Escolha uma Página

Consistência no Trade: Para ganhar dinheiro, não precisa prever o futuro

para ganhar dinheiro

Escrito por Patrícia Pedrozo

Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

25 de janeiro de 2018

Vamos dar continuidade a nossa série sobre a Consistência no Trading, e hoje nós vamos falar sobre um pouco da insegurança que ronda todas as nossas operações e como lidar com ela. Mas antes de começar, vale o lembrete de:

Aviso importante: Não abordaremos modos operacionais nessa série, pois como será mostrado nos posts seguintes, cada método de operar terão resultados diferentes além de ser totalmente pessoal, ou seja, ninguém opera 100% igual a outra pessoa (o fator psicológico está embutido nessa porcentagem)

Então, todos a postos? Então senta aí que la vem história…

História

Senta, que la vem história

E agora, o que será que acontece?

O que quer dizer de fato “Para ganhar dinheiro, não precisa prever o futuro”? Pois bem, para entender esse conceito ( e para que ele faça mais sentido) é necessário ter entendido, e o mais difícil que é ter aceitado, o conceito anterior de que Tudo pode acontecer.

Ao ouvirmos que durante nossas operações, obviamente dentro das possibilidades do mercado, tudo pode acontecer, nós podemos começar a ter sentimentos de aversão, angústia e até medo durante as operações, mas ao aceitar essa condição primária, nosso cérebro começa a racionalizar as coisas, fazendo com que comecemos a pensar e ver o mercado de uma forma completamente diferente. Logo, entendemos que nós não mandamos no mercado, que não criamos o mar e sim, surfamos as ondas. Para alguns, esse sentimento de “falta de controle” incomoda a níveis altíssimos (afinal, qual a graça de não saber exatamente para onde o mercado vai, não é verdade?), já para outros que conseguem lidar com esse fato, começam a pensar de uma forma diferente: “como eu consigo entrar nos melhores pontos e pegar as melhores ondas?”.

Quando temos esse sentimento de que estamos no controle, assumimos uma posição de arrogância, de que sabemos tudo o que vai acontecer, o que nos leva a fazer operações muita das vezes fora do nosso trade system e até excedendo nosso gerenciamento de risco, fazendo muita das vezes com que assumamos riscos desnecessários e sem motivos. Na verdade, o mercado é formado por inúmeras pessoas (e seus robôs), com suas vontades ilimitadas e seu dinheiro, comprando e vendendo conforme elas quiserem aleatoriamente (sério, não tenta enxergar padrões onde não existe e lembre-se da primeira condição de que tudo pode acontecer…), formando um ambiente completamente incerto e volátil.

Assim não conseguimos definir, com exatidão, o que vai acontecer em seguida no mercado, seja com a entrada ou a saída de um player grande, uma noticia em algum lugar do mundo, se o mercado vai subir ou vai descer ou até mesmo se um Trader grande acordou brigado com a esposa e resolveu vender tudo… Nós nunca saberemos de verdade o que vai acontecer em seguida, o que para uns causam um sentimento de insegurança e ansiedade e para outros se torna “a graça da profissão”.

Trader Profissional

Sentir-se inseguro vai ser algo natural no mercado, principalmente após algumas perdas, e a ansiedade vai se tornar uma fiel companheira dessa insegurança, fazendo muita das vezes com que você saia de um trade antes da hora, aumente o stop loss, altere o alvo sem necessidade, fique com medo de entrar em algum ponto que seu trade system indica, entre outros problemas, tudo isso, por não aceitar que você não sabe, de verdade, o que vem a seguir

Estatisticamente falando, você vai tomar stops ao longo das operações e, desculpa te desapontar, você não tem como escolher quais que você vai tomar( o máximo que você pode fazer é se proteger e saber quantos você aguenta com base no seu gerenciamento de risco), então você vai ter que escolher entre entrar na operação e “ver no que dá” ou deixar a insegurança dominar, junto com a ansiedade, e muita das vezes deixar passar o trade do dia!

Uma coisa que ajuda bastante durante as operações, é praticar bastante o seu método operacional e entender suas vantagens e desvantagens, seus pontos cegos e seus pontos fortes, fazer os ajustes necessários e se aprofundar mais. Com isso, você desenvolve maior confiança no seu operacional, tornando assim mais uma das coisas que você tem controle. (Hoje você pode usar o replay de mercado que as plataformas possuem para fazer esses testes fora do pregão)

E para complementar, é necessário aceitar e entender que o stop loss é o seu paraquedas nas operações e que é inevitável que ele não ocorra (não tem preço médio que resolva!), então é preciso escolher o que ele vai representar a você, se vai ser algo doloroso, angustiante e frustrante ou vai servir de alerta para rever se sua operação foi realizada da melhor forma, no melhor ponto que você achou e no final, virar aprendizado afim de evitar cometer o mesmo erro novamente. (ou que o mercado simplesmente alcançou o nivel do seu stop por que ele quis e você tem que aceitar esse fato.)

Quando se tem tudo isso em mente durante as operações, um sistema bem treinado e ter alterado o conceito de stop loss como um auxílio para o aprendizado, essa insegurança e ansiedade a respeito de “pra onde o mercado vai” irá desaparecendo e dando espaço a um sentimento de confiança no que está sendo feito e acima de tudo confiança no trader que está operando…

Gostando da série? Deixa aí nos comentários o que você tem achado dos nossos posts!

The following two tabs change content below.
Terapeuta, Analista Comportamental, Practitioner em PNL, Coach de Alta Performance, com certificações internacionais e Trader, criadora do Método Mente de Trader.

Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)

Você também pode gostar disso…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.