Escolha uma Página

Mindset do Trader: Conhecendo seu perfil

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

28 de fevereiro de 2019

Enfim galera, vamos ao último post para construir um novo mindset! Já abordamos alguns pontos importantes após o começo dessa série. E no último post, gostaria de mostrar uma ferramenta que vai ajudar muito a você a melhorar seu mindset.

Caso ainda não tenham lido os posts anteriores, seguem os links em ordem de postagem:

Desconstruir para Reconstruir

Corrigindo as Incoerências Internas

Mantenha o foco em um lugar: Você

Aumentando a nossa Eficácia e Eficiência

Simplifique as coisas

 

 

 

Já ouviram falar do DiSC?!

 

Para quem ainda não conhece, DiSC é uma junção das principais letras (em inglês) que definem os 4 principais pilares que formam um perfil comportamental.

São eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.

Essa analise de perfil comportamental foi desenvolvida por William Moulton Marston, e apresentado pela primeira vez em 1928, no seu livro Emotions of normal people, com base em seus estudos anteriores.

Através dessas pesquisas, ele definiu, de forma simples, que as personalidades são formadas pela junção dessas quatro características em níveis variados. E que o nível que estiver mais elevado é o que dita o perfil comportamental.

 

 

Alguns resultados do DiSC

 

Após sua criação, o DiSC foi aplicado em um número enorme de pessoas, com diferentes perfis comportamentais, e tendo uma taxa elevada de acerto (algo acima de 90%) em relação a motivação dos comportamentos e de perfilação.

Com isso, grandes empresas começaram a utilizar essa análise para escolher candidatos com perfis “ideais” para os cargos que teriam que ocupar, reduzindo o numero de funcionários que ou ficavam infelizes e frustrados ou que pediam demissão.

A analise através do DiSC também ajuda, além da parte profissional, na parte pessoal, fazendo com que você entenda melhor o porquê de agir de algumas formas e ter certos comportamentos.

Também é possível identificar quais são seus principais pontos de melhoria, para que você possa desenvolver novos comportamentos e com isso, alcançar os objetivos que deseja.

 

Mas afinal, que perfis são esses?!

 

De forma simples, podem ser resumidos em:

O perfil tipo “D”: são pessoas motivadas por resultados, no geral resultados concretos e palpáveis. Como por exemplo, ter um carro de luxo, uma casa na praia e etc. São pessoas com muita energia para começar coisas novas, que assumem riscos para alcançar o que querem.

O perfil tipo “I”: são pessoas motivadas por ideias e adoram estar no meio da galera, sendo o centro das atenções.No geral são idealistas, comunicativas e com isso, extremamente persuasivas. São pessoas otimistas com a vida e sempre tem uma ideia nova para alguma coisa.

O perfil tipo “S”: são pessoas motivadas pelos processos de execução,focadas no método a ser aplicado. São pessoas que preferem um rotina bem estipulada e que sabem o que devem fazer. Gostam de trabalhar com outras pessoas e criam um ambiente bem tranquilo e descontraído.

O perfil tipo “C”: são pessoas motivadas pelos dados, querendo sempre saber o “porquê” das coisas. São pessoas que prestam atenção a detalhes que alguns deixam passar desapercebido. São perfeccionistas e muito análiticos e adoram precisão e também são pessoas extremamente diplomáticas.

Quando esses perfis são combinados, em níveis diferentes, conseguimos entender o porquê de alguns dos nossos comportamentos e reações, além de entendemos melhor como nossa mente funciona, seja individualmente, seja no meio de outras pessoas.

 

E como sabendo disso, vai me ajudar no Mercado?

 

Aqui a resposta é bem simples: Se você não se conhecer de fato, não adianta ter o melhor operacional.

Se você não entender alguns comportamentos seus, você vai continuar no automático. Se não trouxer à luz o por que de você agir de uma determinada maneira, você não conseguirá identificar se aquilo é ou não benéfico a você.

Sabe a autossabotagem? Sem conhecer seu perfil, você vai continuar se autossabotando vez após outra (e nem vou falar sobre a ansiedade…).

Quer saber de fato o que você precisa melhorar para ter a sua consistência? Com o DiSC, você vai saber exatamente onde precisa atacar, sem perder tempo procurando e procurando…

Logo, como eu já escrevi aqui no blog antes: Autoconhecimento é poder! E uma maneira de se conhecer em profundidade é através do DiSC.

Muito obrigado por ter investido seu tempo e por ter lido o post até aqui. Espero que tenha te ajudado de alguma forma. 🙂

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.