Escolha uma Página

Galera! Gostaria de trazer hoje uma publicação diferente. Quero começar hoje a Biblioteca do Trader!

A minha ideia é ir postando resumos dos livros que eu li e que me ajudaram, de alguma forma, a melhorar como trader. Alguns livros já conhecidos pela galera, outros nem tanto.

E para começar, quero trazer o resumo que fiz o livro Trading in the Zone, do autor Mark Douglas.Esse livro me mostrou o caminho correto para percorrer afim de alcançar a consistência, tão adorada pelos traders. Espero que curtam!

trading in the zone

Capa do Livro traduzido para português de Portugal, mais tranquilo de ler para quem não manja muito do inglês.

Trading in The Zone

A princípio, o autor mostra como nossas crenças e convicções moldam nossa forma de ver o mundo e interpretar as coisas que nos acontecem, ou acontecem aos outros. Com isso, vamos tomando nossas decisões e vamos levando a nossa vida, geralmente pelo mesmo caminhos que a maioria das outras pessoas. Porém, quando somos confrontados com uma profissão que nos dá uma liberdade imensurável, nossas crenças entram imediatamente em conflito, o que pode gerar uma autossabotagem, pois “não existe dinheiro fácil”, não é mesmo?!

Devido a essas convicções e crenças limitantes, achamos impossível ganhar muito dinheiro através de uma atividade que não requer esforço físico e que é tão simples de ser executado. Isso impacta, e muito, alcançar a consistência.

Caminho para a Consistência

Muitos traders buscam a consistência nos lugares errados e entram no mercado por razões erradas. Entram no mercado atrás de adrenalina, para se sentirem melhores que outros, pelo dinheiro ou, o motivo mais comum, que é pela liberdade que o mercado oferece. Com isso buscam a consistência em métodos operacionais dos traders A, B ou C, buscam melhor indicador do mercado, compram inúmeros livros de técnicas de trading, porém não buscam no lugar correto: dentro de si mesmos.

Definindo Consistência

A consistência, definida pelo autor, é um estado mental onde o trader está imune emocionalmente, dos movimentos de mercado e consegue estar atento ao fluxo constante de oportunidades que o mercado oferece. Por isso existem resultados diferentes, para traders diferentes em um mesmo gráfico, por exemplo. Tudo depende de como o trader vê o mercado e age sobre ele.

Mas para alcançar esse estado mental, é necessário que o trader entenda realmente o risco e aceite-o como algo inerente a sua profissão. Perdas ocorrerão ao longo do caminho e o mais importante é como o trader vai reagir a elas. Ele não pode se deixar levar pela emoção de querer se vingar do mercado ou “recuperar” o que perdeu. Isso o leva para o caminho contrário da consistência, com isso ele perde toda a disciplina e quebra todas as regras que ele impôs para operar, além de querer culpar o mercado, fatores externos ou outros players pela sua perda. Assim, o trader não estará assumindo sua responsabilidade mas colocando a culpa nos outros.  Ou seja, ele precisa estar com o ambiente mental alinhado para interpretar as perdas da maneira correta e aprender com o que acontece.

Alinhando o Mindset

Com essa definição em mente, a mentalidade de um trader consistente deve se basear em pensar em termos de probabilidade, compreendendo que o mercado pode fazer o que quiser. Compreender que qualquer outro trader, com uma ideia diferente da sua e com mais dinheiro, pode mover o mercado para a direção que quiser e que você sozinho, vai mover o mercado. Assumindo a postura do pensamento em termos de probabilidade, o trader para de pensar de forma “fixa”, ou seja, se o preço chegar ao nível X, então ELE VAI (como que por obrigação) ir para tal direção, e começa a pensar de forma mais flexível, ou seja, se o preço chegar ao nivel X a probabilidade de ir na direção Y é maior do que ir para a direção Z.

Um exercício simples para quebrar o tipo de pensamento fixo é: Se você tem tanta certeza para onde o mercado vai, por que usar ordens de stop loss, para limitar sua perda?

Operando na zona de fluxo

Pensando em probabilidades, você assume que o mercado pode ir para qualquer lugar e o que você deve fazer é se proteger, caso a probabilidade vá contra você.

Importante também é saber como as suas convicções e visão do mercado afetam suas tomadas de decisão, muitas das vezes te colocando numa posição perdedora, devido a sua falta de atenção ao fluxo de oportunidades. Logo, é necessário se desvencilhar das crenças limitantes e das convicções que não deixam você enxergar as oportunidades, e substituir por outras crenças e convicções para que sua mente consiga interpretar esses sinais da melhor forma possível.

O trader de sucesso não deve desperdiçar as oportunidades, não deve ter medo de entrar nas posições em que o seu operacional manda ele entrar, não deve pensar muito no que pode ou não pode acontecer e não deve esperar que o momento anterior se repita, exatamente como aconteceu, pois, isso é impossível.

Tendo tudo isso em mente, o pensamento baseado em probabilidades, ajustando suas crenças e com a mentalidade de consistência, você possuirá chances maiores de se tornar um vencedor consistente no mercado.

Links para comprar o Livro:

Livraria cultura – Livro em Portugues de Portugal

Livraria Cultura – Livro original em Inglês

Se curtiu o resumo do livro, da uma olhada nessa série de posts tirada diretamente dele:

Caminho para Consistência – Tudo pode acontecer

Caminho para consistência – Para ganhar dinheiro, não precisa prever o futuro

Caminho para consistência – Utilizando a Probabilidade ao nosso favor

Caminho para consistência – Toda oportunidade é Única

Galera, espero que tenham gostado! Seu quiserem ver mais resumos e dicas de leitura, só deixar aí nos comentários!

The following two tabs change content below.

Herick Borges

Trader Autonomo
Trader autônomo e investidor na bolsa desde 2011. Participante do Team Urso desde 2015 e autodidata em assuntos relacionados a finanças pessoais, investimentos, economia e um grande entusiasta em psicologia comportamental e de alta performance voltada ao Mercado Financeiro.

Latest posts by Herick Borges (see all)