Escolha uma Página

Ser Trader: Falácia de Ida e Volta

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

29 de maio de 2018

Galera! Quem me acompanha nas redes sociais, já sabe que estou lendo um livro chamado A Lógica do Cisne Negro e que tenho feito menções a ele. Como o livro é extenso, pode demorar um bocado para pintar um resumo dele aqui (que farei com certeza). Porém, vou compartilhar em alguns posts, alguns dos pontos abordados no livro que achar interessante, como a Falácia de Ida e Volta.

Mas o que é isso que você ta dizendo?

Como traders, lidamos com a incerteza o tempo todo e a única ferramenta que temos a nossa disposição é nosso cérebro.

Como disse nesse POST, nossa mente nos engana o tempo todo. E o pior, é que nem percebemos até ser tarde demais.

Logo, essa Falácia de Ida e Volta implica em uma armadilha do nosso cérebro para que façamos generalizações baseado em poucas informações relevantes (quase nenhuma, precisamente).

Falácia de Ida e Volta

Essa ideia, consiste em generalizar uma informação (ida) quando na verdade não se dá para fazer o mesmo com o oposto (volta), fazendo com que nossa mente nos engane misturando informações e se tornando seletiva.

Um exemplo dado é o seguinte: Todos os Zoogles são Boogles. Você vê um Boogle. Ele é um Zoogle?!

Nesse exemplo, nossa mente nos faz pensar que sim, pois todos são iguais, mas na verdade NEM TODOS os Boogles são Zoogles.

Não quero estar errado

Imagem relacionadaQuando nos deparamos com uma situação dessas, nosso cérebro sempre irá buscar informações que corroborem com o que “queremos”, negligenciando toda informação contraditória.

Nos tornamos seletivos, de um jeito não muito bom, pois podemos estar completamente equivocados e, sem perceber, permanecermos no erro.

É um pouco “antinatural” querermos estarmos errados, mas essa é uma das característica de pessoas que vão mais longe ( ou que resistem mais). Essas pessoas buscam evidencias de que elas não estejam erradas.

Entenda que não estar errado é diferente de estar certo, ok?!

Pra que essa filosofia toda serve pro mercado, Herick?!

Quando olhamos para um gráfico, não temos certeza do que o próximo candle irá fazer, qual movimento irá realizar. Com isso, precisamos nos basear em informações imprecisas do passado para tomar uma decisão (movimentos anteriores).

Ou seja, baseada nas informações imprecisas anteriores, nossa mente começa a generalizar e nós decidimos qual tipo de operação queremos fazer.

A partir daí, nosso cérebro busca evidências dentro daquele contexto (e até durante a formação do candle, por exemplo) que indiquem sinais para nossa operação, mesmo que essas evidencias não sejam verdadeiras.

Porém, muitos de nós não buscamos “invalidar” nossa primeira opção. Ou seja, quando queremos comprar, buscamos sinais de  compra e ignoramos qualquer indício de venda.

E geralmente, quando o movimento que não esperávamos ocorre, somos pegos de surpresa, pelo simples fato de não termos olhado por outro ponto de vista.

Além disso, sabendo desse “erro” do nosso cérebro, podemos nos prevenir e começar a olhar o movimento do mercado de vários pontos de vista diferentes, evitando alguns vieses e CIRCUITOS FECHADOS.

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Você não é especial!

Ser Trader: Você não é especial!

Sim! É exatamente isso o que você leu! Você não é especial e vou te mostrar o por quê! Se sentindo especial demais......

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.