Escolha uma Página

Ser Trader: Modo de autodestruição

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

12 de julho de 2018

Já mencionei algumas vezes a expressão Espiral da Morte aqui no blog, caso não tenham notado. No post de hoje, quero me aprofundar um pouco mais nesse Modo de autodestruição do trader, e  mostrar como ele se manifesta (e como evitar ficar preso)

Começando pelo começo…

Em um dia claro de verão, lá está você: Animado (a), alegre, super positivo (a), de bem com a vida… Vem de uma sequência de gains consecutivos (dias ou semanas). Para você está tudo ótimo! Nem sabe mais o que é um loss…

E de repente, vem o dia negativo… UM dia negativo na sua sequencia de dias positivos. Você nem se lembrava mais do “gosto” do loss.

E ele vem como uma bomba atômica, obliterando todos os outros resultados!

Achou que havia erradicado isso da sua vida! Que nunca mais o veria de novo, mas ja sabe né:

Resultado de imagem para achou errado gif

… E você começa a entrar na Espiral, sem perceber…

Resultado de imagem para espiral descendente

Ok, só um dia negativo, tá tudo bem“, você pensa. Até que vem o segundo, o terceiro e como diz aquela musica: “Aí vem o desespero, machucando o coração…

Na sua mente, você pensa: “Cara, eu sei fazer isso! O que tá acontecendo? Esse mercado ta louco!“. Na verdade, não está.

Por conta do desespero, pela angustia de querer ganhar (sempre), seu cérebro começa a te AUTOSSABOTAR.

Você se “acostumou a ganhar” e por conta disso, não aceita o prejuízo quando ele vem. Começa a aumentar a mão para recuperar, mas não consegue e só piora as coisas.

E por conta dessa falta de “habilidade” em lidar com o prejuízo (não seguindo CONSELHOS PARA LIDAR COM AS PERDAS), mesmo seguindo o gerenciamento de risco, continua fechando o dia negativo.

…Continua caindo, e caindo…

mad men amc GIF

Nesse momento em que você, por curiosidade resolve saber quanto dinheiro perdeu e vê o tamanho do prejuízo, você caí ainda mais na Espiral da Morte.

Bate aquele desespero do tipo: Como vou pagar as contas?! Essa sensação começa a causar FRUSTRAÇÃO E ESTRESSE, ou como gosto de dizer “quebra seu espírito

Isso causa a sensação de: “Eu sou burro(a) de mais! Olha, eu não consigo acertar nenhuma operação! Acho que esqueci como se opera!

Tudo isso altera seu MINDSET! E quando ele se altera, tudo muda! Dentro e fora do mercado. SUA MENTALIDADE AFETA SEUS RESULTADOS, isso incluí desde de a maneira como você se vê no espelho até como você entra no mercado!

Nesse estágio, sua mente só pensa em perda, perda.. E advinha o que acontece quando você entra na operação?!

… até que você encontra o chão!

Como seres humanos, cometemos o erro de achar que tudo é para sempre. Sejam as coisas boas (sequencia de ganhos infinitos!) ou as coisas ruins (Sequencia de perdas infinitas!).

Quando se chega ao “chão“, você se sente derrotado, sem forças para continuar. Dá vontade de jogar tudo para o alto, e ir fazer outra coisa da vida.Por mais que você ame essa profissão de Trader!

Por conta da PRESSA E DA ANSIEDADE, você toma as piores decisões. Perde completamente o seu RITMO. E a sua única vontade é de continuar no chão, e não querer levantar mais…

Resultado de imagem para fundo do poço

Mas você quer lugar melhor para recomeçar do que do chão?!

Eu ouvi três frases que eu achei sensacionais para momentos assim:

  • Melhor lugar para recomeçar é o fundo do poço. Basta eu parar de cavar!
  • Estar na merda, é o melhor lugar para se florescer, pois você está rodeado de adubo!
  • Quem não faz merda, não aduba a vida!

Muita gente começa a “culpar” o mercado, depois a autossabotagem chega e começa a fase de autodepreciação. Vejo gente f#$@ no mercado, que tem um astral lá em cima (que literalmente anima o dia dos outros), se apagar numa situação dessas!

Então, para que se quebre o CIRCUITO FECHADO pensamentos negativos, devemos ter autocrítica!

Se você chegou até aqui, significa alguma coisa, certo? Você já foi longe demais para desistir!

Nos acomodamos com as vitórias, e esse é o maior pecado de um trader. Para nós, todos os dias são uma singularidade e temos que aproveitá-las como tal.

Não podemos deixar de estudar, rever nossas operações, de ganho ou de perda, devemos manter nossa mente afiada, nos esforçando para sempre sair da zona de conforto.

Devemos nos questionar ao menor sinal de um pensamento destrutivo, e não simplesmente aceitar essas críticas internas.

Devemos buscar dentro de nós as respostas para as coisas que nos falta e ir atrás delas!

EU SEI QUE VOCÊ É F#$@ E QUE VOCÊ CONSEGUE!

Como eu sempre digo: Agora vai lá, e faz teu nome! Brilha!

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Você não é especial!

Ser Trader: Você não é especial!

Sim! É exatamente isso o que você leu! Você não é especial e vou te mostrar o por quê! Se sentindo especial demais......

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.