Escolha uma Página

Ser Trader: Minha visão sobre o Trader

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

19 de junho de 2018

Dando uma certa “continuidade” ao post UM BREVE GUIA PARA INICIANTES, hoje gostaria de mostrar um pouco da minha visão sobre o Trader, tanto no pessoal, como no profissional.. (essa fera aí, bicho! Eu sei que leu até aqui com a voz do Faustão, não adianta mentir!)

Diferenças entre um trabalho “Regular” e ser um trader

Imagem relacionadaEm um trabalho “regular”, você possui horários de entrada e saída, um chefe e colegas de trabalho, todos trabalhando para ganhar um salário no final do mês e dando lucro a empresa onde trabalham.

De forma geral, muita gente não gosta do trabalho que tem. Se sentem infelizes e buscam sempre algo diferente para melhorar.

Seja fazendo uma faculdade, uma especialização, um intercâmbio, o que seja, na esperança de que com aquilo, sua vida profissional melhore.

Já um trader, não possui horário definido por ninguém (que não seja ele mesmo), não possui um chefe (ele é o próprio chefe), e geralmente seus colegas de trabalho, fazem seus respectivos trabalhos de forma individual e o lucro é dele, todo dele.

De forma geral, quem é trader, não quer outra vida! E sempre buscam se desafiar mais, para ir além do que foi antes. Ganhar dinheiro torna-se algum comum. E de certa forma, o estilo de vida dele é totalmente diferente de quem trabalha de forma “regular”.

Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades…

Muita gente que chega no mercado, sem saber nada sobre ele, vê alguns caras na internet mostrando um padrão de vida elevado, dizendo que conseguiu aquilo através do mercado. Até aí tudo bem.

Complica quando o cara fala que é fácil viver do mercado.

Como já mostrado aqui no blog, viver do mercado não é TÃO FÁCIL assim. Um trader tem um peso enorme nas costas, pois toda a responsabilidade é dele.

Não tem um salário certinho todo mês na conta dele. Ele precisa se virar no mês com suas operações para poder ganhar seu trocado. Se tiver prejuízo, as contas vem do mesmo jeito. E aí?! Como faz?!

Para se tornar um trader de verdade, você precisa assumir toda essa responsabilidade. Ela é toda sua! Deu certo? Parabéns a você! Deu errado? Parabéns a você!

Tá pronto pra assumir essa responsabilidade?!

Nem tudo são flores…

Com essa responsabilidade, você vai ter dias horríveis! É sério!

Dias em que você vai se sentir derrotado, um merda, que você não serve pra isso. Que nada adianta se esforçar e estudar.

Assim como em qualquer profissão, você terá dias ruins. Porém, sendo um Trader, você não tem um chefe para culpar ou um colega de trabalho que te atrapalhou.

O prejuízo que você teve é todo seu.

Em outras profissões você consegue dar o famoso “migué”, mas não no mercado. Sua operação e conta na corretora estarão lá pra te lembrar sempre que você errou…

Tá pronto pra assumir seus erros?

Resultado de imagem para vida de trader

Gosta de sofrer?!

Tudo isso que eu mencionei antes, serve como um filtro natural. Levo isso para minha vida.

Não adianta você querer muito uma coisa e não se esforçar por ela, não lutar (de verdade!) por ela.

Todo esse peso que o mercado impõe em um trader, toda a pressão psicológica, serve como uma peneira para que fiquem, literalmente, os que se adaptaram a ele.

Independente de técnica, ou ativo, o mercado requer um “padrão” de mentalidade. Requer pessoas com um diferencial, não no currículo, mas onde realmente importa.

O mercado não se importa se você é engenheiro, físico nuclear, da NASA, tenha um premio Novbel ou o que for. Ele quer saber se você aguenta o tranco. Se o seu psicológico é forte o suficiente pra aguentar as porradas que ele vai dar.

Se você vai aguentar enquanto apanha, mesmo caído.

Tá pronto pra apanhar muito do mercado?

Resultado de imagem para vida de trader

Seja a P@#$% de um Trader!

Então, depois de umas verdades sobre a profissão de Trader, ainda ta disposto a arriscar seu dinheiro, investir seu tempo e sua sanidade mental nisso?

Se a resposta for “não” ou “ainda não sei”, o filtro que eu falei antes funciona. Se independente de tudo for sim, ainda tem-se que se fazer uma outra pergunta para se confirmar:

Está disposto a largar sua antiga vida para viver uma nova?

A resposta para essa pergunta, tem que ser dada sem nenhuma dúvida.

VOCÊ NÃO PODE SER TRADER DE 9H ÀS 18H. VOCÊ É TRADER A P@#$ DAS 24H POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, 365 DIAS POR ANO.

Aqui vai uma dica por experiência: Levei um tempo para perceber isso. Eu sempre separei o profissional do pessoal na minha vida. Como trader, eu não posso fazer isso mais.

Tenho que tomar decisões na minha vida, como se fossem as decisões que eu tomo no mercado.

Não pode haver incoerência entre elas. Não posso agir com certeza no mercado e com dúvida na minha vida ou vice-versa…

E então, tá pronto pra se tornar um trader de verdade?

Resultado de imagem para vida de trader

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.