Select Page

Muita das vezes, temos uma impressão errada a respeito do nosso tempo. Achamos que se “estivermos ocupados o tempo todo” estaremos sempre produzindo mais, porém, as aparências enganam…

 

Desperdicio de energia

 

O que todos os Traders querem são resultados e para isso alguns ficam, literalmente o dia todo, olhando o mercado. Ficam de frente para o gráfico, observando a movimentação do mercado e acham que assim estão ganhando “Tempo de Tela“.

Acham que quanto mais tempo “olham” mais aprendem. E nessa de observar o mercado, acabam muitas das vezes, por falta de auto controle, fazendo operações que não deveriam por que “o mercado está claro“.

Isso tudo é somente perda de energia. O Trader que fica literalmente o dia todo em frente a plataforma está desperdiçando energia e tempo (além de querer desenvolver algum problema de visão mais cedo do que o normal).

 

O tal do “Tempo de Tela”

 

Resultado de imagem para traderVamos esclarecer aqui de uma vez por todas: Tempo de tela não significa que você tenha que ficar em frente ao gráfico o tempo todo. “Tempo de tela” é uma expressão para sua experiência no mercado, e não para o tempo que você passou em frente ao gráfico observando o seu movimento.

O que isso quer dizer?!” Que “Tempo de Tela” é de fato, o tempo que você passou OPERANDO e não olhando o mercado andar…

Ou seja, você ficar olhando o mercado o tempo todo NÃO TE AJUDA EM NADA! Em nada mesmo. E já explico o por quê.

Outra coisa, para aproveitar o tópico “Observar o mercado“: Ficar olhando para o gráfico, NÃO É ESTUDAR ELE. #pas

 

A Pessoa Ocupada

 

A coisa mais comum, é alguém querer preencher todo o seu dia com atividades, para não ficar “ociosa“, se transformando em uma “pessoa ocupada“.

Mas advinha o que acontece? Essa “pessoa ocupada“, nunca tem tempo para nada, devido as suas atividades de rotina, pois ela “tem um objetivo a alcançar“. Está ocupada por um motivo nobre, certo?!

Ao observar essa rotina de perto, é fácil perceber que muitas das “atividades” do dia, não estão alinhadas com o objetivo dessa pessoa. São coisas que estão ali somente para “preencher a agenda“. Ou seja, desperdício de tempo e energia.

Se essa pessoa modificar sua rotina, afim de torná-la mais eficiente, ajudando ela a alcançar mais rápido seu objetivo, muito provável ela ficar com “horários vagos na rotina“, o que para muitos é um “crime“, pois não podemos ter tempo livre.

Muita gente esconde o ócio improdutivo, com excesso de atividades. Parafraseando Maria Popova:

Em nossa cultura, achamos que dormir muito pouco é uma espécie de distintivo de honora que simboliza ética no trabalho, ou firmeza, ou alguma outra virtude – mas, na verdade, é uma profunda falta de prioridade e respeito próprio.

“Mas Herick, esse tempo livre eu poderia estar olhando o gráfico! Você está falando besteira…”

Bem, veremos…

 

Imagem relacionada

 

Quando de fato aprendemos

 

Aprendemos algo de fato quando, além de observamos alguém fazer ou ler as instruções, a praticamos de fato. E quanto mais repetições fizermos, mais “automático” a execução daquela ação se torna. Muita das vezes se torna uma “memória muscular“, parecendo que agimos por instinto, de tanto que repetimos.

É nesse nível que os melhores Traders operam: “instinto” por repetição.

Mas aqui temos um fato curioso: Quando estamos repetindo uma atividade, em determinado ponto, nossa mente perde o foco e deixamos de aprender e entender o que fazemos.

Então, nesse momento, não faz mais sentido continuar a repetir o que estamos fazendo. É como se seu cérebro tomasse um Stop, e seu gerenciamento dissesse: Volta depois.

Isso vale para quando estamos estudando alguma coisa, ou trabalhando de fato. Pode observar que, quando você fica muitas horas do dia em frente ao gráfico, tem mais propensão a cometer erros, do que alguém que se você tivesse um horário de operação bem definido.

Por isso não acredito em quem fala: “Passei noites acordado estudando para estar aqui…” De todo o tempo que ela utilizou, o tempo em que de fato “estudou” foi muito menor.

E alguns podem discordar, e aí entra um segundo ponto: Você sabe diferenciar seus erros, seja por falta de atenção ou por cansaço, do movimento contrário do mercado? (é fácil demais culpar os outros.. )

 

 

Dica do tio

 

Então galera, deixo uma dica importante, para ajudar vocês: Mais tempo em frente ao gráfico, não significa mais aprendizado e melhoria. Logo, definam um horário para vocês operarem com total atenção e sem distrações. Assim, vocês conseguiram manter o foco total no que vocês estão fazendo.

E não fiquem nessa de “virar a noite estudando” ou “ficar o dia todo olhando o gráfico querendo aprender“, vocês vão desperdiçar o tempo de vocês. Tempo esse que vocês poderiam estar fazendo outra atividade.

Entenda que você aprende por Qualidade de estudo e foco, não por Quantidade. Intensidade é melhor que repetição no aprendizado…

Ser Trader, nãos significa que você tem que estar olhando o mercado o dia todo, é justamente o oposto disso. É incoerente você buscar a liberdade através do mercado e ficar preso a ele o dia todo…

E aí, você tem dado Qualidade e Intensidade ao seu aprendizado ou só tem repetido mais do mesmo, de forma mecânica?!

Resultado de imagem para puxa frango gif

Quem pegou a referencia aí?

 

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Livre-se de todo o peso que você carrega

Verdades Difíceis de Engolir

O que você veio fazer aqui?!

A Toda poderosa Sincronicidade

Principais características de um Trader Alfa

O Tao do Trader

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.