Escolha uma Página

Biblioteca do Trader: Maestria

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

7 de junho de 2018

Mais um post para a Bibiloteca do Trader! E hoje, trago um resumo de um dos livros mais importantes que li até hoje: Maestria, do autor Robert Greene.

Maestria

O tema central desse livro é: Como alcançar a maestria na atividade que eu exerço?!

De forma mais direta, o autor se compromete a mostrar o caminho, através do exemplo de outras pessoas que alcançaram a maestria em suas respectivas áreas, aproveitando para desmistificar alguns pontos como Dom, Talento e Genialidade.

Em primeiro lugar, descubra sua vocação

Algo que o autor atribui ao sucesso da empreitada de se tornar um mestre, é descobrir o que de fato você gosta de fazer, qual a sua vocação de verdade!.

Não é algo fácil de se descobrir. Porém, muita gente não a busca de verdade, e acabam passando a vida sem saber o que de fato as fazem felizes.

Quando você a descobre, a sua vocação chamará por você. Não terá como fugir.

Todo aprendizado lhe é útil

Muito dos mestres abordados no livro (Da Vinci, Einstein, entre outros) passaram por um processo de aprendizado pouco ortodoxo.

Para eles, todo o aprendizado era útil, ajudando-os no caminho da maestria. Coisas que a princípio pareciam desconexas, faziam sentido e se encaixavam em algum ponto da jornada do aprendizado.

Outro ponto importante era que esses mestres, nunca paravam de aprender. Estavam sempre desenvolvendo novas ideias e revisitando suas ideias antigas, afim de melhorá-las constantemente.

Pratique, pratique e quando cansar, pratique mais…

Todos os mestres possuem pontos em comum. Um deles é a pratica constante, com rigor e obstinação  (Ostinato Rigore, dito por Da Vinci).

Esses mestres levavam suas práticas a exaustão e sempre testando novas possibilidades e pontos de vista, e o faziam sempre que possível, independentes de suas condições.

De acordo com o autor, Einstein desenvolveu a teoria da relatividade, enquanto trabalhava com autenticação de patentes. Ele estava impossibilitado de fazer seus testes devido ao trabalho, porém ele aproveitava para praticar e testar através da sua criatividade! Imaginando os cenários e realizando os cálculos, tudo isso de cabeça!

Doideira, né?! “ah, mas Einstein era um gênio…” Essa é uma das desculpas que o livro te ensina a não dar…

Desmistificando as coisas

Uma das coisas mais interessantes que o livro aborda são os mitos populares de Dom, Talento e Genialidade.

É comum encontrar gente que faz tão bem uma coisa, mas tão bem, que dizemos que essa pessoa nasceu para fazer aquilo. Erro comum da nossa parte.

Não que não exista certa inclinação das pessoas para executar certas tarefas, mas de nada adianta se não for exercitado.

O próprio Einstein, por exemplo, era um aluno mediano na escola. Quem o chamasse de gênio, naquela época, seria chamado de louco.

Então, em maior parte dos casos, essas pessoas que nós na qual falamos que possuem um dom, talento ou que são gênios, na verdade, somente praticaram mais aquela atividade do que nós, e possivelmente mais que a maioria.

Tenha um mentor

O autor também informa a necessidade de se ter um mentor, para lhe ensinar o caminho correto e auxiliar você na caminhada. ( Se não encontrar um, você deverá ser seu próprio mentor!)

Nas épocas medievais, era comum que jovens (na faixa entre 10~13 anos) fossem “dados” para mestres artesãos, para que estes os ensinassem  suas técnicas. No geral, os estudos duravam em média cerca de 7 anos, para que o aluno pudesse sair da sombra de seu mestre (e você achando que com um curso de final de semana, vai ser consistente no mercado…)

Leonardo Da Vinci, por exemplo, foi entregue pelo seu pai a um mestre chamado Verocchio, que o ensinou algumas técnicas de pintura e de escultura, para começar.

Todas as artes nas quais Da Vinci foi apresentado, foram dominadas e ele as elevou a um novo patamar. Além de sair do “óbvio” indo estudar anatomia, para melhorar suas pinturas. (Viu como as coisas se conectam?!).

Por fim, a maestria

A Maestria em si, é um estado físico e mental onde suas reações são rápidas, seus pensamentos são mais precisos e onde você consegue enxergar com profundidade.

Não quer dizer perfeição! Significa que, como você já praticou com afinco, levou o seu treinamento, seus estudos a fundo, já testou e errou bastante, você verá as coisas de forma diferente de um iniciante.

Alcançar a maestria não é um passeio no bosque em um dia de sol, e sim um caminho árduo, difícil e que deixa muita gente pelo caminho. Se quiser realmente se tornar um mestre, esteja preparado…

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.