Escolha uma Página

Ser Trader: Quando o Ego toma conta

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

26 de março de 2019

Essa ultima semana me ocorreu uma coisa que eu achei curioso. Eu percebi quando meu Ego resolveu tomar conta, e me dei conta dos tipos de pensamentos que me vieram a mente. Me tornei um Egotrader por alguns minutos. Talvez você se identifique com algumas coisas.

Algumas das coisas que me passaram pela cabeça

Quando o meu Ego resolveu assumir o controle (sendo permitido pelo lado racional, pois achei engraçado) percebi uma mudança de postura minha e uma mudança nos meus pensamentos de forma abrupta.

Uma coisa simples desencadeou isso, um simples stop na minha proteção, fez com que meu Ego fosse “atacado“, acionando suas “defesas” e assumindo o controle.

Nesse momento, eu comecei a pensar “Ah, agora o mercado TEM QUE romper essa região, por que foi lá me tirar“. Parece uma besteira, mas isso deu inicio a uma cadeia de pensamentos maiores.

A partir disso, outros pensamentos vieram. Coisas como “Eu não posso estar errado!“, “Minha análise estava perfeita, por que o mercado foi me tirar?“, “Inadmissível sair do mercado assim“, “Por que eu não acertei?“, “O mercado TINHA que ir na outra direção…

Incoerências que ferram o plantão

Quando o Ego toma conta, ele te coloca como o centro das coisas, ou seja, “você está certo, que seja feito a SUA vontade“. E isso atrapalha e muito, seu pensamento racional, afinal, você não consegue dar um passo para trás e analisar o todo.

Sendo assim, você assume uma posição contrária a velha máxima: O mercado é soberano. Ou seja, você pensa que VOCÊ SOZINHO é maior que o mercado inteiro e por isso ele DEVE ir para onde sua análise mandou.

Ou ainda, tenta adivinhar para onde ele vai, colocando em cheque seu pensamento estratégico e seu plano.

Se você não se dá conta do seu Ego, você fica incoerente. Na mesma frase você diz: O mercado é soberano, mas ele vai chegar em tal e preço e fazer tal coisa…

Mantenha-se presente

Eu consegui “achar graça” dos pensamentos que tive por dois motivos: Estava presente a eles e por conta do autoconhecimento.

São necessárias ambas as coisas para você perceber o momento exato em que está “perdendo a racionalidade“. Por me conhecer eu me permiti ter essa experiência e por que?

Porquê eu nunca havia deixado o meu Ego assumir antes, e me conhecendo, eu consegui “domar a fera“, não permitindo que meu emocional fizesse algo fora do meu gerenciamento e perdesse o controle. E o que aprendi?

Que se eu não tomar cuidado com ele, eu quebro uma conta bem rápido. E sabe o que eu mais vejo no mercado?

Traders com Egos enormes, assumindo riscos desnecessários, seja para se provar algo, ou pior, provar algo para outras pessoas.

E você, tem esses tipo de pensamentos?

Muito obrigado por ter investido seu tempo e por ter lido o post até aqui. Espero que tenha te ajudado de alguma forma. 🙂

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

Ser Trader: Prioridade X Utilidade

E aqui está você, fazendo tudo de forma automática, sem parar para pensar muito a respeito do que você está fazendo e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.