Já parou para pensar em como seria o processo correto de evolução de um Trader?! Quando se presta a devida atenção a sua volta você aprende umas lições importantes. Esse texto é um ótimo exemplo disso!

 

 

 

O que uma criança pode me ensinar sobre o mercado?!

 

“Mas que pergunta mais besta!” você pode ter se perguntado. Ou talvez até olhado o titulo do post e pensando “nem a pau eu leio isso…” Bem, se você não ler, vai estar perdendo uma lição extremamente importante…

Como afirmei logo de inicio, se você prestar atenção as pequenas coisas, você aprende lições grandiosas.

Observando uma criança de um pouco menos de um ano, comecei a prestar atenção a uma coisa, que para nós adultos é bem simples, mas que para ela, é algo extremamente complexo e difícil: Andar.

E é engraçado como nosso cérebro, mesmo naquela idade funciona, separando os processos, nos ajudando a executar nossas tarefas.

Se pararmos pra pensar em todo o processo de que uma criança executa para poder aprender a andar, e posteriormente correr, é uma grande lição de concistencia.

 

 

 

Observando o processo

 

Resultado de imagem para bebes andandoO processo de andar para uma criança, começa quando ela começa a aprender a se manter sentada, sem cair para os lados. Ali ela começa a desenvolver o equilibrio necessário para se manter estável, se tornando a base de todo o processo.

Em seguida, ela aprende a engatinhar, pois desenvolve a cruiosidade pelo ambiente e resolve “explorar“, logo precisa se mover. E no começo ela engatinha de forma atrapalhada e lenta, e com o tempo vai ficando mais uniforme e as vezes rápido demais!

Conforme ela cresce, ela começa a tentar se manter de pé e se equilibrar. Note que o equilibrio está presente em todos os processos…

Quando ganha confiança o suficiente, começa a arriscar os primeiros passos, dando um ou dois de início. Cai algumas vezes durante todo o processo, mas não desiste e continua tentando dar mais passos. Note que uma criança não força o caminhar. Literalmente caminha até onde suas pernas alcançam, e dão passos curtos.

E depois disso, começam a correr, pular… e que os pais tenham disposição!

 

 

 

Aqui fica a grande lição!

 

Bem, se enquanto você lia a descrição do processo, não pipocou na sua mente o insight e a visão que eu tive…

Muita gente chega no mercado querendo resultados rápidos e querem fazer muito dinheiro de uma vez. Resultado? Quebram, vez após vez.

Com esse pensamento de “fazer muito dinheiro rápido” operam demais, se alavancam demais, assumem riscos desnecessários… querendo dar grandes passos…

Mas essas mesmas pessoas mal conseguem ficar de pé sem cair. Não prestam a devida atenção ao processo de evolução natural. Querem logo pular as etapas, mas não é assim que funciona!

Se você quer poder ter a chande de “correr“, antes você deve aprender a se equilibrar, engatinhar, se manter de pé, dar pequenos passos e depois, só depois, tentar correr pra algum lugar!

Em que lugar desse processo você se encontra hoje?

 

 

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

As vantagens de ser um Trader Solitário

Lembre-se de quem você é

Você não é especial

Entendendo os seus resultados

Aprendizado pela Via Negativa

Iludido pelo que se vê

O Trading e o Poker

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)