Escolha uma Página

Ser Trader: Outras fontes de aprendizado

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

26 de junho de 2018

Não sei vocês, mas de vez em quando, eu me pego aprendendo coisas de lugares onde eu não esperava, e fico surpreso! Então, no post de hoje vou falar de outras fontes de aprendizado e o que eu aprendi com elas.

Trader 24h por dia

Como ja deixei claro no post SOBRE MINHA VISÃO SOBRE O TRADER, nossa profissão requer que sejamos traders o tempo todo.

Logo, temos que estar atentos a todas as oportunidades que temos para poder aprender algo que nos seja útil, mesmo nas horas de descanso.

Uma coisa que eu sempre pratiquei, por ter pouco tempo para lazer, foi de aplicar o conceito de otimização de tempo. Então, sempre que eu tinha um tempinho disponível, buscava preencher com algo que me divertisse e me ensinasse algo ao mesmo tempo.

Com essas prática, acabei desenvolvendo essa seleção por conteúdos interessantes e que de certa forma me ajudem no mercado.

Sim, você pode aprender sobre o mercado assistindo ao Masterchef!

Eu não sou muito de assistir TV, porém esse é um programa que sempre paro para assistir. E não são pelas receitas.

A primeira coisa que me chamou a atenção, foi que todos os participantes, possuem técnicas e habilidades diferentes uns dos outros, e estão ali competindo para saber quem é o melhor da temporada.

E por mais que possuam técnicas e habilidades, os competidores trabalham sob pressão dos jurados e a pressão psicológica de não ser eliminado.

Quando você começa a acompanhar, é possível perceber as alterações na mente deles que fazem com que errem sua estratégia e acabem fazendo com que o resultado final, não seja o esperado.

Por melhores que sejam, o que define quem continua é o psicológico. Ele define quem vai mais longe, acima da técnica e da habilidade.

Nem parece com os traders no mercado, não é?!

Sim, você aprende sobre o mercado assistindo Netflix!

Não, não estou falando de Billions!

Resultado de imagem para la casa de papel

Estou falando de La Casa de Papel! Uma aula, em série, sobre como o psicológico e as reações emocionais ferram com os melhores dos planos.

Para quem assistiu, ja deve ter entendido o que eu estou falando.

Essa série mostra que por mais que você possua um plano perfeito, totalmente pensado e calculado, na hora da execução, se não houver um controle do emocional e um bom gerenciamento, seu plano vai pro saco…

Por mais que você possua um plano B, C ou D. Se não tiver paciência e disciplina, de nada adianta o planejamento.

Nem parece com os Traders no mercado, não é?

Outras fontes de aprendizado.

Dei somente dois exemplos, mais atuais, sobre outros lugares que é possível extrair aprendizado. Assim, você não fica “preso” a formas convencionais como cursos, palestras e livros técnicos.

O mais importante é saber como olhar as coisas ao seu redor. Você pode extrair conhecimentos de livros que nada tem a ver com mercado, séries, filmes e até jogos de video game!

O modo como você vê é que vai definir isso. Pode parecer besteira, ou achar que são assuntos que não conversam, porém, se olhar bem de perto, vai ver que pode aprender coisas uteis de lugares que nem imagina (e que são anos-luz de distância do mercado).

Se esse post deu um estalo na sua cabeça do tipo: “Nunca tinha percebido isso antes”, meu objetivo foi concluído!

Nota: Para quem ainda não assistiu, procurem na Netflix um filme chamado Wiplash. Aplicando uma visão de mercado, vão ver uma jornada de um trader, do inicio ao fim…

Agora diz aí, você já aprendeu algo que levou para o mercado de algum filme, serie, jogo, livros de ficção…?!

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Tenha tudo bem definido

Ser Trader: Tenha tudo bem definido

Uma pergunta: Você já fez um plano bem detalhado do que você deve fazer? Sabe por que é importante que você tenha tudo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.