Escolha uma Página

Ser Trader: Esvaziando a mente

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

26 de abril de 2018

Pergunta rápida: Você é do tipo de trader que fica horas olhando para o gráfico imaginando as possibilidades de movimentações do preço? Que depois do pregão, fica com o gráfico “preso” na sua mente? Passa o final de semana pensando no próximo pregão pensando onde o mercado vai abrir? Não consegue conversar com outras pessoas que não seja sobre mercado? É…acho que está na hora de você esvaziar a sua mente, meu amigo(a).

Aprenda tudo, esqueça tudo…

Pode ser um pouco controverso, mas é de uma utilidade ímpar. De alguns grupos que eu participo, vejo muita gente, antes do mercado abrir, ficar analisando e postando coisas do tipo: “O preço formou uma figura X, com alvo em tal lugar, então vou comprar/vender no ponto Y e meu alvo vai ser no ponto Z…”

Daí, o mercado abre e o preço vai completamente ao contrário, e essa mesma pessoa fica sem saber o que fazer, por que na mente dela, o preço “deveria” andar na direção que ela “previu”. E eu pergunto: para que serviu essa análise altamente complexa afinal?

Antes de pensar que esse é um post para os preguiçosos, já aviso, não estou dizendo que não se deva estudar e analisar o gráfico. O que eu quero dizer é que o mercado é um livro em branco que se escreve durante o pregão.

Ou seja, se você entrar no mercado com ideias preconcebidas, você estará em grande desvantagem. Lembre-se sempre: O mercado é soberano e faz o que quiser.

Inventando desculpas para não dar resultados…

Partindo dessas ideias preconcebidas, muita gente inventa desculpas para não fazer operações.Não fazem a operação por que o Bovespa vai abrir, não fazem operações por que o Dow Jones vai abrir, por que ficou aguardando o alinhamento dos planetas ou o diabo que for, mesmo quando o operacional estava informando a entrada.

No post sobre DISTRAÇÕES DURANTE O TRADING e no post sobre PROCRASTINAÇÃO, eu falei sobre as pessoas que resolvem fazer muitas coisas durante as operações e perdem o foco, e com isso não fazem as operações, criando desculpas.

Entenda: quando você começa a inventar desculpas para tentar racionalizar o por que de você não ter feito sua operação, seu cérebro entende que está tudo certo, e te joga numa zona de conforto da qual vai ficando mais difícil de sair.

Também, não se deve ser inconsequente, a ponto de querer operar uma noticia importante, como um Payroll da vida, sem ter experiência. O que deve se fazer é filtrar as informações relevantes, por que senão, qualquer coisa se torna desculpa, e no final do dia, você não fez operação nenhuma, embora o mercado tenha te dado várias oportunidades…

Uma coisa leva a outra, que leva a outra…

O que eu quero passar com tudo o que escrevi acima? uma mensagem simples: Se você já analisou o gráfico, viu suas possibilidades e já analisou as noticias importantes do dia, “ESQUEÇA TUDO”.

esvazie sua mente

“Você é maluco?!”

Não! entenda uma coisa, se você estiver com um monte de informações na sua cabeça, elas vão começar a entrar em conflito, o que vai gerar dúvida, que vai gerar medo, que vai gerar a paralisia e você congela.

Se você já criou seu plano para o dia, execute-o sem pensar em outra coisa, o que exige foco!

Esvazie sua mente

Pode parecer estranho esse lance de “esquecer” as coisas, a princípio. Porém, quando você começa a operar “vazio” de informações inúteis, preconceitos e distrações, você consegue “ouvir” o mercado.

Meio louco o que eu estou escrevendo né? Que nada… Quando você começa a se livrar desses pesos, você entende melhor o mercado, a ver como ele esta se movimentando e a partir daí sua leitura dele vai para um próximo nível.

Não adianta passar a noite, o final de semana, pensando no próximo pregão. Isso só causará um stress maior e não trará nenhum resultado.

Utilize o próprio pregão para estudar, se dedique a isso com foco e determinação, pois assim, você vai estar um passo a frente de muita gente.

Se durante a leitura do post, algum pensamento do tipo: “Esse cara esta falando besteira…”, se por um acaso causei algum tipo de incômodo, então esse post alcançou seu objetivo…

Curtiu o post? Deixa ai nos comentários se já aconteceu algo assim com você durante as suas operações!

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.