Escolha uma Página

Ser Trader: Aluno bom e Bom aluno

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

27 de agosto de 2018

Já aviso que muito provavelmente esse post vai causar um certo desconforto, justamente por ir contra a frase “Você precisa estudar muito.” E acreditem, essa foi a forma menos agresseiva de eu abordar isso. No post de hoje, vamos a diferença do Aluno bom e Bom Aluno.

Tudo começa na escola.

Desde cedo aprendemos que precisamos estudar muito, caso queiramos “ser alguém na vida“. Portanto, quando frequentamos a escola, somos condicionados aprender o que os professores ensinam, para que tenhamos ótimas notas nas provas.

Dizem que com notas altas, daremos orgulho aos nossos pais e que no futuro, entraremos em uma ótima faculdade, para continuar o ciclo e termos uma formação superior.

Portanto, um Aluno bom vai ser aquele que se aprofundar mais dentro de tudo o que é ensinado na escola (conjunto fechado de conhecimento). O famoso “CDF“.

Com isso, ele vai conseguir as melhores notas e ter destaque dentro do universo escolar/faculdade.

E então trazemos isso para vida

Quando nos tornamos adultos responsáveis, e temos que encarar a vida como ela é, temos um impacto muito grande, pois “não estamos preparados para isso“.

É erro comum achar que a escola/faculdade (e seus conjuntos fechados de conhecimento) são o suficiente para que se tenha preparo na vida, de uma forma geral.

Chega a ser interessante quando o Aluno bom é confrontado pela vida e ele busca, dentro dos conjunto de conhecimento adquirido exclusivamente pela escola/faculdade e se vê perdido, pois a realidade “ignora” eles, o famoso “não é bem assim…

É nesse momento que o Bom aluno, leva vantagem. O Bom aluno, não se mantém preso ao conjunto de conhecimento padrão. Ele busca ir além, através da prática, para validar todo conhecimento adquirido.

O Bom aluno descobre mais cedo que a realidade “não é bem assim” como é ensinado nas escolas/faculdades e nos livros.

No mundo do mercado…

Nesse nosso mundo, vejo inúmeros Alunos bons soltos no mercado. Uma galera que lê muitos livros técnicos, que fez muitos cursos, que entendeu algumas técnicas muito bem, porém na hora da execução entram em pânico, ficam perdidos.

Vejo poucos Bons Alunos, que questionam o pouco que aprenderam e vão por um caminho diferente, trazendo conhecimentos de outras áreas, que praticam muito mais o pouco que sabem.

Os Alunos bons defendem seus professores e querem que o mundo se adeque as “regras” impostas pelas teorias e cálculos “precisos“, enquanto que os Bons alunos, por experiência e prática, se adaptam aos cenários adversos.

O tempo que os Alunos bons perdem se atolando em mais livros técnicos e cursos, os Bons alunos estão praticando.

Erudição sem prática, é inútil. De nada adianta saber tudo, se você não sabe aplicar a metade.

Portanto, para mim, é necessário fazer uma pequena alteração na frase do começo do post. Trocar “estudar” por “praticar

Ah, mas não é a mesma coisa?!

Você pode ler todos os livros sobre boxe, ver todas as lutas pela TV, saber o nome de todos os lutadores e suas estatísticas, mas isso de nada adianta se você entrar no ringue com um outro boxeador.

Ele não tem noção nenhuma do “estudo” que você fez, mas pela prática dele, ele te derruba fácil.

Se obtém mais sucesso indo da prática para erudição, do que o oposto…

Esse post, foi baseado em um dos capítulos do livro Antifrágil, de Nassim Nicholas Taleb. Leitura que recomendo fortemente!

Muito conteúdo interessante para nós operadores do mercado financeiro, que se leva para a vida!

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.