Select Page

Bem vindo de volta! Como foram as festas de fim de ano? Como você começou o seu ano novo? No nosso primeiro post do ano, escolhi falar de algo que acontece conosco mas quase não percebemos: A toda poderosa Sincronicidade!

 

 

O que é Sincronicidade?!

 

Resultado de imagem para sincronicidade

 

Para quem nunca ouviu essa palavra, Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado.

Assim sendo, os eventos que chamamos de “Sincronicidade” não possuem relação causal (causa e efeito) mas sim, uma relação de significado de semelhança. É parecido com o que acontece quando você pesquisa algum produto e de repente, aparece uma promoção dele na sua rede social…

A sincronicidade é também referida por Jung de “coincidência significativa“.

Em resumo, quando tomamos uma decisão, assumimos a responsabilidade por ela, e alinhamos o que fazemos com o que falamos (como já mostrei no post sobre EXEMPLO), a sincronicidade se manifesta de forma prática na nossa vida.

 

Acontece quase sempre, mas você nem percebe…

 

Resultado de imagem para sincronicidadeA Sincronicidade está por ai e quase sempre ela dá as caras, porém muitos de nós não a percebemos ou não damos o devido valor.

Não querendo ser esotérico, mas muita das vezes parece que o “Universo conspirou ao seu favor” para que aquilo acontecesse. Tem gente que chama de destino, “Lei da atração” (sem entender como essa “lei” funciona…), entre outras coisas…

Não sou muito de fazer isso, porém preciso exemplificar como essa Sincronicidade se apresenta na nossa vida, então, vou falar um pouco do que aconteceu comigo.

 

 

Era uma vez…

 

No início de 2017 eu tomei uma decisão importante na minha vida. Na verdade, só tomei a decisão e ela se provou importante ao longo do tempo. Decidi viver do mercado através do Trading.

Não queria mais ter chefe, queria minha liberdade, poder fazer algo que eu realmente gosto. E posso afirmar que queria isso com todas as minhas forças…

Obviamente, não foi algo do dia pra noite, como num passo de mágica. Já estava no mercado desde 2011 e sempre fui fascinado. Sempre estava estudando e me aprofundando mais e mais… Até que tomei minha decisão.

Parecia que o “Universo” estava esperando que eu tomasse essa decisão e quando eu fiz ele respondeu : “Orrraaa… Finalmente!”.

Em Fevereiro de 2017, ouve cortes na empresa onde trabalhava e eu fui um dos “felizardos” a ser premiado… Alguns dias antes eu havia traçado um plano de sair no final do ano, e ser demitido me daria mais vantagens por pegar os direitos e blá blá blá… E olha o que aconteceu…

Quando tomei a decisão “Vou viver do Mercado“, as coisas começaram a se “mover” na minha vida em direção a esse objetivo que eu queria verdadeiramente.

Após isso, comecei a me dedicar 300% ao Mercado, ao aprendizado, à minha própria evolução pessoal…

Nesse percurso, conheci a mim mesmo (coisa que eu achava que sabia..), pessoas saíram da minha vida (eliminando peso morto que eu carregava), pessoas entraram na minha vida (me ajudando a evoluir) e encontrei um propósito maior na minha vida além de viver do mercado (ajudar aos que querem, a chegar lá…).

Esse blog que você está lendo nesse exato momento, é um excelente resultado de Sincronicidade…

 

 

Como perceber a Sincronicidade na minha vida?

 

Existem várias formas de você perceber ela na sua vida… Eu comecei a perceber quando fiz duas coisas: Praticar MEDITAÇÃO e quando me tornei GRATO pelas coisas.

Meditação me ajudou a estar presente no momento, estar por completo no que estou fazendo (como escrever esse texto, por exemplo).

E a Gratidão, a ver o caminho que percorri, as coisas que aconteceram, as pessoas que me ajudaram, e descobrir que se não fosse por isso, não estaria aqui hoje.

Peço então, que pare tudo o que você está fazendo nesse momento, e me dê 5 minutos da sua atenção, se não puder me dar, pelo menos empresta vai… não seja egoísta…

Nesses próximos 5 minutos, quero que se concentre e lembre quando você tomou uma decisão na sua vida (qualquer uma que seja…). Lembre do caminho que você percorreu, das pessoas que te ajudaram ou que pararam de te atrapalhar, dos obstáculos que você superou, do quanto você evoluiu e cresceu… te levando até onde você está agora, lendo esse blog.

 

 

Por que esse tema como primeiro post do ano? Tá sem criatividade?!

 

Na verdade são três os principais motivos:

O primeiro é que, como já disse, não percebemos as coisas que acontecem ao nosso redor, toda a Sincronicidade que nos cerca, e por isso deixamos de ser gratos pelas coisas que conseguimos alcançar. Com isso nos desmotivamos a fazer coisas grandes.

O segundo é que quando percebemos essa Sincronicidade, agradecemos até os obstáculos que aparecem, pois tiramos lições deles. Entendemos que é o “Universo” perguntando: É isso mesmo que você quer? Então prova! E provamos sempre que superamos uma dificuldade e aprendemos com ela.

E o terceiro, foi por que eu quis! Simples assim… E que possivelmente alguém está precisando ler esse texto nesse momento…

 

Resultado de imagem para sincronicidade

 

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Principais características de um Trader Alfa

O Tao do Trader

A Falácia do “Tudo Funciona”

Em resumo, mercado é Contexto e Probabilidades

Sucesso passado não garante sucesso futuro

Você sabe exatamente o que quer?!

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.