Select Page

Já percebeu o quanto de coisa permeia nosso pensamento enquanto estamos de frente para a tela, analisando o mercado? Para um fluxo interminável de pensamentos. Por isso, quero te dar um conselho, se valer de alguma coisa: Livre-se de todo o peso que você carrega.

 

 

Mas que peso eu carrego?!

 

Quando estamos esperando nosso momento de fazer nossa operação, somos inundados por pensamentos aleatórios, vindos de todos os cantos do nosso inconsciente.

Pensamentos relacionados ao mercado em si, relacionados a nossa vida e muita das vezes, pensamentos nada a ver com o que estamos fazendo, que só tiram nosso foco.

Pode não parecer, mas cada pensamento desse tem um “peso“, e para cada pessoa, quanto mais significativo for esse pensamento, mais “pesado” ele fica.

Quanto mais “pesado” fica, pior fica para carregar ao longo do tempo. De forma mais prática, é como se você segurasse, com os braços levantados, um peso de 1Kg. Nos primeiros minutos você vai considerar fácil, já alguns momentos depois…

 

 

Quanto mais peso se carrega, mais lento você caminha.

 

Ora, ora, temos um Sherlock Holmes aqui, não é mesmo? Afirmação muito óbvia essa, não é?

Então por que você não faz? “Ah, mas não é bem assim….veja bem…

Se você  carregar muito peso, você será obrigado a andar mais devagar, parar mais vezes para descansar devido ao esforço, e muita das vezes até desistir do caminho, por não suportar a pressão que o peso está te causando.

Porém se você carrega o necessário, e vai se livrando de pesos mortos durante o caminho, tudo vai ficando mais leve e mais fluido, permitindo que você possa andar mais rápido, correr e quem sabe até saltar!

Quais pesos inúteis você tem carregado nessa caminhada?

 

Resultado de imagem para Viajante

 

Se livrando de todo o peso que carrega

 

Imagine um atleta de alta performance, em qualquer esporte. Vou usar como exemplo a natação.

imagine que ele está em uma competição importante, prestes a entrar na piscina. O que você imagina que ele está pensando? Pare e pense por alguns instantes antes de continuar…

Se você imaginou que ele está pensando em nadar como ele havia treinado, mantendo o foco nos pontos que ele observou durante os treinos e com total noção do tempo que ele leva, muito bem, chegamos bem próximos.

Nota que em nenhum momento ele pensou no boleto que tem que pagar, nas contas que não param de chegar, no quanto o adversário dele é mais rápido, com quantas pessoas ele está competindo, no que vai fazer no final de semana, na cerveja do final do dia… nada disso ( e nem você pensou, enquanto estava “no lugar dele”).

A única coisa que ele pensa é: Preciso fazer MEU MELHOR tempo.

Consegue ver a mesma relação com nós Traders?! Muitos de nós sentamos em frente a plataforma, esperando o Mercado  e começamos a pensar de mais, a “achar” e supor coisas de mais.

Preciso fechar o mês positivo!“, “Tenho que pagar isso ou aquilo“, “Sextooouuu“, “E se essa operação não der certo…“, “Acho que não vou entrar aqui não…“, “Não posso tomar loss…“,”Por que a notícia que saiu vai mexer com o mercado“, “Por que as bolsas estrangeiras fecharam assim ou assado“,  “Me sinto mal por que stopei o dia, e o outro Trader fechou positivo“, “Olha a boleta que esse cara postou“, “Olha o carro do fulano…“, “Eu não consigo, sou um merda...”

Todos esses tipos de pensamentos geram “pesos” na nossa mente. E quanto mais importância dermos, mais pesado fica.

E eu te pergunto: Ter esses pensamentos durante o pregão, te ajudam a se tornar um Trader melhor?

 

Carregue somente o necessário

 

Portanto, aprenda a carregar somente o necessário e deixe o que não for necessário para trás. Carregar peso morto não vai te ajudar em nada.

Durante as operações, concentre-se nas operações, em nada mais além. Nenhum pensamento externo vai te ajudar.

Mas Herick, preciso fazer isso, isso e aquilo…

Então organize seu tempo, seus recursos e seu foco para que você possa fazer as coisas. Não entre no mercado pensando em coisas fora dele. Imagina um soldado lutando uma guerra, se ele está pensando nos boletos, nos carnês… a única coisa que ele quer é sobreviver e voltar pra casa.

Quando você vai abandonar esses pesos inúteis e começar a carregar somente o que é de fato importante para sua caminhada?

 

Imagem relacionada

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Verdades Difíceis de Engolir

O que você veio fazer aqui?!

A Toda poderosa Sincronicidade

Principais características de um Trader Alfa

O Tao do Trader

A Falácia do “Tudo Funciona”

 

 

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.