Escolha uma Página

Ser Trader: O ambiente do Trader

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

18 de setembro de 2018

Pode parecer besteira, mas o ambiente de trabalho influencia muito na qualidade do trabalho que esta sendo executado, refletindo no resultado final! Por isso, hoje vamos falar do Ambiente do Trader.

Importância de um bom ambiente de trabalho

Quando nos tornamos traders por tempo integral, estamos decidindo seguir uma profissão, ter uma carreira, e por isso, é de extrema importância construirmos um ambiente propício para que possamos obter o melhor rendimento.

Muitos de nós, começamos operando de casa, dos nossos quartos ou de algum lugar que realmente, não é o melhor lugar para pode operar, pois temos muitas DISTRAÇÕES, que nos atrapalham e tiram nosso foco.

Quando operamos de casa, por exemplo, temos que lidar com esposa/marido, as vezes filhos, vizinhos, telefone tocando, cachorro, gato, papagaio, coisas para resolver na rua, coisas para resolver… Enfim, uma infinidade de coisas!

Logo, se faz muito necessário, mesmo que operando em um ambiente “caótico“, criar uma certa “ordem“, mesmo que por algumas horas do seu dia.

Vamos melhorar?

Uma técnica utilizada, até por grandes empresas, para manter um ambiente de trabalho organizado, limpo e propício a atividade a ser executada, é a chamada 5S.

Esses 5S, são de cinco palavras em japonês que são Seiton (organização), Seisou (limpeza), Seiketsu (saúde e higiene), Shitsuke (disciplina) e Seiri (utilização).

Com esses 5 conceitos, é possível melhorar o ambiente de trabalho, fornecendo a você uma melhor estrutura para se trabalhar, com tranquilidade para que tome as melhores decisões no mercado. Um ambiente e um psicológico alinhados, você vai operar em outro nível, alcançando resultados superiores!

Então, vamos aos conceitos:

Resultado de imagem para 5 s

Organização (Seiton)

O conceito de organização, refere-se a organização de prioridades. Então, antes de começar qualquer coisa no dia, é importante definir prioridades e com isso, montar uma “agenda” para o dia. Se tiver coisas mais importantes a resolver, como por exemplo, uma consulta médica, dê prioridade a resolver isso antes de operar

Definindo suas prioridades no dia, você sabe exatamente o que deve fazer e consegue operar sem pressão de ter que sair para resolver outra coisa, ou ficar com a cabeça em outro lugar, pensando em outros problemas, perdendo o foco do mercado.

Haverão dias que suas prioridades serão maiores que operar. Isso é normal e você não deve se sentir mal com isso.

Limpeza (Seisou)

O conceito de limpeza, é a respeito de manter o ambiente devidamente organizado. Cada coisa no seu lugar, para que não haja perda de tempo ao procurar algo.

Ou seja, manter sua mesa de trabalho, ou área de trabalho do computador, devidamente organizada, somente com as coisas que você vai precisar. Tudo o que não for lhe ajudar durante suas operações devem estar guardadas em outros locais.

Celular, tablet, entre outros dispositivos ou qualquer coisa que possam atrapalhar, devem ser guardados em outro local. Assim como, evitar acessos a redes sociais ou qualquer outra coisa que não seja sua plataforma de operação.

Pode se resumir esse conceito em: Um lugar para cada coisa. Então, sempre mantenha tudo devidamente no seu lugar.

Saúde e Higiene (Seiketsu)

Esse conceito é bem simples: Mantenha seu local de trabalho limpo. Simples assim.

Crie uma rotina de limpar tudo, tirar o pó, arrumar e organizar e enquanto faz isso, é possível checar se há alguma faltando.

Seja algum equipamento que lhe seja útil, seja um livro que precisa ser lido, algo que precisa ser aprendido ou qualquer coisa do tipo.

Esse conceito é bem simples e acho que é o que a maioria faz. O ponto importante aqui é a rotina de fazer sempre.

Aqui vale também uma segunda aplicação, sendo utilizado na estratégia que você está usando. Você pode fazer uma limpeza, sempre que necessário e verificando o que precisa ser ajustado, modificado, ou se precisa incluir ou excluir alguma coisa.

Disciplina (Shitsuke)

Esse, eu acho que é o conceito mais difícil de todos! Esse conceito, requer que haja uma padronização no seu trabalho.

Tenha definido seu horário de trabalho, seu modo de operar, seu gerenciamento, tenha sua rotina definida, e todo o resto devidamente organizado.

Essa disciplina vai fazer você criar rotinas e a partir delas, hábitos saudáveis, pois você terá que seguir o seu padrão e as suas regras e caso não ocorra, você estará traindo a você mesmo.

Aqui cabe também um acordo, com quem mora com você: Quando se definir o seu horário de trabalho, você pode solicitar que naquele espaço de tempo, que não seja incomodado(a), para poder manter o foco. Assim, a relação fica mais tranquila e sem stress.

Utilização (Seiri)

Esse conceito, junto com o anterior, ajuda a fortalecer os hábitos criados. Esse conceito tem como principal função, manter tudo o que é mais utilizado, por perto, e o que for menos utilizado, mais distante.

Esse conceito prioriza a repetição da rotina e a sustentação da disciplina no trabalho. Bem simples.

Mantenha a repetição de todas as rotinas, até se tornarem hábitos, e que os hábitos se tornem parte de sua personalidade.

Juntando tudo

Todos os 5 conceitos, devem ser aplicados juntos para que hajam resultados. Não adianta escolher um conceito ou outro, então, é importante começar tudo de uma vez.

Quando se aplica essa técnica, que é de certa forma simples, você vai começar a notar que você vai se sentir mais confortável ao operar.

Com a mente mais relaxada e tranquila, e um ambiente devidamente organizado, você conseguirá manter o foco no mercado por mais tempo, aumentando sua curva de aprendizado.

Aplica essa técnica e depois me conta o que melhorou aí nos seus resultados!

Imagem relacionada

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Tenha tudo bem definido

Ser Trader: Tenha tudo bem definido

Uma pergunta: Você já fez um plano bem detalhado do que você deve fazer? Sabe por que é importante que você tenha tudo...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.