Se você estava achando que esse post ia falar das relações Risco x Retorno das operações?

Resultado de imagem para achou errado gif

O Rogerinho sempre tem razão!

O Último pregão do mês

O último dia de cada mês, para nós traders, acaba se tornando sempre um “31 de dezembro”, onde avaliamos o que aconteceu de bom e ruim conosco nas ultimas semanas, revemos nossas operações passadas e fazemos planos para o mês seguinte.

Essa autoanálise é muito importante, pois a partir dela conseguimos avaliar se estamos ou não evoluindo na direção correta e a partir disso tomamos medidas para corrigir os erros.

Como já dito antes, mantendo um diário de operações, é possível revisitar as operações e rever o que estava acontecendo naquele momento, e dependendo do nível de detalhes do diário, até saber o que estava sentindo no momento da operação.

Resultado de imagem para trader bolsa de valores

Fim de expediente galera! até mês que vem!

Fechando um mês bom

Quando definimos um objetivo e o alcançamos, nós temos uma sensação maravilhosa de poder, de realização pessoal e de conquista, além de aumentar nossa confiança em nós mesmos e no que estamos fazendo.

Esse sentimento nos faz querer permanecer mais ainda no mercado, buscando mais aprendizado, mais experiência. É uma das melhores coisas do mundo.

Mas, como sempre, é necessário ficar de olho nos excessos, pois se permitir que a confiança atinja um nível muito elevado, seu emocional toma conta e você acaba tomando decisões ruins para o mês seguinte.

Um mês bom, não se define por fechar ou não positivo e sim, no quanto você evoluiu naquele período, no quanto você aprendeu e melhorou. Então, mesmo que seu resultado financeiro tenha sido negativo, você pode ter tido um ótimo mês pelo aprendizado que teve

Resultado de imagem para evolução pessoal

O que você faz quando fecha um mês positivo?

Uma coisa muito importante a se fazer, para prolongar esse sentimento de poder, de conquista e de confiança em você mesmo, é dar um significado para seu resultado, independente de ser financeiramente alto ou não.

Algo útil a se fazer é criar uma âncora emocional, para que quando necessário, você possa voltar a sentir essa confiança caso haja algum “dia ruim”. Tendo essa âncora, fica muito mais fácil lidar com o mercado e os dias de loss, ou os dias que não estamos nos sentindo bem com nós mesmos.( aquele sentimento de “Cara, sou um merda…”)

Então, o que você faz quando tem um mês positivo? É importante “realizar esse lucro” para que seu cérebro entenda que o risco que você corre todos os dias resulta em uma recompensa no final, validando o mérito e o esforço feito durante o mês inteiro.

Você pode sair com sua namorada(o), seus filhos, tomar uma cerveja, comprar algo para você… não importa. O importante é que você se pague de alguma maneira por tudo o que você passou durante o mês. Não é necessário gastar todo o ganho, mas pegar e usar parte dele, para seu proveito.

Resultado de imagem para russo dançando gif

Dimitri fechando o mês positivo!

Mas e se meu mês foi negativo?!

Como disse no início do post, é muito importante fazer uma autoanálise de como foi seu mês. Você pode ter fechado negativo, porém durante esse período, você evoluiu, aprendeu algo novo, se reinventou, definiu uma meta nova, melhor que anterior…

É preciso ter consciência do que foi feito durante o mês. Não adianta querer culpar o mercado, o operacional, os players… Quando você se torna consciente do que está acontecendo, assumindo a responsabilidade pelo seu resultado, você começa a se mover para melhorá-lo de forma imediata.

E para isso que este blog existe! Para te ajudar a melhorar!

Conta aí nos comentários, como foi seu mês e o que você faz para “comemorar” sua vitória?! É sempre importante comemorar nossas conquistas, por menor que sejam, pois isso faz um bem danado.

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem tem curtido nossas publicações, convido vocês a conhecerem um blog irreverente e descontraído de um cara Top! Acessem lá: Blog do Magrelow Trader

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Que tipo de trader eu sou?!

Importância das Metas

Importância das Metas pt2

O Trader e as Crenças Limitantes

 

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)