Escolha uma Página

Ser Trader: Cometendo Iatrogenia no Trading

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

23 de agosto de 2018

Já ouviram falar do termo Iatrogenia?! Muita gente acaba cometendo iatrogenia no trading, em busca de perfeição e nem percebem, e quando se tocam, já é tarde demais…

 

 

Mas o que diabos é Iatrogenia?!

Resultado de imagem para iatrogenia

Iatrogenia é um termo usado para se referir a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas  ou resultantes do tratamento médico.

Resultado de imagem para mike da swat

Ou seja, quando aplicado um tratamento médico em um paciente doente, ao invés de ele melhorar, ele piora.

Trazendo do mundo da medicina, para o nosso mundo de “bolsa de valores” quantas vezes queremos melhorar o resultado e fazemos aquela “baguncinha”, como diria o nosso amigo, Mike da Swat?!

 

 

Iatrogenia no Operacional…

Na época em que eu fiz o meu curso sobre Price Action, os meus colegas de turma após algum pouco tempo, se desvirtuaram do que aprendemos.

Começaram a utilizar outros recursos que não faziam parte do que havia sido ensinado, indo completamente no sentido contrário. A justificativa: Muitos queriam “melhorar” o que haviam acabado de conhecer, apesar que já estava “bom“.

Aqui vale uma observação: há uma diferença entre adaptar e “tentar melhorar”. Quando queremos adaptar, utilizamos os conceitos internos ao nosso favor, e não fugimos da regra pricipal. Quando “tentamos melhorar”, geralmente utilizamos recursos externos.

Como resultado, muitos não dedicaram tempo e esforço a aprender e adaptar o que foi ensinado, e alguns ainda disseram que aquilo não funcionava.

Quanta das vezes, após descobrir alguma coisa, nós já queremos melhorá-la?! Quando aprendemos um novo operacional, essa é a reação mais comum. Logo nos ocorre o pensamento: “Ah, se eu usar esse operacional, com aquele indicador, nesse estilo de gráfico… fico rico em 2 dias!

E nessa de tentar melhorar…

 

 

Iatrogenia nas Operações…

Se você não se identificou com o tópico anterior, quase certeza que nesse aqui vai!

Imagina o seguinte: Lá está você, tendo um dia de ganho, até levar um loss pequeno. Aquele valor positivo que estava antes na sua tela diminuiu e você pensa: “Vou fazer mais uma operação pra recuperar aquele valor e parar o dia.”

… e perde, faz outra e perde mais,outra e perde mais um pouco, se desespera e aumenta a mão, e perde mais… e no final do dia está negativo (entrando naquele MODO DE AUTODESTRUIÇÃO)

Outro exemplo: Você possui uma meta, financeira ou de pontos, e  está faltando, sei lá 10 reais para a sua meta financeira do dia. E pelo simples fato de VOCÊ QUERER, resolve fazer mais uma operação, para fechar o dia com a meta.

Nem preciso continuar, né?!

Parece absurdo, mas é muito comum. Na tentativa de corrigir, ou de “recuperar” nós pioramos nossa situação e no final, ficamos nos sentindo inúteis se perguntando: “por que eu fiz isso?!

 

 

Entendi que faço besteira, mas como evito isso?!

A primeira resposta é DISCIPLINA, respeitar os limites impostos por você mesmo. E a segunda resposta é bom senso, coisa que não faz mal a ninguém.

O mercado não é algo complexo, como muitos pensam, porém é necessário usar a inteligencia e o bom senso. Ora, se você está em um dia positivo, por que se arriscar mais?! Não se arriscou demais por um dia para conseguir aquele resultado?!

Coloca uma coisa na sua mente: Quando você acordou, tinha menos do que tem agora. Então, não devolva isso para o mercado!

Se dê um tempo para internalizar o que aprendeu, e não invente de querer “melhorar” as coisas antes da hora. Ao se aprofundar, você saberá o momento certo de complementar sua técnica com o que precisa.

Com isso em mente, fica mais claro identificar quando você está “matando o paciente” ao dar um remédio para que ele melhore. Um prova de que até EXCESSO de cuidados, mata.

 

 

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem tem curtido nossas publicações, convido vocês a conhecerem um blog irreverente e descontraído de um cara Top! Acessem lá: Blog do Magrelow Trader

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Aprendenda a ser ignorante

Os três porques

Seja Grato

Mude o que não te agrada

Cometendo excessos

A importância de um Diário de Trading

Disciplina de um Trader – Prática

Disciplina de um Trader

 

 

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Saiba assumir riscos

Ser Trader: Saiba assumir riscos

A principal característica da profissão de Trader é saber como ligar e gerenciar os riscos que o mercado possui....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.