Já aviso logo: O post de hoje pode parecer “muito filosófico“. E tem algumas pessoas que não curtem muito pensar, então para essa galera, eu peço que acesse esse link: Setups e outros operacionais. Já para quem não clicou, vamos a algumas Reflexões sobre o Tempo que eu tive esses dias.

 

Tempo é tempo, mano velho....

 

 

Uma hora, ele acaba.

 

Sim, esse é um fato que todos sabemos. Nascemos, crescemos e mais cedo ou mais tarde, morreremos. Todos nós. Sem exceção.

Para alguns, pensar na morte em si é algo assustador, por que na realidade ninguém quer morrer (ou pelo menos quase ninguém…). E quando não damos a devida atenção a esse “pequeno” fato imutável da vida, achamos que teremos todo o tempo do mundo.

Muitas pessoas vivem hoje, como se fossem eternas, como se fossem viver para sempre. E sabem o que elas fazem de melhor? Sim, procrastinam, afinal “amanhã eu vou estar aí de novo” ou “posso fazer isso depois“…

E essas pessoas quando chegam ao final da vida, percebem que não construíram nada de importante, não deixaram um legado, não souberam aproveitar o tempo… mas advinha quem não procrastina nunca? Ela mesma, a Dona Morte….

 

 

Seu Tempo é o seu segundo ativo mais precioso.

 

Como já disse aqui antes, muitos Traders não se consideram como um ativo. Não fazem investimentos neles mesmos, mas gastam rios de dinheiro e tempo em livros e cursos para aprender técnicas inovadoras e métodos infalíveis.

Ou seja, não investem no primeiro maior ativo e ainda desperdiçam o segundo. Lamentável.

Quando se tem essa noção bem clara e enraizada na sua mente, de que seu tempo é limitado, que uma hora ele acaba, você percebe que seu Tempo é o ativo mais valioso que você possui.

Se o investir da forma correta, poderá receber ótimos dividendos. Se o investir de forma errada, vai ter desperdiçado todo ele.

E vou te falar, muita gente desperdiça seu tempo de vida com coisas e pessoas inúteis, que não agregam nada na sua vida. Ficam em relacionamentos ruins, empregos ruins, vivem uma vida ruim, achando que “um dia vai melhorar” mas esquecem que o tempo está passando.

E sim, antes que falem “Mas estudar não é desperdiçar tempo…“. Eu repondo que :

É sim, seu idiota. Se você está procurando algo novo, sem sentido para você, pelo simples fato de querer alcançar um objetivo rápido e não se aprofundou ao que você já sabe, estudar qualquer novidade se torna perda de tempo… e idiotice!

 

Tempo é relativo

 

O que quero dizer com isso, é que a percepção de tempo é relativo. Não estou levando para o lado físico de Einstein e sim, pura percepção mesmo.

Quando se é criança, e você possui “toda uma vida pela frente“, porém cada minuto parece uma eternidade. E por isso, as crianças querem aproveitar ao máximo, fazendo  o que elas gostam, brincando, correndo… e algumas gritando loucamente como se não houvesse amanhã! (de certa forma, para elas não existe o “amanhã”).

Quando nos tornamos mais velhos, entrando para a adolescência e fase adulta, começamos a planejar o futuro, desejando coisas para nossas “vidas futuras“. Nessa fase, só queremos que os dias passem o mais rápido possível, por que temos que estudar ou trabalhar, e queremos logo aquilo que sonhamos…

E essa é a parte mais perigosa, pois não damos o valor correto ao nosso tempo, nosso hoje. Ficamos presos a um “amanhã que não existe“.

E no final da vida, com a morte batendo na nossa porta já, as vezes se tornando nossa companheira até, percebemos o quanto não aproveitamos. Ficamos velhos e nem percebemos. Começamos a dar o valor para o nosso tempo, afinal ele é agora um recurso muito escasso.

 

 

E se você leu até aqui…

 

…Saiba que não desperdiçou seu tempo. Talvez até tenha investido ele de uma forma mais inteligente do que se estivesse em uma rede social onde todos estão ricos e felizes o tempo todo. E enquanto você observa isso, perde horas do seu dia “invejando” a vida alheia e não construindo algo para você.

E aqui deixo para você algumas perguntas que sempre ficam na minha cabeça:

  • Estou utilizando meu tempo da melhor forma possível?
  • Estou investindo ele para construir algo que realmente eu quero para minha vida?
  • Se eu permanecer onde estou/fazendo o que estou fazendo/ convivendo com as pessoas que convivo, isso me agrega coisas boas ou não?
  • Como posso investir meu tempo em coisas mais úteis e parar de investir tempo em coisas inúteis?

 

Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento.

 

 

E para finalizar…

 

O tempo começa a passar no momento em que a gente nasce e depois ele não regride mais, vai para frete. Não importa se sua vida inteira você fez escolhas erradas as quais se arrependeu ou se encontrou a felicidade, o tempo é indiferente, e quando aquela areia da ampulheta acabar, você morre..Para quem diz quer Mercado financeiro é só “Setups, operacionais, números e probabilidades“, eu pergunto, e essa filosofia toda aí que eu escrevi, é inútil?

E todo o impacto psicológico que esses pensamentos causam em você, é inútil?

Como essas perguntas, devidamente estruturadas, te causando certo desconforto possivelmente, estão fazendo como um Coach faz, é inútil?

Para quem pensa que não precisa “pensar“, mas sim fazer “cálculos“, eu  digo que está perdendo tempo. E se quiser perder tempo, clica no link que deixei lá no início do post.

E agora, o que você vai fazer?! O tempo está passando…

 

Muito obrigado por ter investido seu tempo e por ter lido o post até aqui. Espero que tenha te ajudado de alguma forma. 🙂

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

As aparências enganam…

Livre-se de todo o peso que você carrega

Verdades Difíceis de Engolir

O que você veio fazer aqui?!

A Toda poderosa Sincronicidade

Principais características de um Trader Alfa

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)