Se você quer muito uma coisa, mas muito mesmo, corra para o lado oposto! “Quê? Como assim Corra para o lado oposto? Esse cara tá muito louco… Tá na hora de parar com esses ilícitos! PROERD nele!”

Calma, calma… eu vou explicar o porquê…

Resultado de imagem para wrong way

Um antigo ditado grego

Lendo um livro à um tempo atrás (Bilionários, do Ricardo Geromel), me deparei com um antigo ditado, atribuído aos gregos, e que me marcou muito, se tornando uma coisa que eu levo pra vida:

“Se correr atrás da deusa da fortuna, ela fugirá; porém, se cortejar a deusa da sabedoria com
afinco e dedicação, ela se doará para você pouco a pouco. Então, a deusa da fortuna, ao ver
que está conquistando a deusa da sabedoria, repentinamente aparecerá na sua vida e você
terá grandes chances de conquistá-la.”

Assim que li isso, minha mente explodiu! Parece óbvio, a uma primeira vista, mas na prática, não é.

E como queremos o dinheiro…

Resultado de imagem para deusa tyche

Tyche, a deusa da fortuna (e sorte)

Fácil ler um texto desse, ou qualquer outra coisa “motivacional”, e se sentir bem e determinado a fazer algo. MAS na hora da prática, não é bem isso que ocorre.

Queremos ganhar dinheiro rápido (quem não quer?!) e da forma mais fácil possível (se não pudermos fazer nada, melhor ainda!).

Porém a prática, de qualquer atividade, a repetição das coisas, revendo tudo 5, 10, 20 vezes, se torna maçante e entediante. E com isso, vamos deixando a prática de lado, e sendo pegos desprevenidos na hora de agir, sem saber o que fazer.

Aprendendo da forma errada

Além de ganância e pressa em ganhar dinheiro, buscamos as informações erradas na hora de começarmos. O mais comum de ver por aí (redes sociais tem aos montes), são pessoas vendendo “técnicas milagrosas”, ” setups infalíveis” e mais um monte de tranqueira para se vencer no mercado.

Um monte de gente que “lê”(e não aprende), ficam pedindo indicações de livros técnicos para aprender mais e mais sobre várias técnicas diferentes, coisas que NUNCA usarão na hora de operar.

Nossa mente não consegue processar tantas informações ao mesmo tempo. Nem os mestres enxadristas pensam em tantos cenários possíveis assim!

Muitos buscam as “melhores técnicas” e esquecem de estudar o principal: Elas mesmas.

Por isso, se quiser ganhar dinheiro no mercado, vá na direção oposta! Não foque tanto nas técnicas diferentes e sim, mantenha o foco no seu psicológico! ( A lógica aqui é simples: As técnicas variam, o operador delas é constante… matemática simples pessoal!)

Buscando a deusa da Sabedoria

Resultado de imagem para deusa da sabedoria

Atena, a deusa grega da sabedoria

Antes de mais nada, não confunda conhecimento com inteligência, esperteza ou sabedoria! Você adquire conhecimento através de leitura de livros, assistindo vídeos e até conversando com alguém. Sabedoria requer experiência.

Esse é o principal erro que vejo por parte dos traders: Buscam conhecimento (Lembrei do ET Bilu agora!) e esquecem de ter inteligência.

Ao invés de iniciarem aprendendo um operacional mais simples possível, para que possam focar no que importa (Emocional e controle sobre seus pensamentos), essas pessoas seguem a manada, indo atrás de cursos milagrosos.

Pior ainda, acham que se tornaram consistentes no mercado após um dia de aula!

Acho que meio que indiretamente, deixei o caminho para se chegar a deusa da Sabedoria: Pratiquem o mais simples o máximo possível, concentre-se em como você se comporta usando o que aprendeu, sem ficar mudando suas técnicas sem necessidade e aprenda a cada dia com suas experiências.

Antes que eu esqueça, não deixe de se cadastrar para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem tem curtido nossas publicações, convido vocês a conhecerem um blog irreverente e descontraído de um cara Top! Acessem lá: Blog do Magrelow Trader

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Problema de Narrativa

Falácia de Ida e volta

A Fé Inabalável do Trader

Atribuindo carga emocional

Como sua mente te engana

Entender nossos hábitos

Uma pausa para a reflexão

 

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)