Escolha uma Página

Ser Trader: Processo de evolução de uma criança

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

18 de outubro de 2018

Já parou para pensar em como seria o processo correto de evolução de um Trader?! Quando se presta a devida atenção a sua volta você aprende umas lições importantes. Esse texto é um ótimo exemplo disso!

O que uma criança pode me ensinar sobre o mercado?!

“Mas que pergunta mais besta!” você pode ter se perguntado. Ou talvez até olhado o titulo do post e pensando “nem a pau eu leio isso…” Bem, se você não ler, vai estar perdendo uma lição extremamente importante…

Como afirmei logo de inicio, se você prestar atenção as pequenas coisas, você aprende lições grandiosas.

Observando uma criança de um pouco menos de um ano, comecei a prestar atenção a uma coisa, que para nós adultos é bem simples, mas que para ela, é algo extremamente complexo e difícil: Andar.

E é engraçado como nosso cérebro, mesmo naquela idade funciona, separando os processos, nos ajudando a executar nossas tarefas.

Se pararmos pra pensar em todo o processo de que uma criança executa para poder aprender a andar, e posteriormente correr, é uma grande lição de consistência.

Observando o processo

O processo de andar para uma criança, começa quando ela começa a aprender a se manter sentada, sem cair para os lados. Ali ela começa a desenvolver o equilíbrio necessário para se manter estável, se tornando a base de todo o processo.

Em seguida, ela aprende a engatinhar, pois desenvolve a curiosidade pelo ambiente e resolve “explorar“, logo precisa se mover. E no começo ela engatinha de forma atrapalhada e lenta, e com o tempo vai ficando mais uniforme e as vezes rápido demais!

Conforme ela cresce, ela começa a tentar se manter de pé e se equilibrar. Note que o equilíbrio está presente em todos os processos…

Quando ganha confiança o suficiente, começa a arriscar os primeiros passos, dando um ou dois de início. Cai algumas vezes durante todo o processo, mas não desiste e continua tentando dar mais passos. Note que uma criança não força o caminhar. Literalmente caminha até onde suas pernas alcançam, e dão passos curtos.

E depois disso, começam a correr, pular… e que os pais tenham disposição!

Aqui fica a grande lição!

Bem, se enquanto você lia a descrição do processo, não pipocou na sua mente o insight e a visão que eu tive…

Muita gente chega no mercado querendo resultados rápidos e querem fazer muito dinheiro de uma vez. Resultado? Quebram, vez após vez.

Com esse pensamento de “fazer muito dinheiro rápido” operam demais, se alavancam demais, assumem riscos desnecessários… querendo dar grandes passos…

Mas essas mesmas pessoas mal conseguem ficar de pé sem cair. Não prestam a devida atenção ao processo de evolução natural. Querem logo pular as etapas, mas não é assim que funciona!

Se você quer poder ter a chance de “correr“, antes você deve aprender a se equilibrar, engatinhar, se manter de pé, dar pequenos passos e depois, só depois, tentar correr pra algum lugar!

Em que lugar desse processo você se encontra hoje?

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.