosso inconsciente vai tomar uma decisão baseada no que “sabemos”.

É importante questionar a nós mesmos sobre o que acreditamos ser verdade e estarmos dispostos a aceitar outras informações e verdades. Porquê não podemos ganhar dinheiro na Bolsa? Porque não podemos ganhar a vida como traders bem sucedidos? Quando fazemos esse tipo de questionamentos em relação a nossas crenças, vemos que não há nada que nos impeça de alcançar nossos objetivos.

Resultado de imagem para crenças limitantes

Portanto, é importante parar e refletir sobre nossos pensamentos e questioná-los, para não nos tornarmos reféns de nós mesmos.

Curtiu o Post? Deixa aí nos comentários sua opinião!

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.