Escolha uma Página

Ser Trader: Benefícios da meditação para Traders

meditação

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

8 de fevereiro de 2018

Resultado de imagem para meditação

Quantos de vocês tem o hábito de meditar com frequência? Quantos de vocês já meditaram, pelo menos uma vez? No post de hoje, vamos falar sobre os benefícios que a prática constante da meditação traz para nós e como ela pode impactar nossos resultados como Traders!

Praticando o autocontrole

Uma pergunta simples: Você se conhece DE VERDADE? A maioria pode responder que sim, mas na verdade, essas pessoas não se conhecem em profundidade. Prova disso, é que essas pessoas tendem a cometer os mesmos erros, pois não prestaram a devida atenção as coisas que lhe aconteceram, e por isso erram as mesmas coisas quase sempre. O mesmo ocorre quando as emoções tomam conta das situações e elas tendem a perder completamente o controle.

Quando praticamos a meditação, nós começamos a nos conhecer em profundidade, começamos a entender por que certas coisas nos afetam e como nós podemos minimizar ou até mitigar os efeitos negativos que eventos externos podem nos causar.

Mantendo uma pratica constante, conseguimos perceber nossas mais sutis trocas de humor, quando a razão está sendo perdida para a emoção e conseguimos também ganhar “alguns segundos” a mais na hora de tomar uma decisão de forma consciente, assim tomamos decisões mais assertivas baseadas na razão e lógica, ao invés de cedermos aos impulsos.

Coisa de gente Zen…

Há quem tenha certo preconceito com a prática de meditação, por achar coisa de monge, coisa de gente zen paz e amor. A verdade é que a pratica de meditação pode (e deve) ser praticada por todos.A pratica da meditação é algo muito simples de ser feito e que é completamente adaptável a você. Não é necessário se isolar numa montanha ou virar monge para isso.

Para uma boa prática de meditação, somente é necessário  um lugar calmo, sem muito ruído, uma cadeira ou almofada e mais nada. Você pode praticar em casa, no trabalho e até enquanto espera um trade dos bons.

Resultado de imagem para meditação

Vamos a prática!

Só um aviso antes de prosseguir: Para aqueles que “acham” que não conseguem meditar, peço que pulem para a ultima parte do post, para ler um pequeno desafio proposto para vocês. Após completar o desafio, podem voltar aqui e ler esta parte.

Resultado de imagem para meditaçãoPara iniciar a meditação, reserve um lugar e um horário para ser feita, com regularidade. Caso tenha uma agenda corrida, encaixe seu horário de meditação ao longo do dia.

Quem estiver começando, indico que faça as meditações guiadas, pois elas mostram o caminho para os pensamentos e ajuda a ganhar a prática para fazer sozinho.

Reserve pelo menos uns 30 minutos do seu dia, em um lugar tranquilo para realizar sua meditação, seja sentado numa cadeira ou almofada. A dica é manter o foco na respiração. Sua mente no início, vai te bombardear com coisas que você tem que fazer no dia, com preocupações, entre outras coisas, porém você não pode perder o foco e com isso filtrar seus pensamentos. Com o tempo, você aprenderá a evitar os pensamentos nocivos e que podem te sabotar durante as operações, vai aprender a identificar o que te impede de ter resultados melhores e vai te tornar uma pessoa mais disciplinada, focada e muito menos ansiosa, pois saberá identificar quando estará começando a ficar nervoso durante as operações.

Mindfulness

O nome parece de golpe de personagem de vídeo-game, mas na verdade indica foco total na atividade a qual está sendo realizada. É um estado mental em que nosso foco está 100% na atividade em que estamos realizando, e com isso conseguimos perceber mudanças sutis, e até antever possíveis resultados, através do nosso foco direcionado. 

Parece mágica, mas é uma habilidade incrível do nosso cérebro que pode ser alcançada através das praticas de meditação e do autoconhecimento. Alguns chamam de estado de fluxo, onde nós simplesmente reagimos as coisas externas e executamos nossas tarefas sem se quer pensar nelas, um modo automático, e de forma praticamente perfeita.

Benefícios da Meditação

Alguns dos benefícios obtidos através da prática da meditação:

  • Diminuição da ansiedade e do stress
  • Melhora do sono
  • Melhora a frequência cardíaca
  • Controla a pressão arterial
  • Alivia as dores no corpo
  • Aumenta a sua percepção sobre seu corpo e mente
  • Aumenta a estabilidade emocional;
  • Aumenta a criatividade;
  • Aumenta a alegria;
  • Desenvolve a intuição;
  • Ganha-se mais clareza e paz na mente;
  • Problemas se tornam pequenos;
  • Aguça a mente através do ganho de foco e a expande através do relaxamento.Resultado de imagem para meditação

Desafio: 

Para quem diz que “meditação não é para mim” proponho um desafio de uma semana!

O desafio consiste em: Parar diariamente por 5 minutos, e inspirar e expirar lentamente. Ao inspirar, deve-se fazer uma contagem de 1 à 9, lentamente, até seu pulmão encher por completo. Ao expirar, deve-se contar de 1 à 11 até todo o ar ser expelido. Seu foco deve ser manter o ritmo da respiração através das contagens. Você pode fazer a hora que quiser, quantas vezes quiser durante o dia. Faça isso por uma semana e me diz o que você sentiu de diferente.

P.S.: Para a galera que se interessou e quer iniciar as práticas, segue um vídeo a e meditação guiada, para ajudar:

Curtiu o Post e ainda não leu os anteriores? Clica aí!

Um conselho para lidar com as perdas

Como sua mentalidade afeta seus resultados

As diferenças de Mindset para o Trader

Curta nossa página no Facebook: Mente de Trader

Ainda não é inscrito no Canal da Patricia Pedroso Coach? clica aí e se inscreve para não perder nenhum vídeo!

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.