Hey você! Sim, você mesmo que esta lendo nesse momento este post! Já parou para pensar nos processos que estão ocorrendo para o funcionamento da nossa mente, de forma automática e instantânea, fazendo com que você os símbolos na tela a palavras, que compõem frases  que, estão organizadas de forma que você entenda? Nesses últimos segundos você acessou milhares de janelas de memória enquanto lia esse parágrafo… Compliquei? Então vamos simplificar…

Entendendo o processo de pensar…

Por que eu quero fazer essa operação?

Eu parto do principio que, para resolver um problema, é necessário entender o funcionamento das coisas e saber como as peças se encaixam, para aí sim, agirmos e resolvermos as coisas.

Portanto, é de máxima importância sabermos e entendermos os nossos processos de pensamentos e tomada de decisão, por que no que fazemos, uma decisão errada significa perda de dinheiro…

Nossa mente é uma maquina extremamente complexa. Nossas memórias não ocupam um lugar físico, não ficam registradas em “lugar” nenhum, mas ainda assim, estão lá, de alguma forma.

Quando temos que tomar alguma decisão, ou nos deparamos com alguma situação, nossa mente recorre ao histórico que está armazenado na nossa “nuvem”, e faz uma correlação entre o que está registrado e o que está acontecendo no momento. Esse processo é praticamente instantâneo.

Se estamos diante de uma situação em que nosso histórico é positivo, nossa reação será positiva, pois queremos repetir os sentimentos prazerosos. Caso contrário, evitaremos essa situação, e se formos “obrigados”, nos causará os sentimentos de estresse e ansiedade, por exemplo.

Simplificando, temos: Situação> Acesso ao nosso histórico> Ação

Uma coisa chamada de Autofluxo

Imagem relacionada

Sinapses neurais que ocorrem durante o Autofluxo

O Autofluxo é um processo mental involuntário e automático que esta intrínseco a nós, desde quando estamos no ventre das nossas mães.

É ele que permite com que você esteja lendo esse maravilhoso blog, sem precisar “pensar” nas palavras, em sua organização… simplesmente você lê.

Ele é o responsável por acessar o nosso histórico e nos trazer as informações necessárias para tomarmos nossas decisões.

Porém, caso você não tenha gestão dos seus pensamentos (controle emocional), ele pode te levar a pensamentos ruins, que irão te aprisionar, te congelar e literalmente, travar sua mente.

Se adicionarmos o autofluxo ao nosso processo, teremos: Situação> Autofluxo> Acesso ao nosso histórico> Ação

Janelas de memória

Imagem relacionada

Sempre que tomamos uma decisão e agimos, criamos uma memória, positiva ou negativa, que irá fica armazenada na nossa mente por tempo indeterminado.

Essas janelas, dependendo da carga emocional e intensidade, podem causar traumas, que se desenvolverão em possíveis doenças mentais como depressão, estresse, ansiedade entre outras

Nós somos seres que relacionamos as coisas. Desde os primórdios dos tempos, pois se fazia necessário. Aprendíamos com as coisas ao nosso redor e com a experiência. Isso fez com que nosso cérebro evoluísse mais rápido.

Criamos essas janelas por vários motivos diferentes, desde nossas experiências individuais ao nosso convívio social (até pela internet). Trazendo para nosso mundo, quando fazemos uma operação, completamente baseada em nossa técnica e estudos, e nos sentimos bem com isso, tenderemos a repeti-la. Quando fazemos algo fora do comum e temos um prejuízo, tenderemos a não repetir aquele feito (levando em consideração que você não esteja se autossabotando).

Com isso temos dois tipos de Janela de memória: As Janelas Light, que representam as memorias e sentimentos bons, e as Janelas Killer, que representam as memórias e sentimentos ruins.

Nosso processo fica: Situação> Autofluxo> Acesso ao nosso histórico> Abertura de Janelas de memória> Ação

Gerenciando a p#$%@ toda…

Funcionamento da mente

Um EU fraco gerenciando seus pensamentos

Pois bem, depois de termos visto todas essas informações, precisamos de alguém para gerenciar essas informações certo? Para isso serve o EU.

Entenda o eu como seu controle emocional, o lado racional por trás das ações.

É ele que vai gerenciar todas as informações e ações a serem tomadas. TUDO passa por ele. Esse é o cara que dá a autorização para agir.

Mas temos um problema grave. Muita gente possui um EU muito fraco, que é incapaz de assumir o controle e acabam fazendo besteira, agindo por impulso, por pura emoção… Se deixam levar pelo sentimento deixado pela janela da memória aberta.

Se não houver um EU forte, comandando e mantendo tudo em ordem, você não terá controle de nada e se tornará um refém de você mesmo e de seus pensamentos mais destrutivos… (por isso é importante ter o controle emocional bem treinado)

 

Fácil falar, extremamente difícil pôr em prática. Aconselho fortemente, para iniciar esse treino, a pratica e meditação e a observação dos seus comportamentos diante das mais diversas situações.

Com um EU bem treinado, é possível interromper os encarceramentos que as janelas Killer podem fazer, interrompendo o fluxo de pensamentos negativos e voltando ao equilíbrio. É possível, também, saber exatamente quando esta se tornando menos racional e mais emocional.

Finalizando nosso processo de pensamento, temos então:

Situação> Autofluxo> Acesso ao nosso histórico> Abertura de Janelas de memória> Gerenciamento do EU> Ação

Não vou me aprofundar muito mais, por que não haveria blog o suficiente para isso rs. Para quem se interessou sobre esse assunto mais “Técnico” de psicologia, recomendo a leitura do livro O Funcionamento da Mente, do Augusto Cury.

Toda essa parte teórica foi retirada da tese dele, então, recomendo fortemente a leitura, para que você entenda melhor como você pensa e como funciona seu processo de tomada de decisão, nas mais diversas áreas.

E aí, curtiu o post? Deixa ai nos comentários o que achou!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem tem curtido nossas publicações, convido vocês a conhecerem um blog irreverente e descontraído de um cara Top! Acessem lá: Blog do Magrelow Trader

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Lidando com o sofrimento

Por que hesitamos?!

Aprendendo a usar o Stop

Riscos e Retorno

Que tipo de trader eu sou?!

Importância das Metas

Importância das Metas pt2

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)