Estava eu refletindo sobre algumas coisas, e me deparei com uma ideia que achei interessante. Comecei a me questionar: Que tipo de trader eu sou?! Antes que pense, não estou falando em Swing Trader, Day Trader ou Scalpler Trader…

Do que você está falando cara?!

Me aprofundando mais um pouco no que eu estava pensando,e tendo como base alguns conceitos sobre excessos de passado, presente e futuro, cheguei a uma ideia de que existem, de uma forma  básica 3 tipos de Traders: Traders de Ontem, Traders de Hoje e Tradrers de Amanhã.

Traders de Ontem

Trader de Ontem

“No meu tempo, era mais fácil de operar, antes desses robôs!”

Se formos separar, o Trader de Ontem é aquele tipo de trader que fica “preso” ao passado, olhando as operações sempre em retrospectiva, ou seja, depois que ela passou. Fica preso ao pensamento de “se eu tivesse feito isso naquele momento…hoje estaria melhor”.

Esse tipo de trader, se apega ao resultados passados querendo repetir os mesmos feitos no futuro e se frustra com facilidade quando não consegue.

São pessoas do tipo “nasci assim, fui sempre assim, vou morrer assim…” que simplesmente pararam de evoluir, de aprender, por que ficaram parados no tempo. Cometem o mesmo erro sempre e não tiram lições valiosas deles.

Traders de Amanhã

Trader de Amanhã

“Olha esse indicador novo, se eu usar coma técnica nova que aprendi ontem, vou ficar rico amanhã… Eita, outra novidade aqui…”

Esses caras são completamente o oposto dos traders de Ontem. Esses aqui estão sempre a frente. Isso é uma coisa boa? Acho que não muito.

Geralmente são pessoas ansiosas e que gostam de deixar as coisas importantes para depois. Estão sempre com a cabeça no depois.

Gostam de fazer entradas atrasadas ou antecipadas, por que a cabeça está sempre pensando no “e se…”. Cometem erros por conta disso,  e por mais que os anotem, sempre deixam para aprender depois. Juram que não vão fazer de novo, e não demora muito para a ansiedade tomar conta e fazer besteira. De novo…

Um traço curioso, é o fato de procrastinar as coisas, seja o aprendizado com o mercado fechado, seja uma operação enquanto o mercado ta rolando. Deixam as coisas para depois e perdem as oportunidades.

Traders de Hoje

trader de Hoje

“O que o mercado tem para mim HOJE?!”

Dos três, considero o melhor tipo de trader. Esse cara, não está preocupado com o ontem nem com o amanhã. Estará focado em fazer o melhor Hoje.

Não importa se ontem ele levou um loss para casa, hoje ele vai dar o melhor para sair com o gain. Vai se manter focado e disciplinado para atingir sua meta e ponto. Não vai deixar que a ansiedade do que pode acontecer amanhã nem o que aconteceu ontem o afete.

Que tipo de Trader eu sou?!

Leva um tempo para poder chegar ao “estado de Trader de Hoje”, pois não é fácil se manter concentrado e focado, evitando pensar no que aconteceu ontem e no que pode acontecer amanha, afinal, o que fazemos não possui garantias.

Para descobrir que “tipo” de trader você é, basta se monitorar, desde seu comportamento até seus pensamentos, e o seu racional vai te dar a resposta. O primeiro passo de qualquer mudança é ter consciência do que está errado. Se ainda não sabe como chegar nesse nível, dá uma lida nesse POST.

Nossa mente gosta de nos pregar peças e nos manter na zona de conforto, como falei no post sobre autossabotagem, e uma coisa que ela gosta muito é de nos colocar em loop, ou seja, pensando e repensando as coisas, como se não houvesse fome na África.

Ao entrarmos nesse tipo de pensamento, nós vamos ao limite, e com isso temos que ter cuidado. Para ser mais claro segue uma máxima: Excesso de passado, causa Depressão. Excesso de Futuro causa Ansiedade. Excesso de Presente causa Estresse.

Resultado de imagem para excesso de passado excesso de presente excesso de futuro

E aí, curtiu o post?! deixa aí nos comentários que tipo de Trader você é hoje e o que tem feito para melhorar?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem tem curtido nossas publicações, convido vocês a conhecerem um blog irreverente e descontraído com temas variados! Acessem lá: Blog do Magrelow Trader

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Importância das Metas

Importância das Metas pt2

O Trader e as Crenças Limitantes

 

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)