Escolha uma Página

Biblioteca do Trader: A história secreta da Criatividade

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

16 de agosto de 2018

Antes tarde, do que mais tarde! Sim, demorou um pouco mais saiu! Mais um post da Biblioteca do Trader!

E hoje, trago um livro muito interessante, que aborda o tema criatividade! (um dos poucos que conheço)

Como traders, precisamos MUITO desenvolver nossa criatividade e nossa capacidade de raciocínio rápido. E esse livro, mostra, através de exemplos históricos, como podemos fazer isso!

A história secreta da Criatividade

Muita gente acha que Einstein, Mozart, Da Vinci entre outros considerados “gênios” simplesmente tiveram suas ideias que mudaram o mundo do nada, como num passe de mágica.

Muitos acham que é um “dom“, algo intrínseco àquela pessoa. O famoso “nasceu para isso“. Mas na verdade, não é.

Criar algo, seja uma ideia, um produto, ou um método de operar, requer dedicação, foco, disciplina e repetição.

Sobre esse livro, o resumo dele é até bem curto, pois ele mantém o foco, através de exemplos reais, em desmistificar alguns conceitos e processo criativo. Então, vou resumir sob essa ótica!

Desmistificando as coisas

Muita, mas muita gente mesmo, acha que quando uma pessoa é boa naquilo que faz, que ela nasceu com um “dom” (as vezes falam num tom até que divino). Como disse antes, o popular “nasceu pra isso…

Na verdade, nada disso existe. O que de fato ocorre, é que aquela pessoa se interessou mais por aquele determinado assunto e se aprofundou mais que a maioria, se tornando um destaque.

Não quer dizer que a pessoa é um gênio, que veio do nada, ou que fazia isso desde que saiu da barriga da mãe! muito pelo contrário!

Para as pessoas que não operam na bolsa, por exemplo, nós traders somos “diferenciados” por que nós nos dedicamos a isso, e para elas, é necessário meio que se tornar “um ser quase divino” para poder fazer operações, pois devemos saber de TUDO o que acontece no mundo, para poder ganhar dinheiro…

… mal sabem elas que sabemos tanto quanto elas e que qualquer um pode aprender. Basta se interessar!

Processo criativo

Esse aqui é o grande lance sobre criatividade. Pra galera que “está de fora“, acha que as coisas vem do além, e do nada, caem no nosso colo ou explode nas nossas mentes.

Na verdade, é muito difícil de isso acontecer. O mais comum, é nos dedicarmos tanto ao processo que conseguimos enxergar melhor as coisas.

Para  nós Traders, nosso processo pode começar do zero ou partir de algum ponto ou conceito deixado por outra pessoa. O que muitos fazem ( e eu acho bem errado) é se “bitolar” naquilo, comer, beber e respirar o que querem fazer.

No sentido de se “bitolar” as pessoas se fecham a um único caminho, não deixando margem para OUTRAS FORMAS DE APRENDIZADO.

Há uma história no livro, sobre um menino, vendido como escravo, que foi o responsável pelo aumento na produção de baunilha… no Mundo!

De forma resumida:  Em 1841, se você quisesse comer baunilha, teria que importar da costa do Golfo do México e pagar uma nota para isso.

Para você que não sabe, a orquídea precisa ser polimerizada em um determinado momento, para que se gere a  baunilha. Passado esse tempo, já era. Nada de Baunilha.

Muitos tentaram plantar essa orquídea em outros lugares do mundo, mas sem sucesso na geração do produto. Atribuíam isso a uma espécie de abelha que só existia na costa do Golfo do México, portanto, era o único produtor

Até que um menino, de nome Edmond, órfão e vendido como escravo, resolveu esse problema. Como? Simples!

Ele utilizou o conhecimento que ele obteve em uma fazenda onde trabalhou antes da plantação de baunilha. Ou seja, utilizou um “conhecimento nada a ver“, se arriscou, testou e deu certo. Enquanto todos especulavam e teorizavam, ele agiu. Ganhou até uma estátua em bronze na ilha de Reunião.

Esse exemplo real, mostra que nenhum conhecimento ou aprendizado de qualquer outra área não específica é inútil. tudo o que aprendemos, pode ser aplicado, principalmente no mercado (conceitos de psicologia, filosofia, biologia… as áreas que você julga “nada a ver com o mercado”).

As pessoas tentam (e conseguem) complicar as coisas mais simples. No mercado financeiro então….

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.