Escolha uma Página

Ser trader: Em resumo , Mercado é Contexto e Probabilidades

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

27 de novembro de 2018

AVISO IMPORTANTE! O assunto que vou abordar hoje pode ofender o ego de alguns traders, principalmente os mais “experientes“. Praticamente, acho que consigo desmistificar um ou outro conceito de mercado aqui, até porque, em resumo, Mercado é contexto e probabilidades.

Por onde eu começo?!

Para quem estudou um pouco a mais a respeito do mercado (para quem de fato foi além, tá?!) vai conseguir entender o principio desse post. Quem não o fez, vai ficar incomodado.

Não te culpo, caso fique. Espero que o que eu escreva aqui, te ajude a enxergar as coisas de um ponto de vista diferente. Não quero mudar você.

Para a grande maioria (lembre-se disso), o Mercado se resume em técnica, números, cálculos matemáticos, projeções e afins. Ignoram por completo outros fatores que tangem e influenciam, seja o Mercado, seja o operador em si.

Acham que o mercado é uma fórmula exata onde 1+1 é igual a 2, onde existe a relação causa e efeito. Coisas que eu já abordei no post de PROBLEMA DE NARRATIVA.

Para essa galera, o Mercado tende a “respeitar” as regras dos operacionais deles, como se os indicadores que eles usam e a forma como veem o “mercado”, dão maior exatidão e precisão.

Como eu disse no post sobre HESITAÇÃO, quanto mais informações você possui, mais fácil não tomar decisão alguma.

Agora, deixa eu esclarecer umas coisas a respeito dessa “fé cega” nessas coisas…

Destruindo o que você acredita

Para quem não sabe, meu maior passatempo no mercado, além de entender o funcionamento da mente dos operadores (a minha inclusive!) é aprender métodos operacionais diferentes do meu e descobrir suas falhas.

Nada contra com quem opera de forma diferente da minha, de modo algum. Acho até interessante, pois posso comparar as linhas de raciocínio.

Quando encontro operadores que SABEM operar seus indicadores, eles me dão uma aula de como usar e faz sentido para mim, por mais que eu não vá usar. Eles também sabem QUANDO NÃO USAR essas estratégias (o que julgo tão importante quanto saber).

A esses operadores, eu tenho respeito. Já para os que não sabem me responder…

A galera tem uma dificuldade tremenda em entender o que são fatos, com probabilidades concretas de acontecer e projeções, com probabilidades imaginárias.

Operando com Projeções, cálculos complexos e afins…

Resultado de imagem para metricaO maior erro dos traders (na minha opinião) é não saber ler o mercado, e nem se interessar por isso, porém querem ver ele através de indicadores e projeções.

É como se você quisesse conversar com alguém, mas ao invés de falar diretamente, você fosse falar com um amigo dessa pessoa.

O erro é que existe perda de informação nesse trajeto. Exemplo prático: Uma média móvel É SEMPRE ATRASADA EM RELAÇÃO A TENDÊNCIA! Isso é um fato, não tem desculpas (porém, o cara que fica ligado no Mercado, percebe o inicio da tendencia muito mais rápido…)

A partir daí, as pessoas começam a acreditar em projeções de mercado, fornecidos por indicadores, mostrando “até onde o Mercado vai” ou “onde exatamente o Mercado vai virar” entre outras coisas…

O Mercado não funciona assim. Não funciona com PROJEÇÕES. Por um simples fator: ELE É FORMADO POR PESSOAS! 

Resultado de imagem para ora ora temos uma xeroque rolmes

De uma vez por todas: APRENDA A LER O MERCADO!

Pelo simples fato de o Mercado ser formado por pessoas, ele se torna imprevisível! Não existe projeção ou métrica precisa para ele.

Se você não souber ler o mercado, não souber identificar seus movimentos através dos próprios movimentos dele (e não de indicadores), você não vai saber reagir quando algo mudar (e nem saber usar o indicador correto #ficaadica).

E com isso, vai querer aprender outra técnica, outro indicador para mostrar reversões e mais informação… e tudo isso te tira do foco!

Entender o Mercado é bem mais simples do que se imagina: É basicamente, Contexto e Probabilidades aplicados de forma prática! SÓ! MAIS NADA!

Não é projeção, não é indicadores, nem cálculos matemáticos complexos… É COMPORTAMENTO HUMANO APLICADO, com suas respectivas probabilidades intrínsecas!

Você pode não concordar comigo, tudo bem… Isso só me mostra que você está com a maioria…

E aqui vai um dado interessante: Cerca de 95% dos Traders que entram para tentar a vida no Mercado, não alcançam a consistência… Ou seja A MAIORIA! (E se você acha que não não faz parte, sinto lhe dizer que VOCÊ NÃO É ESPECIAL)

Ainda não concorda comigo? Está bem…  Existe uma máxima no Mercado, tida como “lei” que diz: “O mercado é soberano“. Se ele faz o que quer, não acha contraditório alguém afirmar que a “projeção dele” vai ser respeitada pelo Mercado?

Agora, sabendo dessas coisas que eu mencionei acima, te pergunto: Onde, de fato você quer estar, nos 95% ou entre os 5%? O que você tem feito para chegar lá? E como você pode desenvolver o comportamento e o mindset correto para chegar lá? (Spoiler: Ler esse blog sempre, é um deles!)

Resultado de imagem para trader vencedor

Leitor constante do blog tendo ganhos!

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.