Escolha uma Página

Ser Trader: Cometendo excessos

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

2 de agosto de 2018

Sabe aquela velha máxima: Até água em excesso faz mal?! No post de hoje, abordaremos esse assunto. Sei que de vez em quando acabamos cometendo excessos, mas temos que saber como dosar as coisas para que nada saia do controle.

Evite os excessos

Conheço algumas pessoas que adoram viver nos extremos. Quando se está feliz, está MUITO feliz, beirando a euforia. Quando se está triste, beira a depressão.

Esses estados de ânimo mexem muito com seu psicológico, pois não existe (de forma constante) um equilíbrio emocional, para o qual você possa retornar.

E essas variações podem ocorrer dentro de uma mesmo dia, como por exemplo acordar super feliz, animado e de bem com a vida e terminar o dia se sentindo um nada…

Digo isso por que já aconteceu comigo algumas vezes (E se eu não tomar o devido cuidado, volta a acontecer…)

Excesso de Auto Confiança

Resultado de imagem para autoconfiança

Já falei muito sobre medo, ansiedade e outras coisas “ruins“. Porém, hoje eu quero abordar o excesso de coisas boas, e como elas te afetam.

Ter auto confiança é ótimo. Acho que é o principal para qualquer pessoa, principalmente para nós Traders, que não temos “garantias” de nada.

Auto Confiança é o resultado de Auto Conhecimento e reconhecimento de suas capacidades e habilidades… porém quando se deixa levar, se torna o seu pior inimigo.

Cuidado com os ganhos…

É muito comum ouvirmos que dinheiro muda as pessoas. Pessoalmente, discordo. Para mim, o dinheiro potencializa quem você é. Se é indisciplinado com pouco, será com muito. Se é uma pessoa babaca com pouco

Quando começamos, começamos pequeno, nos arriscando com pouco e aprendendo. Vamos ganhando confiança nos que estamos fazendo, nos permitindo gradativamente a aumentar a nossa mão e experimentando lucros (ou prejuízos maiores), percebendo como nos comportamos com eles.

Aos poucos nos sentimos merecedores do que estamos ganhando, ficando feliz com as nossas pequenas vitórias .

Na real, o problema começa quando você ganha mais do que precisa para se manter e usa o excedente para seus luxos e vontades pessoais. (Não que seja errado, mas o problema não está no dinheiro…)

Quando a humildade passa longe

Todos querem fazer dinheiro no mercado, isso é inegável. Porém, mesmo os traders mais disciplinados podem ser levados pelo sentimento de serem “deuses de seus próprios mundos”, devido ao dinheiro que ganham.

“A riqueza é escrava dos homens sábios e mestra dos tolos”, já dizia Sêneca. E é uma verdade.

Muitos se deixam levar pela quantidade de dinheiro, e acham que podem ter qualquer coisa, pessoa ou até se sentirem “imortais” podendo fazer qualquer coisa que queiram (exemplo de alguns artistas que vemos por aí).

Pessoalmente, esse tipo de pessoa não me agrada e passo longe.

Vemos na internet, pessoas que querem fazer de sua vida um grande evento e que TODOS devem saber o que eles estão conseguindo, através do mercado. Seja a compra de um carro importado, que estão fazendo caridade (e falando o valor que estão doando, ao invés de simplesmente doar e incentivar), que estão usando notas de 100 como papel higiênico… Tudo para a auto promoção.

Nesse momento, a Auto confiança já se tornou Narcisismo e quando as pessoas pararem de admirar esse “santo“, a magia acaba e a ficha cai… E sabe pra onde vai toda a humildade do inicio? Exatamente para o lugar que você imaginou…

Resultado de imagem para geração de valor o perigo

Memento Mori

(EU ESTAVA ANSIOSO PARA PODER USAR ESSA EXPRESSÃO AQUI NO BLOG! OBRIGADO PELA SUGESTÃO DESSE TEMA!)

Para quem não conhece, vem do latim e significa “Lembre-se que é mortal”. Ou seja, tudo na sua vida é passageira: Momentos bons e ruins, sua saúde, sua riqueza, seus “amigos“…

Portanto, é sempre importante manter-se em equilíbrio emocional, evitando os excessos para que você possa ver as coisas com mais clareza. (e aproveitá-las da melhor forma!)

É importante saber que por mais que você possa, que você fez por merecer e que batalhou, nada disso justifica que seu excesso de confiança possa diminuir os outros ou que sua humildade seja levada embora.

Querer se expor demais é um risco absurdo, podendo te colocar em situações complicadas.

Portanto, não permita que esse excesso de confiança em você mesmo, te leve para um caminho ruim, perdendo completamente o sentido (sua essência). Não seja dominado pela falsa sensação de “poder” que o dinheiro traz a você, por que um dia, nada disso vai importar.

Nunca se esqueça, quando estiver se sentindo o máximo, que você é o FODÃO, lembre-se imediatamente de Memento Mori, e retorne ao equilíbrio.

Resultado de imagem para memento mori

(Só para constar: Não estou dizendo que você não deve se sentir o fodão quando você faz algo grande, o grande problema é você ser levado por isso. Não há necessidade de aprovação dos outros para isso, só a sua própria que importa, saca?!)

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Saiba assumir riscos

Ser Trader: Saiba assumir riscos

A principal característica da profissão de Trader é saber como ligar e gerenciar os riscos que o mercado possui....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.