Escolha uma Página

Ser Trader: O Tao do Trader

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

11 de dezembro de 2018

Todos nós temos um caminho a percorrer, caso queiramos nos tornar bons em alguma coisa. Não tem como escaparmos disso. Hoje, quero mostrar a vocês o Tao do Trader.

O que é Tao?

Para quem não conhece, Tao é uma palavra chinesa que significa “caminho“. De acordo com o Wikipedia:

“Dentro do contexto da filosofia tradicional e religião Chinesa, o Tao é o conhecimento intuitivo da “vida” que não pode ser apreendido completamente – tão somente – como um conceito, mas pode ser conhecido, no entanto, através da experiência de vida real, cotidiana.”

Todos nós temos um Tao a percorrer, e como Traders não é diferente. Todos temos metas e objetivos, e para alcançar tudo isso, temos um caminho (longo por sinal) para chegar lá.

Tao do Trader

Quando eu penso no caminho que percorri como Trader, vejo o quanto eu evolui nesse período. Mudei muita coisa, tanto do lado profissional, quanto do lado pessoal.

O Mercado tem disso, de mexer com todas as áreas da nossa vida, e nem nos damos conta.

Cada Trader vai ter um caminho a seguir, individualmente. Afinal, cada um tem um objetivo no mercado.

Porém, existem algumas coisas que são comuns a todos nós. Alguns pontos em que, se queremos evoluir no nosso caminho, precisamos dar a devida atenção. Esses pontos servem como “marcadores” no seu caminho.

Saiba exatamente onde você quer chegar.

Esse é o principal! Se você não souber exatamente onde você quer chegar, você não vai saber qual caminho percorrer.

É muito importante ter uma meta clara, com prazos e muito bem estruturada, para que você possa medir o quanto você está ou não se aproximando dela.

A “meta” de alguns pode ser ganhar dinheiro, ter liberdade, não ter chefe, enfim, muitas coisas… Mas isso são sonhos, e não metas. Quando se estipula sua meta, ao alcançá-la, você estará mais próximo do seu sonho.

Logo, para alcançar um sonho, você pode ter várias metas intermediárias, te forçando constantemente a sair da zona de conforto e ir atrás dos seus objetivos.

Esse já é um bom começo para sua jornada, além de não deixar você desanimar no meio do caminho!

Se você ainda não sabe o que quer exatamente, leia: VOCÊ SABE EXATAMENTE O QUE QUER?!

Imagem relacionada

Disciplina para se manter no caminho

Talvez essa seja a coisa mais difícil para um Trader: Se manter no caminho correto.

Muitos fatores, as vezes fora do nosso controle, nos faz desviar dos nossos objetivos. Sejam esses motivos, internos ou externos, temos que desenvolver nossa disciplina para voltarmos ao caminho certo.

Por que disciplina e não resiliência? Simples, por que disciplina te mantêm na direção correta, mesmo nas piores situações possíveis. Ou seja, te mantém em ação, movimento, mesmo com tudo desmoronando.

Na minha opinião, essa deve ser a primeira meta de um Trader: Ser disciplinado!

Se você tem dificuldade com disciplina, leia:A DISCIPLINA DE UM TRADER (E leia também a parte PRÁTICA)

Imagem relacionada

Saiba a quem se comparar

Aqui é onde muitos, mas muitos Traders falham. Muitos não desenvolvem os dois pontos que mencionei antes e se guiam pelos resultados dos outros.

Se comparam ao “coleguinha do lado“, querendo fazer as mesas coisas, e perdem o foco neles mesmos. Depois, reclamam do quanto eles não são bons, ou que o Mercado não é para eles…

Entenda: Eu não sou igual a você, nem você é igual a mim. Você tem metas, objetivos e uma visão de mundo diferente da minha.

Com isso em mente, como podemos nos comparar?

Ah, mas o Trader tal, faz X Mil reais por dia e eu não faço!“, “O Trader tal boleta com Y contratos e eu não…“, ” O Trader fulano se tornou ‘consistente’ em 3 meses e eu to aqui a 6, e até agora só perco dinheiro…

Quando ouço isso, a primeira coisa que me vem a mente é: F#$@M-SE ELES! Somos diferentes em inúmeros fatores!

Não me importa se outro Trader, fez 100 vezes mais dinheiro que eu no ultimo pregão, não estou em uma competição com outros Traders!

A competição é sempre comigo mesmo! Hoje EU tenho que ser melhor do EU fui ontem. Amanhã, serei melhor do que EU fui hoje!

Nunca tentar ser melhor que outra pessoa. Entenda que VOCÊ NÃO É ESPECIAL.

Se você estiver sempre se comparando com outras pessoas, você sempre estará se desviando do SEU caminho.

Resultado de imagem para se olhar no espelho

E nunca se esqueça de olhar o caminho que você já trilhou

Vejo muitos Traders que dizem que não estão evoluindo, que não estão caminhando pra frente, que estão empacados! Que sentem que não estão saindo do lugar nunca!

Eles estão tão preocupados e apressados em alcançar as metas logo que esquecem de aproveitar e aprender pelo caminho.

Afinal, você só vai chegar lá se prestar atenção por onde você anda. Não existe um mapa com um caminho desenhado. (tá achando que é essa janta toda aí?! )

Por isso, é muito importante, sempre que sentir que não está evoluindo parar e pensar em tudo o que você já trilhou e alcançou.

Onde você estava antes e onde você está agora? O que você aprendeu nesse tempo? Quais habilidades você desenvolveu?

Essas são algumas das perguntas que você pode fazer a você mesmo para saber o quanto você evoluiu!

SAIBA QUEM VOCÊ É e onde quer chegar, e durante o percurso mantenha-se disciplinado e veja o quanto você já se desenvolveu… Você vai se surpreender!

Resultado de imagem para Olhar pra tras

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.