Escolha uma Página

Ser Trader: Principais características de um Trader Alfa

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

18 de dezembro de 2018

Em minhas pesquisas sobre comportamento humano, me deparei com esse termo, e resolvi procurar mais informações sobre o que é ser uma pessoa do tipo Alfa, e hoje, trago as principais características de um Trader Alfa para vocês.

Comportamento Alfa

Esse termo é utilizado para definir o líder de um grupo de animais. Por exemplo, em uma alcateia, temos a figura do Lobo Alfa.

O Lobo Alfa é responsável por manter o grupo em segurança, proteger sua família, garantir o alimento do bando, criar os filhotes, manter a ordem dentro do grupo, entre outras atividades. Devido a sua superioridade de status dentro do grupo, é geralmente desafiado por outros lobos que querem tomar seu lugar.

Algumas tribos indígenas Norte-americanas afirmavam que os lobos e nós éramos “irmãos de alma“.

A partir das observações dos comportamento das alcateias (e outros grupos de animais), os cientistas perceberam traços semelhantes ao comportamento humano. Em especial em indivíduos (homens e mulheres), que possuíam um comportamento diferenciado.

Esses indivíduos desenvolviam o comportamento de “lideres de bando“, destacando-os da maioria, exercendo maior influência nos grupos.

Alfa

Os 3 primeiros são os mais velhos ou os doentes e marcam o ritmo do grupo. Eles são seguidos pelos 5 mais fortes que os defenderão em um ataque surpresa. No centro seguem os demais membros da alcateia, e no final do grupo seguem os outros 5 mais fortes que protegerão o grupo. Em último, sozinho, segue o lobo Alfa.

Principais características de um Alfa

Uma das principais caracterizaras de um Alfa é a clareza do que ele quer alcançar. Ele sabe exatamente o que quer, e faz o que for possível para alcançar seu objetivo. Se precisar desenvolver uma habilidade nova, dormir menos, sacrificar diversão por trabalho, não importa, o Alfa fará o necessário.

Pessoas Alfas são bem diretas, o que pode causar certo incomodo em algumas pessoas mais “sensíveis“. Eles são bem objetivos e claros, não perdem tempo com rodeios. Falam o que precisa ser dito, e pronto.

Palavras sem ações não possuem significado para os Alfas. Para eles, o tempo que você perde dando explicações é o tempo que você estaria executando algo…

Alfas não perdem tempo com distrações fora de hora. Eles tem a noção de que o tempo deles é precioso demais para ser gasto com futilidades fora de hora. Logo, sabem dizer “não” na hora certa.

Assumem os riscos de tentar, sem medo de falhar. Entendem que isso faz parte do processo de aprendizado. A cada erro, eles melhoram seu desempenho, se aprimorando mais e mais.

Geralmente, se tornam o centro das atenções onde chegam, não por atributos físicos, mas por inteligência e conhecimento. Apesar disso, possuem um circulo de amigos muito restrito.

O Alfa lida bem com a solidão (As vezes até prefere). Assim, ele não precisa lidar com a opinião alheia ou se restringir para “agradar os outros“.

Com isso, não são bons em obedecer ordens de terceiros. Gostam de viver com a sua própria liberdade. E discrição é seu forte. Os Alfas de verdade não precisam mostrar para ninguém que eles são bons em algo. Eles simplesmente são.

O Trader Alfa

Como explicado acima, as pessoas Alfa possuem esses traços comportamentais desenvolvidos. Sabem exercer sua dominância, não através de força, mas de forma natural.

Elas aprenderam a lidar com as situações adversas, aprender com os erros e acima de tudo, sabem exatamente o que querem. E estão dispostas a pagar o preço para alcançar aquilo na vida.

O Trader que possui essas características desenvolvidas, tem uma maior percepção de “onde ele está agora“, “onde ele quer chegar” e “O que precisa ser feito

Um Trader Alfa, não vai se importar com o que outros traders estão fazendo ou realizando, ele vai estar mais preocupado com a sua própria evolução, em seus resultados e como isso o está aproximando da sua meta.

Eu sou um Alfa!

Bem, muita gente pode ler esses comportamentos e dizer: “Ah, eu sou uma pessoa Alfa!“, mas não é bem assim…

Se você tem medo real de tentar algo e falhar, ou seja, entrar em uma operação com medo de tomar um stop, você não é um Alfa.

Se você tenta justificar por que de não ter alcançado suas metas, e não aprende com seus erros, você não é um Alfa.

Se você não está disposto a sacrificar seu tempo em prol dos seus objetivos, você não é um Alfa.

Se você não troca um prazer imediato por uma meta de longo prazo, você não é um Alfa…

Se você todas essas afirmações incomodaram você ou você refletiu de forma sincera a respeito, VOCÊ NÃO É UM ALFA!

Então, deixo aqui um recado direto para os meus semelhantes: Para de ler esse post E VAI ATRÁS DA P$#@ DAS SUAS METAS!

(Adivinhem só quem é Alfa aqui…)

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.