Nesses últimos posts, tenho abordado alguns assuntos um pouco mais “pesados” que somente a ansiedade. Achei algo necessário, pois uma coisa leva a outra e não tem como deixar de abordar esses assuntos. Além da ansiedade, outras coisas orbitam a nossa mente, antes, durante e depois das operações. As Crenças Limitantes conseguem estar nessas três posições e a gente nem percebe. Espero que no post de hoje, consiga acender uma luz sobre algumas das crenças que nos impedem de crescer e nos tornarmos Trader melhores e mais consistentes.
Entendo o que é uma Crença Limitante
De forma geral, uma crença limitante é uma “verdade absoluta” para você, algo que está enraizado no seu inconsciente, e que você reage sem perceber. Nós as adquirimos ao longo de nossa vida, através da criação dos nossos pais, de experiências de vida e até do que nós vemos na mídia de forma geral.
Um exemplo é quando nós escolhemos um ponto errado para entrar na operação, e por consequência, tomamos um grande e generoso Loss. Ao percebermos que erramos, de forma automática vem na nossa cabeça: “CARA, COMO EU SOU BURRO!”, “EU NUNCA ACERTO” ou “ISSO AQUI É MUITO DIFÍCIL”.
Advinha o que acontece com você da próxima vez em que for operar? Vai achar difícil, não vai acertar e vai se sentir burro, por que outras pessoas conseguem. E o seu cérebro, valida essas informações, reafirmando suas crenças pessoais de que você é burro, não acerta ou que entender o mercado é difícil.
Tipos de Crenças Limitantes
Basicamente, temos as Crenças Pessoais, Crenças Hereditárias e Crenças Sociais.
Crenças Pessoais são adquiridas através de experiências de vida, coisas que vivemos e que ficam guardadas na nossa memória, sejam coisas boas ou ruins. Um dos melhores exemplos é quando alguém que está trabalhando em algum projeto e falha em algum momento, essa pessoa pode se sentir um fracasso e achar que nunca vai conseguir ter sucesso na vida.
Crenças Hereditárias são adquiridas ao longo da nossa criação, ouvindo coisas dos nossos pais e parentes próximos. Na minha humilde opinião, são as piores, pois gostamos dessas pessoas e é muito mais fácil deixarmos que essas crenças se enraízem.
Crenças Sociais são aquelas crenças que a maioria das pessoas tem. “Gente rica não presta”, “Bolsa de valores é para gente rica”, “Ninguém ganha dinheiro com isso”, “Gente gananciosa que sempre quer mais dinheiro” entre outras coisas…
Exemplos de Crenças Limitantes
- “Nunca vou conseguir ganhar dinheiro no mercado”
- “Só é possível ganhar dinheiro fazendo coisas erradas”;
- “Não tenho tempo para nada”;
- “Não sou bom o suficiente”;
- “Não sei tudo o que preciso”;
- “Não consigo aprender isso”;
- “Nunca vou conseguir alcançar meus objetivos ou realizar meus sonhos”;
- “Tudo precisa ser perfeito”;
- “Não consigo me organizar”;
- “Eu não mereço sucesso ou coisas boas”;
- “Eu não posso / não consigo / não sei fazer isso”;
- “O Mercado precisa mudar para minha vida melhorar”;
- “Estou destinado a essa vida e a ser desse jeito porque essa é a situação da minha família e por isso, é a minha”;
- “O mundo está em crise, e por isso tudo está muito difícil para mim”;
- “Não tenho jeito para isso”;
- “Não é possível viver do que se ama”.
Um novo significado para nossas crenças
Você já parou para pensar no que de fato você tem como crenças? E em como elas afetam seus resultados? Pois bem, para quem, mesmo inconscientemente, tem como crença que “Ninguém ganha dinheiro na Bolsa”, imagine o que vai acontecer com ela…
Por mais que se esforce para fechar o mês positivo, em algum momento o cérebro vai se autossabotar e a primeira coisa que ele vai procurar é essa informação de que “Ninguém ganha dinheiro na Bolsa” e pronto, lá vai ela entregar o mês todo em um dia. (quem nunca?!)
Por isso é importante identificarmos e dar um novo significado a essas crenças, pois ao primeiro sinal de algo ir contra essa crença, nosso inconsciente vai tomar uma decisão baseada no que “sabemos”.
É importante questionar a nós mesmos sobre o que acreditamos ser verdade e estarmos dispostos a aceitar outras informações e verdades. Porquê não podemos ganhar dinheiro na Bolsa? Porque não podemos ganhar a vida como traders bem sucedidos? Quando fazemos esse tipo de questionamentos em relação a nossas crenças, vemos que não há nada que nos impeça de alcançar nossos objetivos.
Portanto, é importante parar e refletir sobre nossos pensamentos e questioná-los, para não nos tornarmos reféns de nós mesmos.
Curtiu o Post? Deixa aí nos comentários sua opinião!
Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)
- Ser Trader – Quais as suas desculpas? - 12 de junho de 2019
- Ser Trader: Prioridade X Utilidade - 15 de maio de 2019
- Ser Trader: Volte ao começo, quando necessário - 18 de abril de 2019
0 comentários