Escolha uma Página

Aperfeiçoamento de um Trader

trader performance

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

16 de janeiro de 2018

Definição

Definição de Aperfeiçoar

No post de hoje, falaremos sobre a transformação de alguém em um TRADER de verdade além de algumas coisas internas e externas que cercam toda essa transformação. Então, para quem leu o post anterior, esse daqui vai acabar sendo um complemento, para ajudar a ampliar a visão e o entendimento a respeito da sua própria mentalidade. (caso não tenha lido, só clicar  aqui)

No post anterior, falamos sobre a diferença de pensamento entre Ser Consistente e Ter Consistência, então hoje vou expor a minha humilde opinião e demonstrar o porque acho mais importante Ser Consistente do que Ter Consistência.

Para começo de conversa, podemos considerar que um Trader é qualquer pessoa que negocie ativos, seja na bolsa ou fora dela, então, qualquer um que der uma ordem de compra ou venda já é de fato, um trader. Um Trader de verdade é a pessoa que entende que isso é uma profissão e levam as negociações a sério, estudando e se focando, afim de obter os melhores resultados e poder viver dos lucros de suas operações. “Ok até aqui, mas qual a diferença?” Bem, em primeiro lugar o impacto emocional de perder grana no mercado… Para um trader mais “casual”, perder uma certa quantia de dinheiro em um dia, não vai fazer muita diferença, pois pode possuir outras fontes de renda, como um trabalho formal por exemplo. Já para um Trader que está tentando tirar a grana do mercado para pagar as contas… Essa é só uma das várias diferenças.

Uma outra coisa que acho interessante é que você pode ter consistência em perder dinheiro no mercado, então esse é mais um motivo que eu prefiro o outro ponto de vista…

A Transformação do Trader

Particularmente, sou adepto da filosofia do “Ser para Ter”, aprendi isso cedo e me trouxe muitos benefícios na vida de um modo geral. Logo, acabei descobrindo que esse mesmo tipo de pensamento trouxe os melhores resultados das minhas operações, sejam elas de ganho ou de perda financeira.

Imagem relacionadaPara quem está começando agora no mercado, que está em fase de aprendizado de alguma estratégia, método, setup ou o que for, é muito comum ter as seguintes reações: Quando ganha: NOSSA, EU SOU DEMAIS! NINGUÉM É MELHOR QUE EU NISSO AQUI!  e quando perde: ESSE SETUP É UM LIXO; ESTRATÉGIA HORRÍVEL; ISSO AQUI NÃO FUNCIONA! VOU USAR O SETUP DA BOLA DE CRISTAL DO TRADER

Temos como instinto natural a associar os acontecimentos aos nossos sentimentos, ou seja, quando realizamos algo que nos deixa orgulhosos, automaticamente nosso ego entra em ação, tomando partido e se assumindo como responsável por aquele feito. Já quando o contrário acontece, o mesmo ego se esconde e coloca a culpa em coisas externas que muitas das vezes, coitadas, não tem nada a ver.

Isso tem um enorme efeito sobre o Trader, pois por não assumir a responsabilidade pelos resultados, ele nunca vai ter condições de evoluir e aprender. Como muitos hoje sofrem de ansiedade, não só pelo mercado em si mas por coisas do cotidiano também, as pessoas querem resultados imediatos e quando não se alcançam esses resultados, culpam o mundo e não elas mesmas, seja pelo imediatismo e/ou pela falta de prática.

Quando você percebe essa ansiedade, esse sentimento de querer tudo na hora, você precisa escolher entre ceder e ir atrás de algo novo, com o sentimento de esperança de achar o santo Graal do trading ou faz a escolha de colocar o pé no freio e refletir.

Quando se assume a responsabilidade pelas operações e pelos seus resultados, você dá início a sua transformação. Assim, você começa a compreender que nem tudo está sob seu controle, mas você fará o máximo possível para ter um ótimo resultado. Vai começar a se dedicar mais aos estudos, vai começar a se aprofundar na sua estratégia, começará a se observar durante as operações e quando essas transformações começarem, ocorrerá uma segunda mudança na sua perspectiva: Você vai começar a se entender. Saber onde você está errando, saber quando as emoções estão tomando conta, saber quando parar, saber quais gatilhos te afetam, aprenderá a controlar as emoções para que não afetem suas escolhas de entradas. O que leva a terceira transformação que se resume a tornar-se disciplinado e com isso seguir as regras de trading.

Nesse momento, quando chegar ao nível de ser disciplinado, você vai perceber que a consistência é algo que vem de dentro para fora. Independente da estratégia, método, setup ou da bola de cristal que você tenha comprado. A partir disso, seu foco será no seu aperfeiçoamento, na prática, na profundidade e como consequência os resultados virão, cedo ou tarde.

Mudar, assumir que estamos errados e que precisamos melhorar é uma atitude que requer humildade e coragem, até por que ninguém gosta de dizer que está errado, não é verdade? Além de tudo, mudar não é fácil. Quando você escolheu ser um trader de verdade, vem junto no pacote um monte de desafios que você deve encarar, e evitá-los ou dizer que não existem, é só uma maneira de procrastinar as coisas. Terão pessoas próximas que não entenderão e que podem desmotivá-lo, seus próprios resultados a curto prazo, podem fazer com que você queira desistir e querendo ou não, tudo isso impacta diretamente. Quando se alcança este nível de ser disciplinado e focado, virá junto uma fé inabalável em você mesmo, te motivando e impulsionando, dia após dia, independente do que você ouça ou de um dia ruim.

Mantenha o foco em você e se transforme em um trader de verdade, assuma as responsabilidades da profissão. Ao Ser responsável, ser disciplinado e  ser focado no seu aperfeiçoamento, você tem a consistência.

Para dar uma complementada no assunto:

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.