Escolha uma Página

Ser Trader: O Trading e Poker

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

25 de setembro de 2018

Já escrevi aqui anteriormente, que existem OUTRAS FONTES DE APRENDIZADO, além de livros técnicos e vídeos de mercado. Então no Post de hoje, vou mostrar as semelhanças entre o Trading e o Poker.

Poker, um jogo de estratégia e probabilidades

Todos já ouvimos falar sobre Poker em algum momento das nossas vidas (assim como a Bolsa de Valores), sejam em filmes ou séries, mas poucas pessoas se interessam por esse jogo (que já se tornou esporte!).

Poker é um jogo que “força” ao jogador desenvolver algumas habilidades que comumente não temos. Pensar em termos de probabilidade, se vale a pena ou não entrar, quando parar e quando continuar e até saber quando blefar e “usar de força“.

Para nós que estamos no mercado financeiro, acredito que seja a melhor forma de se estudar o “mercado sem estar no mercado“, pois mesmo sem uma plataforma de trading aberta, você estará lidando com a relação de dinheiro e deu psicológico.

Dentro do poker, existem regras explícitas e implícitas (assim como no trading) e a partir delas, você pode desenvolver suas técnicas de como se comportar na mesa.

Ou seja, no poker existem as combinações de cartas que formam padrões, e cada padrão possui seu determinado valor e suas probabilidades de se formarem.

Além de saber o que você possui (sua estratégia), você precisa “ler” os outros jogadores (ler o mercado), para saber se você está ou não em vantagem.

Aprendendo a lidar com a pressão

Uma das regras do poker é o seu tempo de ação, ou seja, você tem um tempo limite para tomar uma decisão e caso não a execute, você sai do jogo naquela rodada (geralmente usada em jogos on line).

Com essa regra, garante-se o dinamismo do jogo.

Sendo assim, em poucos segundos, você precisa analisar todo o cenário da mesa, se vale a pena continuar o jogo, se as cartas que você possui e as que estão na mesa lhe dão alguma vantagem, se algum dos outros jogadores está blefando…

Logo, você precisa avaliar muitas variáveis para tomar uma decisão em segundos! Se você for ansioso demais, você congela e não toma uma decisão racional, ou quando toma alguma decisão é a pior de todas, naquele momento.

Seguindo o grupo

Quando se está  jogando, e você está perdendo bastante, é comum ativar o modo “tudo ou nada” (aquele modo que

faz com que você ative seu MODO DE AUTODESTRUIÇÃO).

Assim, quando todos começam a aumentar suas apostas, e você sabendo que todos possuem mais “força” (mais fichas) do que você, você simplesmente segue os outros. Literalmente você é conduzido para colocar tudo o que você tem na mesa, e você o faz por que quer se vingar, por estar com raiva…

E geralmente, você tem esse tipo de comportamento quando está com uma mão muito, mas muito ruim mesmo e deixa tudo “por conta da sorte

Quando se percebe esse comportamento e desenvolve autocontrole, você logo nota quando está sendo conduzido ou o quanto a mesa está irracional e você opta por ficar de fora, para proteger seu psicológico e seu dinheiro.

Desenvolvendo habilidades extras

Assim como no mercado, existem regras explícitas, também existem as implícitas, que precisam de sua interpretação e entendimento.

As regras explícitas você aprende lendo como se joga, vendo as combinações de cartas, quem aposta primeiro, termos usados durante o jogo…

… Já as implícitas, somente com a vivência. Por exemplo, quanto se está disposto a perder, com quais cartas você vai continuar no jogo, pensamento em probabilidade. Coisas que só quem quer realmente levar a sério, saindo da superficialidade, consegue perceber.

Quando se leva a sério, é necessário desenvolver coisas além das regras gerais, isso também conta com seu próprio desenvolvimento e autoconhecimento.

Como lidar com as perdas, gerenciar as suas fichas, se vale a pena aumentar a aposta ou cair fora, saber lidar com os outros jogadores ganhando enquanto você perde, saber lidar com frustração de estar errado, lidar com as provocações dos outros…

Todas essas coisas são coisas implícitas, nada faz parte da regra geral. E essas regras valem, mesmo que você esteja jogando on line, com fichas de dinheiro fictício…

Outras coisas importantes

No poker é possível blefar, fazendo com que os adversários possam acreditar que você tem a vantagem, mas nunca, em hipótese alguma, tente fazer isso no mercado… Ele sempre paga pra ver, e você paga pelo seu blefe com um prejuízo!

O termo “usar a força” que u mencionei antes, é algo que eu uso pra dizer que algum outro jogador fez uma aposta muito grande para intimidar os outros, mexendo e desestabilizando o psicológico deles.

Quando se tem muitas fichas, até funciona, porém é mais importante ter boas cartas, do que muitas fichas! (Quem pegou a visão, pegou…)

Então galera, deixo como dica, aprenderem e se puderem jogar um pouco de poker, nas horas vagas. Jogar mantendo a visão de Trader.

Assim, vocês conseguirão enxergar muita coisa interessante com uns paralelos muito bons entre um jogo de cartas e o mercado financeiro!

E se forem jogar, me convidem!

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.