Escolha uma Página

Frustração e Estresse no Trading

frustração e estress no trading

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

18 de dezembro de 2017

Muitas das vezes, sentimos que estamos nadando, nadando e nadando, porém não saímos do lugar ou que não chegamos a lugar nenhum. Esse sentimento de “não sair do lugar” nos causa uma frustração e estresse enormes, aumentando o peso que carregamos ao longo das operações.

Esses sentimentos se tornam muito mais contundentes quando sofremos novas perdas, sejam elas por cometermos erros que já havíamos cometido ou por nossa análise do mercado estar errada naquele momento, e calhamos de descobrir que havia um ponto melhor de operação, com maior probabilidade de acerto, logo em seguida de tomar aquele stop chei… quem nunca?.

Imagem relacionada

Aquela frustração de não conseguir o ganho esperado

O que acontece é que quando nós estamos estressados, nosso corpo entende que estamos em uma situação de “perigo”, fazendo com que nosso cérebro economize energia, diminuindo literalmente nosso campo de visão, nos colocando em estado de “lutar ou fugir” e isso tudo ocorre em questões de milésimos de segundos.

Mas o que isso tem a ver com as operações?

Com a sua “visão limitada”, você vai acabar não enxergando pontos importantes dentro da sua estratégia, onde você poderia realizar trades com probabilidades maiores de acerto a seu favor, além de tornar seu pensamento mais rígido, o que pode ser fatal para o Trader (quem não conhece aquela velha historia de insistir no erro?). Com seu corpo em estado de “lutar ou fugir”, você ficará com medo de realizar as operações, muita das vezes medo de entrar NAQUELA operação do dia que te daria o ganho das galáxias! Seja por ter tomado um loss antes, ou estar vindo de uma sucessão de perdas na semana ou no mês, deixa o medo e ansiedade tomar o controle e te congelar.

Resultado de imagem para controle emocional

Controle o estresse ou ele controlará você!

Isso tudo forma uma espiral da morte, pois o Trader se sente frustrado e estressado por não acertar, como consequência por estar estressado em não conseguir acertar, faz marcações e/ou operações ruins, fica com medo de tentar novamente pelo erro anterior e quando vê o trade indo a seu favor, mas não entrou, se sente mais frustrado e mais estressado por não acertar… e o ciclo continua até quebrar a conta ou quebrar o espirito do Trader, aquela vontade de voltar no dia seguinte e continuar operando.

Por isso, tanto para a saúde do Trader quanto para a saúde da conta, é preciso que o se tenha consciência do quanto as emoções estão afetando os resultados, se é necessário uma pausa ou, as vezes, somente sair para dar uma volta em algum lugar para distrair, seja com a família, com amigos ou sozinho.

Fique atento ao seu estado emocional e não permita que ele assuma seus trades, pois, os resultados serão desastrosos. Quando necessário, dê um passo para trás e reavalie, pois é melhor dar um passo para trás para em seguida dar dois para frente do que tentar continuar, tropeçar e cair feio.

 

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Você não é especial!

Ser Trader: Você não é especial!

Sim! É exatamente isso o que você leu! Você não é especial e vou te mostrar o por quê! Se sentindo especial demais......

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.