Você já ouviu falar dessa tal de Sindrome do Circuito fechado? Bem, no post de hoje vou falar sobre ela, se bem que indiretamente, já a mencionei em posts anteriores, então, se você já acompanha o Blog, vai lembrar desses posts.

O que é essa tal de SIndrome do Circuito Fechado (SiFe)?

Imagem relacionada

Sempre pensando nas mesmas coisas, “andando em círculos..”

Como no post sobre o FUNCIONAMENTO DA NOSSA MENTE, eu trouxe um olhar mais técnico, afim de demonstrar de forma simples o processo de tomada de decisão, que ocorre em milésimos de segundos, eu falei sobre janelas de memórias, autofluxo e um gerenciamento de emoções (que chamamos de EU).

O circuito fechado, ocorre quando temos algum evento, geralmente muito traumático ou estressante, e nossa mente entra em loop, fazendo com que não consigamos enxergar a situação de forma ampla.

Ou seja, só vemos o problema a nossa frente e ficamos “estáticos” diante da situação, não conseguindo pensar em uma solução ou em outras alternativas.

Ela está associada a fobias, onde a pessoa perde completamente o controle racional, perde o poder de questionar a situação (deixar de ser racional, igual quando a barata voa!).

Âncoras de memória

As Âncôras de memória são as lembranças em que temos maior carga emocional atrelada, sejam essas emoções boas ou ruins.

Não podemos escolher o que nosso cérebro armazena, como fazemos com os HDs dos nossos computadores, logo não podemos apagar nossas lembranças de forma voluntária (até por que, se fizessemos isso, não conseguiriamos evoluir, não é?!)

Com isso, nosso cérebro cria essas ancôras, para termos uma “base” para nossas escolhas. É um sistema necessário para aprendermos as coisas ao nosso redor, porém, não podemos escolher como elas serão criadas.

Exemplificando

Para ilustrar a Sindrome do Circuito fechado, imagine a seguinte situação:

Um trader vem tendo meses levemente positivos, tem desenvolvido sua confiança, tanto no operacional quanto no psicológico. Resolve aumentar sua quantidade de contratos/lote de ações a ser operado no mês seguinte.

E nesse mês, ele tem o maior prejuízo da sua vida! Todo o dinheiro que ele ganhou nos últimos meses foi embora, como num passe de mágica.

Nesse momento, seu cérebro cria uma Âncora, atrelando o aumento de contratos/lotes de ações ao prejuízo. Sendo assim, quando ele resolver aumentar sua mão novamente, seu cérebro vai abrir uma janela de memória killer atrelada a essa ancôra negativa, e a partir daí, um loop começa.

Pensamentos do tipo: “vou ter prejuizo de novo”, “sempre que aumento a mão, eu fico nervoso, com medo”, “Eu acho que vou quebrar”, rondam a mente desse trader, fazendo com que ele hesite, forçando-o talvez até a desistir do mercado.

Quebrando o padrão

Imagem relacionada

Quando se quebra o padrão de pensamento, se vê além…

Como disse no início do post, a Sindrome do Circuito Fechado é caracterizada pela falta de questionamento por parte do gerenciamento emocional.

Quando se olha “de fora” e começa a questionar esses pensamentos, automaticamente seu lado racional começa a tomar o controle das coisas.

Com seu lado racional “forçando” a racionalização das respostas, você começa a percerber que muitos desses pensamentos são baseados em “nada”. Você começa a enxergar além e ir mais fundo, encontrando mais respostas.

Não é algo fácil de se fazer, mas não é impossivel. Para isso, é necessário ter um controle emocional forte e treinado, pois assim, você saberá quando estará preso em um loop de pensamentos, formando um circuito fechado, ancorado em uma memória ruim.

Nossa mente costuma padronizar as coisas, logo, para ela se ocorreu uma vez, ocorrerá sempre. E isso é uma falha grave. Portanto, tendo controle sobre seus pensamentos, você controla suas reações e evita muitos problemas internos e externos.

Novamente, o post de hoje foi um resumo de uma parte da tese do Augusto Cury. Para quem se interessar e quiser se aprofundar mais, recomendo a leitura do livro O Funcionamento da Mente.

Curtiu o post? Deixa ai nos comentários se já aconteceu algo assim com você durante as suas operações!

Antes que eue squeça, não deixe de se cadastrar para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem tem curtido nossas publicações, convido vocês a conhecerem um blog irreverente e descontraído de um cara Top! Acessem lá: Blog do Magrelow Trader

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Entendendo o Instinto

Funcionamento da nossa mente

Lidando com o sofrimento

Por que hesitamos?!

Aprendendo a usar o Stop

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)