Vamos dar continuidade a nossa construção de um Mindset poderoso para vencermos no mercado? Então hoje, vamos começar a aumentar nossa Eficácia e Eficiência.

 

Deixando as coisas mais claras

 

Eficácia e Eficiência são palavras que se assemelham muito, porém existe uma sutil diferença entre seus significados, o que é importante saber para podermos nos desenvolvermos melhor.

Eficiência é o ato de fazer certo as coisas. Ou seja, agir conforme o esperado. Por exemplo, você é eficaz no mercado, se você opera nos pontos que sua análise indicou como entrada.

Eficácia é o ato de fazer as coisas certas. Ou seja, ter atenção ao que está sendo feito. Nesse caso, como exemplo, seria você analisar o mercado antes de escolher suas entradas.

Eficácia é mais amplo do que Eficiência, no sentido de resolução de “problemas maiores”. Podemos pensar que Eficácia é o conjunto de ações que possuem Eficiência. Logo, se você começa a agir de forma mais eficiente, você contribui para o aumento da sua eficácia.

 

Imagem relacionada

 

Aumentando a Eficiência

 

Antes de mais nada, precisamos saber como vamos medir nosso estado atual de Eficiência. Existem muitas maneiras de se fazer isso, seja por relatório de performance da plataforma, por Diário de Trading, por numero de operações que de fato foram no seu alvo… Você precisa definir um ponto de partida.

De que maneira você vai medir sua Eficiência?

Definida a métrica pela qual você vai medi-la, você pode olhar para o seu operacional, e se perguntar: O que de fato funciona para mim e o que está só ocupando espaço?

Como já mencionei no post anterior, é importante manter o foco em você e no que realmente funciona, para você. As vezes temos informações demais, que não utilizamos e por “preguiça” não excluímos, o que gera problemas e nem sabemos o porquê.

O que não é útil para você no seu Operacional? Você pode simplificar ele e adaptá-lo melhor ao seu perfil? Como você pode, com o que você já sabe e utiliza, torná-lo mais Eficiente?

Quanto mais simples ele for, melhor para tomar decisão. Explico melhor isso em um outro post.

E agora, me responda: Com esse “novo” operacional, como você vai agir de forma mais Eficiente?! (há uma diferença sutil aqui, entre essa pergunta e a anterior. Se você não notou,  leia de novo com atenção).

 

Aumentando a Eficácia.

 

Analisamos o operacional de forma direta, “micro“. Agora vamos olhar algo maior.

Pare por alguns minutos e pense no que você faz hoje, de rotinas fora do mercado, que te ajudam de fato, a ter melhor resultado dentro do mercado.

Se preciso, anote em algum lugar tudo o que você faz que considere que te ajude de alguma forma. Tudo mesmo.

Depois de anotar, justifique como essas atividades te ajudam, especificamente no mercado. Por exemplo: Fazer exercícios físicos – Me ajudam a controlar a ansiedade no mercado.

Feito isso, espero que você já tenha uma visão geral da sua rotina e o que de fato ajuda e o que não ajuda. Agora vamos ao que interessa: Essas atividades que não ajudam, podem ser evitadas? Podem ser substituídas ou modificadas?

Em caso positivo, pense: O que, se eu começar a fazer a partir de agora, pode me ajudar a melhorar meu desempenho no mercado, ao invés dessas atividades aqui?

Tome notas de tudo o que vier na sua mente e em seguida, justifique como elas podem te ajudar a melhorar no mercado.

 

Resultado de imagem para eficácia e eficiencia

 

 

Colocando tudo em prática

 

Agora, com tudo pronto, é hora de colocar as coisas para funcionarem. No começo, tudo pode parecer diferente e você ficar em dúvida se deve fazer ou não.

Uma boa maneira de minimizar, é testando de forma prática antes, em um simulador ou replay, para que você se acostume a se comportar diferente.

Quando por em prática, é comum também que, por ser algo “novo”, cometa algum deslize, então não se cobre muito por isso. Se pergunte: O que eu aprendi com isso? E como posso fazer para não cometer esse erro novamente? e siga em frente a partir daí.

Melhore, coloque em prática, e me diz como estão seus resultados.

 

 

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Mantenha o foco em um lugar: Você

Corrigindo as Incoerências Internas

Desconstruir para Reconstruir

Diferença entre Mindset para o Trader

Mude o que não te agrada

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)