Em minhas pesquisas sobre comportamento humano, me deparei com esse termo, e resolvi procurar mais informações sobre o que é ser uma pessoa do tipo Alfa, e hoje, trago as principais caracteristicas de um Trader Alfa para vocês.

 

 

Comportamento Alfa

 

Esse termo é utilizado para definir o lider de um grupo de animais. Por exemplo, em uma alcatéia, temos a figura do Lobo Alfa.

O Lobo Alfa é responsável por manter o grupo em segurança, proteger sua familia, garantir o alimento do bando, criar os filhotes, manter a ordem dentro do grupo, entre outras atividades. Devido a sua superioridade de status dentro do grupo, é geralmente desafiado por outros lobos que querem tomar seu lugar.

Algumas tribos indigenas Norte-Americanas afirmavam que os lobos e nós éramos “irmãos de alma“.

A partir das observações dos comportamento das alcatéias (e outros grupos de animais), os cientistas perceberam traços semelhantes ao comportamento humano. Em especial em individuos (homens e mulheres), que possuíam um comportamento diferenciado.

Esses individos desenvolviam o comportamento de “lideres de bando“, destacando-os da maioria, exercendo maior influência nos grupos.

 

Alfa

Os 3 primeiros são os mais velhos ou os doentes e marcam o ritmo do grupo. Eles são seguidos pelos 5 mais fortes que os defenderão em um ataque surpresa. No centro seguem os demais membros da alcateia, e no final do grupo seguem os outros 5 mais fortes que protegerão o grupo. Em último, sozinho, segue o lobo Alfa.

 

Principais caracteristicas de um Alfa

 

Uma das principais caracteristas de um Alfa é a clareza do que ele quer alcançar. Ele sabe exatamente o que quer, e faz o que for possivel para alcançar seu objetivo. Se precisar desenvolver uma habilidade nova, dormir menos, sacrificar diversão por trabalho, não importa, o Alfa fará o necessário.

Pessoas Alfas são bem diretas, o que pode causar certo incomodo em algumas pessoas mais “sensiveis“. Eles são bem objetivos e claros, não perdem tempo com rodeios. Falam o que precisa ser dito, e pronto.

Palavras sem ações não possuem significado para os Alfas. Para eles, o tempo que você perde dando explicações é o tempo que você estaria executando algo…

Alfas não perdem tempo com distrações fora de hora. Eles tem a noção de que o tempo deles é precioso demais para ser gasto com futilidades fora de hora. Logo, sabem dizer “não” na hora certa.

Assumem os riscos de tentar, sem medo de falhar. Entendem que isso faz parte do processo de aprendizado. A cada erro, eles melhoram seu desempenho, se aprimorando mais e mais.

Geralmente, se tornam o centro das atenções onde chegam, não por atributos físicos, mas por inteligencia e conhecimento. Apesar disso, possuem um circulo de amigos muito restrito.

O Alfa lida bem com a solidão (As vezes até prefere). Assim, ele não precisa lidar com a opinião alheia ou se restringir para “agradar os outros“.

Com isso, não são bons em obedecer ordens de terceiros. Gostam de viver com a sua própria liberdade. E discrição é seu forte. Os Alfas de verdade não precisam mostrar para ninguém que eles são bons em algo. Eles simplesmente são.

 

 

 

O Trader Alfa

 

10 dicas úteis Forex Trader de sucesso - Como FazerComo explicado acima, as pessoas Alfa possuem esses traços comportamentais desenvolvidos. Sabem exercer sua dominância, não através de força, mas de forma natural.

Elas aprenderam a lidar com as situações adversas, aprender com os erros e acima de tudo, sabem exatamente o que querem. E estão dispostas a pagar o preço para alcançar aquilo na vida.

O Trader que possui essas caracteristicas desenvolvidas, tem uma maior percepção de “onde ele está agora“, “onde ele quer chegar” e “O que precisa ser feito

Um Trader Alfa, não vai se importar com o que outros traders estão fazendo ou realizando, ele vai estar mais preocupado com a sua própria evolução, em seus resultados e como isso o está aproximando da sua meta.

 

 

 

Eu sou um Alfa!

 

Bem, muita gente pode ler esses comportamentos e dizer: “Ah, eu sou uma pessoa Alfa!“, mas não é bem assim…

Se você tem medo real de tentar algo e falhar, ou seja, entrar em uma operação com medo de tomar um stop, você não é um Alfa.

Se você tenta justificar por que de não ter alcançado suas metas, e não aprende com seus erros, você não é um Alfa.

Se você não está disposto a sacrificar seu tempo em prol dos seus objetivos, você não é um Alfa.

Se você não troca um prazer imediato por uma meta de longo prazo, você não é um Alfa…

Se você todas essas afirmações incomodaram você ou você refletiu de forma sincera a respeito, VOCÊ NÃO É UM ALFA!

Então, deixo aqui um recado direto para os meus semelhantes: Para de ler esse post E VAI ATRÁS DA P$#@ DAS SUAS METAS!

(Advinhem só quem é Alfa aqui…)

 

 

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

O Tao do Trader

A Falácia do “Tudo Funciona”

Em resumo, mercado é Contexto e Probabilidades

Sucesso passado não garante sucesso futuro

Você sabe exatamente o que quer?!

Vou te tirar da sua Zona de Conforto

 

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)