Escolha uma Página

Ser Trader: As Vantagens de ser um Trader Solitário

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

16 de outubro de 2018

Solidão geralmente é associada a um a coisa ruim para a maioria das pessoas. Acho um equívoco, pois pode-se extrair grandes coisas dessa solidão toda. No post de hoje, vou mostrar As Vantagens de ser um Trader Solitário.

Se isolando do mundo

Quem não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre.... Frase de Arthur Schopenhauer.

Quando nos tornamos traders, percebemos o quão solitária é essa profissão. Hoje em dia, com redes sociais e grupos de mensagens, o sentimento de “estar sozinho” diminuiu.

Nos acostumamos a ter “colegas de trabalho” próximos, e quando vamos para o mercado, somos só nós e a tela do computador. Como o ser humano é um animal social, estar sozinho nos causa algum desconforto.

Porém, quando estamos muito expostos a opiniões e outros fatores externos, acabamos nos contaminando com muitas informações, principalmente as divergentes e conflitantes, causando dúvidas e questionamentos das nossas ações. E isso é fatal para qualquer Trader…

Portanto, algumas vezes se isolar do mundo dos Traders, acaba se tornando benéfico para você (e até para sua consistência).

Encontrando o caminho

Encontrar o caminho sozinho, não é fácil. Alguns conseguem  (e admiro muito quem o faz), outros precisam de ajuda para encontrar somente a direção (como foi meu caso…) e outros que não encontram o seu caminho nunca…

O fator solidão, é de extrema importância pois ele é responsável por fazer você SE encontrar. Ou seja, trilhar seu próprio caminho. Afinal, no mercado não existem trilhas prontas!

Quando você tem energia para realizar somente uma coisa, você a concentra totalmente nessa atividade. Assim, seu foco permanece no mesmo ponto. Quanto mais tempo o foco permanecer, mais você vai aprender e descobrir sobre o que você está executando (por mais simples que seja!)

Se mantendo isolado do mundo externo, restando somente seu mundo interno, você vai manter seu foco por completo em você, no seu operacional, no seu psicológico, nas suas reações ao mercado…

… E com o tempo (pouco tempo, se o fizer direito) vai estar em vantagem contra a maioria dos outros traders. E não precisa ser um gênio para entender que uma vantagem nesse mercado, por menor que seja, faz toda a diferença.

Usando (da forma certa) a solidão ao seu favor.

Não, você não precisa ir para o alto da montanha, ser um eremita e viver isolado da sociedade… E hoje, é muito mais fácil se isolar do mundo do que parece.

Vou me utilizar como exemplo para demonstrar como eu uso essa “reclusão” ao meu favor, além dos benefícios que eu tenho.

Basicamente, criei alguma pequenas regras, que imponho a mim mesmo, como por exemplo:

  • Não estar em salas de corretoras.
  • Evitar estar em salas com outros traders com um operacional completamente diferente do meu.
  • Não seguir outros Traders em redes sociais (por vários outros fatores, não só técnicos).
  • Não ler livros que todos os outros traders leem (Isso é de extrema importância).
  • Se distanciar do meio, para que possa me observar melhor (evitando fazer o que todos fazem…).
  • Não estar em grupos de Traders que possuam um operacional diferente do meu.
  • Operar sozinho sempre (Sem mensagens, redes sociais, nem nada… só musica).

Essas “regras” me ajudam a manter o foco no meu operacional, no meu gerenciamento, na minha disciplina e no meu psicológico.

Como já disse aqui no Blog, ser Trader é uma profissão que requer 24h de trabalho no dia. Ou seja, você é um trader dentro e fora do mercado.

E obviamente, é importante já ter um operacional definido. Você pode associar essas regras acima, com essas outras REGRAS DA ATIVIDADE DIFÍCIL  e com esse post aqui sobre GERENCIAMENTO para te ajudar!

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Saiba assumir riscos

Ser Trader: Saiba assumir riscos

A principal característica da profissão de Trader é saber como ligar e gerenciar os riscos que o mercado possui....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.