Esses dias aconteceu algo comigo que eu achei interessante: Fiquei enviesado pelo meu próprio operacional. Sabe quando ficamos cegos pelo Operacional e não conseguimos ver nada além do que o “operacional manda“? Vamos falar sobre…

 

 

Tudo em excesso é ruim… até disciplina.

 

Esses dias eu constatei isso: Até disciplina em excesso pode lhe causar problemas. Uma certa dose de indisciplina pode te ajudar a questionar o que você está vendo, permitir que você faça alguma operação que não estava “engessada” ou prevista e que vai te dar lucro.

O que me aconteceu foi que eu vi uma possível operação, e minha mente se fixou nela, e por isso eu não vi um outra oportunidade que teria me dado ganho, pelo simples fato de estar “focado demais“.

Mas Herick, precisamos ser disciplinados!“. Concordo, mas tudo em excesso faz mal. Disciplina e foco estão inclusos nisso.

 

Permita-se e Evolua

 

Veja bem, não estou dizendo que você deve ser indisciplinado ou sem foco. Muito pelo contrário.

O que estou dizendo é que tenha no seu plano uma certa liberdade para “fugir da regra“. Assim, você não fica com a sua mente engessada.

É muito fácil nos acostumarmos com fazer operações quase sempre “da mesma forma“, e quando nos permitimos fazer algo um pouco fora do normal podemos aprender muito mais.

Podemos aprender o que não fazer ou até descobrir uma nova forma de operar que nos permita ter mais chances de lucro.

Tendo isso previamente planejado, não significa que você estará sendo indisciplinado, afinal essa “indisciplina” esta no plano, saca?

Você vai estar tendo uma “indisciplina” disciplinada… filosofei agora, né?!

 

 

Fuja da rotina para não engessar

 

Traçando um paralelo com nossa vida, nos acostumamos muito fácil com uma rotina, e tendemos a repetir as mesmas coisas sempre, como um padrão automático.

Muita das vezes, ficamos entediados e sem saber o porquê. Nesses casos, é sempre bom termos uma “perda de controle” algumas vezes.

Nossa mente gasta muita energia para que nos mantenha devidamente disciplinados em algumas coisas. Estudos mostram que é muito mais fácil se manter na dieta, por exemplo durante a manhã. Porém, a noite, após toda a rotina, onde você está mais cansado, essas chances caem para muito abaixo de 30%.

Isso sem contar fatores emocionais, como estresse e ansiedade, coisas que os Traders nem sentem no Mercado Financeiro, não é?

Quando se força muito um músculo a fazer exercícios repetidos em excesso, ele estafa. Dietas extremamente rigorosas não são seguidas por muito tempo.

O que eu quero dizer com isso é que, dentro do seu plano, tanto de trading quanto de vida, permita-se de forma CONTROLADA, “perder o controle” e “sair da disciplina” de vez em quando. Isso trará uma mensagem positiva ao seu cérebro.

Melhor fazer isso de forma controlada e segura, do que ter um dia de idiota (que vocês chamam de Dia de fúria, Michael Douglas ou MD) e entregar tudo, quebrando a conta, concorda?

Agora que você já sabe disso, como você pode incluir uma “indisciplina” na sua rotina?!

 

Muito obrigado por ter investido seu tempo e por ter lido o post até aqui. Espero que tenha te ajudado de alguma forma. 🙂

Curtiu o post?! Então deixa aí nos comentários o que achou! E não esqueça de compartilhar ele com outros traders para que a gente possa ajudar mais gente nesse mercado!

Antes que eu esqueça, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR para receber as notificações sempre que rolar um post novo aqui no Blog! Não vai querer ficar de fora, não é mesmo?!

Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader

Para quem usa o Instagram, só me seguir lá no @herick.borges.14

Ainda não leu os outros posts?! Então Clica aí:

Quando o Ego toma conta

Está tudo conectado

Interpretar é diferente de Entender

O processo de tomada de decisão

Ninguém vem te ajudar

Histórias que você conta

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coach e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)