Então vamos para mais um post “tretoso”. Hoje quero mostrar a vocês que Interpretar é diferente de Entender e o tamanho do abismo entre eles.

 

 

Vamos as diferenças…

 

Então, vamos lá! Precisamos diferenciar as coisas, como sempre gosto de fazer, para que não haja nenhuma dúvida no decorrer do post. Então:

Entender, de acordo com a definição do dicionário significa perceber ou reter pela inteligência; compreender, captar.

Interpretar, de acordo com a definição do dicionário significa adivinhar a significação de (algo) por indução.

Ou seja, quando você Entende de alguma coisa, você compreende as coisas que influenciam sobre aquele assunto, consegue ver como as coisas se encaixam e se movimentam. Exemplo, quando você entende sobre suas emoções, você é capaz de perceber como elas impactam suas ações.

Já quando você Interpreta, você está ADIVINHANDO o significado de algo, o que necessariamente não é verdade ou que vai ter impacto direto sobre algo. Exemplo, quando você lê um relatório econômico ou notícia e ACHA que aquilo vai ter impacto nas suas decisões…

 

 

Um exemplo

 

Tá bom, vou parar por aqui de dizer que ficar de olho em noticias e afins é perda de tempo, afinal elas não geram nenhuma emoção em vocês como ansiedade, medo, nervosismo e stress. Além disso, elas também não sabotam suas mentes, fazendo com que vocês mudem seu operacional… Elas não causam nenhum impacto em vocês.

Por isso, vou trazer um exemplo sobre arte, algo que não tem NADA A VER com o mercado financeiro (assim como filosofia e psicologia):

Nos anos 1930, um artista chamado Jackson Pollock, pintou um quadro onde todo ele era um fundo preto com somente dois pontos vermelhos.

Perguntaram a um critico, como ele interpretava aquela obra de arte e o crítico diz:

Interessante. Acredito que seja um autorretrato do próprio artista. Penso que a tela em braco representava a Terra, pré-humanidade, vasta, limpa e pura. Muito potencial. E a tinta preta representa a humanidade, aleatória, caótica, misturada, sem começo e fim, mudando constantemente.

Não sei para onde vai e nem quando vai parar, e a única coisa que podemos dizer é que a história está sempre se repetindo, e que um dia, isso vai consumir toda o planeta.

E esses dois pontos, representam Jackson, pequeno, insignificante, mas ainda sim, se destacando do resto da humanidade.”

Logo em seguida, perguntaram ao artista o que aqueles dois pontos vermelhos na pintura, avaliada pelo critico, significava e ele respondeu:

O que? Ah sim! Deve ter respingado quando eu tentava pintar outro quadro…

Percebem o que eu disse no outro post, sobre as histórias que contamos a nós mesmos?!

 

Resultado de imagem para jackson pollock fundo preto 2 pontos vermelhos

Uma das obras de Jackson Pollock, para terem noção.

 

 

O que isso tem a ver com o mercado?!

 

Bem, muita das vezes INTERPRETAMOS as coisas, tentando adivinhar como as coisas vão funcionar, qual o impacto que vai ter… tentamos adivinhar o futuro.

Ouvimos outras pessoas consideradas “especialistas“, porém não consideramos que essas mesmas pessoas também estão interpretando as coisas, cada um a sua maneira. E nesse mar de achismos, as pessoas criam vieses, por que alguém, de terno e gravata, com um diploma (muita das vezes sem), escreveu em algum site de notícias o que ela ACHA que pode acontecer.

Muita das vezes, essas interpretações estão erradas. E a justificativa deles é: “Bem, o mercado é assim mesmo…

Portando, pare de querer interpretar as coisas. Não perca tempo adivinhando o futuro. Para interpretações, existem inúmeras ferramentas.

Busque ENTENDER as coisas. Se aprofundar no que realmente é importante. Trabalhar com “eu acho” nunca é bom.

Entenda que no mercado financeiro, assim como na vida, não existe certeza de nada, e o achismo de outra pessoa não vai te ajudar mais.

Como disse antes, para INTERPRETAR existem inúmeras ferramentas. Para ENTENDER, há somente uma.

 

 

Muito obrigado por ter investido seu tempo e por ter lido o post até aqui. Espero que tenha te ajudado de alguma forma. 🙂

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

O processo de tomada de decisão

Ninguém vem te ajudar

Histórias que você conta

Reflexões sobre o Tempo

As aparências enganam…

Livre-se de todo o peso que você carrega

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)