Vamos para mais uma parte para a construção do nosso novo Mindset! E hoje a dica é: SIMPLIFIQUE AS COISAS!

 

Resultado de imagem para simplificar frase DaVinci

Por que simplificar?

 

Se você vem acompanhando nossa série de postagens sobre Mindset, já percebeu que o nosso foco é aumentar a assertividade e com isso, trazer inúmeros benefícios como autoconfiança, autoconhecimento… consistência.

Para que você possa aumentar tudo isso a solução é simplificar. Sim! exatamente isso que você leu.

Muita gente acha (e tem uma crença forte até) que operar no mercado financeiro é algo complexo, que você precisa saber muita coisa e blá blá blá…

Isso se reflete em operacionais muito complexos, com coisas que as vezes nem nos servem de fato. Estão lá por que “fica bonitinho na tela” ou “Vai que um dia funciona“…

Existem Traders que possuem um tipo de operacional para “cada ocasião“. Claro né, vai que o “mercado muda” (algo que não ocorre desde… quando se iniciaram as operações na bolsa)

Portanto, quando você resolve simplificar as coisas, parece que magicamente, tudo vai ficando mais fácil de entender. Não só no Mercado Financeiro, mas na vida de forma geral.

 

Como seu cérebro entende as coisas

 

Já disse que nosso cérebro é beeeem preguiçoso. E com isso, ele usa certos atalhos para poder agir de forma mais rápida e economizar energia no processo.

Sendo assim, ele memoriza os condicionamentos mais simples, de maneira muito mais rápida, e transforma isso em comportamentos automáticos. Logo, quando se depara com uma situação semelhante, ele age daquela forma “sem pensar

Um bom exemplo de por que você deve simplificar as coisas:

Imagina que você está em uma sala, onde existam algumas lampadas que acendem em vermelho e verde, e na sua frente existe um único botão de ação.

Você recebe a orientação que pode apertar o botão de ação quando as luzes se acenderem e que será recompensado pelos resultado da sua ação.

De inicio, somente uma luz se acende em verde ou vermelho. Então, seu cérebro, de forma automática, vai fazer você pressionar o botão, assim que a luz verde aparecer. Você não pensa, só age.

Alguns minutos depois, uma segunda luz começa a acender. Quando ambas estão na mesma cor, fica fácil deduzir a ação. Se ambas estiverem verdes, seu cérebro age. Porém, quando estão em cores opostas, como seu cérebro toma essa decisão?

E com três luzes? E com quatro? E com cinco?

Percebe que quanto mais informação a ser processada, mais lenta é sua tomada de decisão, e com isso, maior a chance de hesitação e congelamento. Assim, você perde o timming de agir no mercado, perdendo oportunidades, que geram frustração e outros sentimentos ruins…

Não precisamos de coisas complexas, ainda mais em um ambiente que as decisões devem ser tomadas de forma rápida e o mais eficaz possível.

 

Como devo simplificar?

 

Aqui eu utilizo um pouco da teoria de minimalismo: O que é, de fato, útil para mim? O que me dá resultados concretos? O que eu REALMENTE preciso para poder agir no mercado?

Essas são perguntas que você deve responder, não só com base no seu operacional, mas em relação aos seus comportamentos, pensamentos entre outras coisas.

Como mencionado antes, pode ser que você esteja utilizando uma técnica, um indicador ou tendo um comportamento que não está te ajudando em nada e ao mesmo tempo “ocupando espaço” de algo, que poderia ser mais útil.

Então, a dica que fica é: Analise de forma criteriosa todas as suas ferramentas para se operar no mercado. Seja o operacional, seus comportamentos, seus pensamentos, suas ações.

Faça uma coisa por vez para que você mantenha o foco. Logo você  vai perceber que quanto mais simples for, mais rápido você vai evoluir.

 

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Aumentando a nossa Eficácia e Eficiência

Mantenha o foco em um lugar: Você

Corrigindo as Incoerências Internas

Desconstruir para Reconstruir

Diferença entre Mindset para o Trader

Mude o que não te agrada

 

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)