Escolha uma Página

Ser Trader: A disciplina do Trader – Prática

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

26 de julho de 2018

No post anterior, eu abordei a disciplina do Trader de uma perspectiva mais teórica, o que se faz muito por aí. Porém, o tema é extenso, e eu resolvi separar em duas partes, para facilitar a compreensão e quem sabe, tornar você leitor, mais disciplinado!

Toda conquista começa com a decisão de tentar.

Então, vamos a prática!

Eu costumo dizer que a disciplina é um hábito que você começa a adquirir com as coisas “pequenas”.  Essas tais coisas pequenas, muita das vezes são ignoradas por nós e passam desapercebido durante o dia.

Exemplo de coisa pequena seria a leitura de um livro. Você costuma ler diariamente?

A melhor forma para aprender a seguir seu operacional no mercado é ter o hábito de ler. Sério. Mas não é ler uma página ou duas.

Eu, particularmente, aprendi a ter esse hábito com o tempo. Não gostava de leitura, até que encontrei um assunto que me interessava, então comecei a ir atrás de livros a respeito. Mas pra isso eu precisei desenvolver um método para que eu pudesse ler os livros e aprender.

Definindo um Plano de Leitura

Quando eu comecei a ler, eu precisava de um planejamento para ler o livro. SIM! Eu não lia somente quando me dava vontade.

Então, primeiro eu escolhi um livro de pouco menos de 200 páginas para ler de início. Comprei o livro e logo vi a quantidade de capítulos que tinha.

Notei que os capítulos possuíam poucas páginas e, para quem esta iniciando na leitura, isso é ótimo. Então me propus a ler um capitulo por dia, para que eu lesse o livro inteiro em menos de um mês.

Portanto, eu sabia que só poderia ler durante a semana, e enquanto eu voltasse da faculdade, pois seria o único momento em que teria tempo para me dedicar a leitura.

No fim das contas, meu Plano de Leitura era ler um capitulo por dia enquanto eu voltava da faculdade pra casa.

Dias que não saiam como o planejado

Como tudo na vida,  nem sempre tudo o que você planeja funciona como o esperado.

Houveram dias em que durante a volta pra casa eu não pude ler um capitulo, pois a condução estava cheia de mais, ou dias em que realmente estava muito cansado da rotina do trabalho e da faculdade…

Ou seja, esses dias me “atrasavam” em alcançar a meta do dia e do meu objetivo, que era terminar o livro no final do mês, me fazendo “perder” o dia. Porém, eu sempre respeitava esse dia perdido, sem tentar forçar a barra, me mantendo dentro do que eu me propus a fazer.

Haviam dias em que eu conseguia ler mais de um capitulo, por serem mais curtos, e outros dias que não conseguia terminar de ler um inteiro, por ser maior que os outros. O que, se parar para pensar, se compensavam no final.

Porém, eu me mantinha fiel ao meu Plano de Leitura, para que eu terminasse minha leitura no tempo que eu havia estabelecido.

Um capítulo de cada vez

Com o Planejamento pronto, eu já sabia exatamente o que eu deveria fazer, quando eu entrasse no ônibus e me acomodasse.

Eu sou do tipo de pessoa que consegue ler e ouvir musica ao mesmo tempo (me ajuda a me concentrar mais) e com isso evitar qualquer distração exterior (inclusive, desligava a internet do celular, para não me atrapalharem)

Me mantinha focado no que eu estava lendo, para que eu absorvesse o conteúdo e entendesse da melhor maneira possível, pois sabia que só teria a chance de ler aquele capítulo do livro naquele dia.

Ao final da leitura do capitulo, eu reservava alguns minutos para fazer um breve resumo sobre o que eu havia lido, anotando os pontos importantes e a lição aprendida com ele.

Se eu ficasse com dúvida em algum ponto, revisava aquele ponto ou se fosse algo mais técnico, eu procurava na internet.

Uma questão de prática

Quando eu terminei meu primeiro livro, ainda mais dentro do meu planejamento, eu fiquei espantado comigo mesmo, pois eu não sabia que era “capaz” de ler um livro inteiro. Quando mais jovem, nunca gostei de ler.

Depois que eu tive essa sensação de “poder fazer”, eu resolvi continuar e busquei um livro de tamanho semelhante, para ler. Mantive meu Planejamento e meu método de leitura.

Com o passar do tempo, sem perceber eu já estava lendo livros maiores, de 300, 400 páginas e sem fugir do “operacional”. Os lia de forma natural, sem esforço, por que eu desenvolvi essa disciplina na leitura.

E fui aumentando o tamanho dos livros, lendo livros de 500, 600, e o maior que eu li, dividido em dois livros, foi de um pouco mais de 1000 páginas (só pra constar o nome do livro é o Conde de Montecristo).

Após a leitura de alguns livros, eu me senti confortável e resolvi me testar. Então meu desafio era de ler agora 2 livros, em um mês e de temas diferentes (porém, complementares).

Meu máximo, foi conseguir ler 3 livros simultaneamente (um no trabalho, um na volta pra casa e um em casa nos fins de semana).

Hoje eu não consigo ficar sem algum livro pra ler, mantendo esse “desafio” interno, o metodo e o planejamento. Nesse momento, estou lendo dois livros ao mesmo tempo (um de ficção e outro mais científico), e consigo manter a minha consistência na leitura.

Mas tudo isso, por que eu  mantive a minha disciplina na leitura. Não comecei lendo livros grandes, nem lendo 2 ou 3 ao mesmo tempo. Essa disciplina foi sendo construída ao longo do tempo e todo o resto foi se ajustando.

Pegou a visão?

Viu como uma coisa simples, que é a leitura de um livro qualquer, tem tudo a ver com o que você deve fazer no mercado?!

Por mais que você não pense nisso (mas agora eu sei que vai), as pequenas coisas que você faz no seu dia a dia influenciam suas decisões e seu comportamento no mercado.

Então, se prestou a devida atenção,  aprendeu a lição. (Se não entendeu, leia o texto de novo até entender!)

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Saiba assumir riscos

Ser Trader: Saiba assumir riscos

A principal característica da profissão de Trader é saber como ligar e gerenciar os riscos que o mercado possui....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.