Certa vez, ouvi que nós vemos o mundo exterior como um reflexo do nosso mundo interior. Muitos Traders não percebem o quanto isso é importante para quem está todos os dias realizando um exercício mental de alta performance, que exige muito, mas muito mesmo, de nossa mente e autocontrole.
O nosso mundo interior significa o quanto nos conhecemos e o quão profundo temos consciência dos nossos limites e capacidades. Já o mundo exterior será o reflexo do nosso mundo interior, em relação as coisas que nos acontecem e como reagimos a estes eventos. E isso tudo tem muito a ver com a profissão de Trader.
Para ficar mais claro, imaginemos 2 Traders com mesmo domínio operacional, porém com mundos interiores diferentes:
O primeiro decidiu focar em possuir um autoconhecimento profundo, conhecer seus limites emocionais, saber quando suas emoções começam a interferir nos trades e saber quando deve parar. Aprendeu a dar um passo atrás quando se sente empacado ou quando toma um stop loss, afim de procurar um lugar melhor para operar, além de maximizar o seu operacional ao limite, para conseguir os melhores resultados. Devido a seu autocontrole, não fica chateado ao fechar no prejuízo, pois sabe que isso faz parte do jogo e compreende que existem variáveis que ele não controla.
O segundo Trader preferiu focar somente no operacional, esquecendo-se do controle emocional, com isso se tornou um Trader ansioso e medroso, deixando suas emoções assumirem o lugar do racional, não conseguindo entrar numa operação sem ficar nervoso, com as mãos suando e o coração acelerado. Quando acerta, parece que tira um peso das costas, mas quando leva um stop… Stop? Esse segundo Trader tem um pavor dessa palavra, além de ficar com raiva ao levar um e começa a culpar tudo e todos. Entende que quem leva stop, é um Trader ruim, e ele não é um “Trader ruim”, então não admite estar errado, de ter entrado em um ponto ruim. Sempre fica receoso com as operações, gosta de aguardar uma segunda, terceira ou até uma quarta confirmação para entrar na operação. Gosta de culpar terceiros pelas coisas que acontecem no mercado e pelos stops que toma. Foco, esquece. Gosta de operar de formas diferentes porque “o mercado é diferente a cada dia” então usa umas 3 estratégias diferentes (mas no final das contas, não tem estratégia nenhuma). Se fecha um dia negativo, saia de perto. Se fecha uma semana, já esta estressado e muito nervoso, começa a mudar de estratégia, caçar cursos por aí e fica sempre em busca do Santo Graal do trading.
Trader sem controle emocional, caçando o Santo Graal[/caption]
Não parece, mas o primeiro Trader vai encontrar muito mais oportunidades de operações, com ganhos excelentes, do que o segundo Trader. O primeiro focou em se entender e se aprofundar em uma única estratégia, mantendo o foco, já o segundo, resolveu aprender técnicas variadas, gerenciamentos de risco e de trades “milagrosos”, esquecendo completamente dele mesmo e de masterizar uma estratégia por vez.Esses Traders existem e estão espalhados por aí. Com certeza, esbarrará mais com o segundo tipo do que com o primeiro.
Desenvolver esse autocontrole, vai desencadear mudanças na sua mentalidade e ajudar a enxergar e pensar com mais clareza, diante de situações com elevado nível de tensão e pressão. É como se colocassem um óculos onde você conseguisse enxergar oportunidades onde outros não estariam vendo.
Então ao invés de ficar pulando de técnica em técnica, querendo aprender TUDO o que existe sobre o mercado, foque em aprender mais sobre você mesmo, em como você se comporta em situações adversas, como gerencia suas emoções e assim por diante. “Perca” esse tempo se conhecendo, mesmo que signifique se afastar um pouco do mercado, pois os lucros que você colherá, não só no mercado como para a vida, serão incríveis!
Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)
- Ser Trader – Quais as suas desculpas? - 12 de junho de 2019
- Ser Trader: Prioridade X Utilidade - 15 de maio de 2019
- Ser Trader: Volte ao começo, quando necessário - 18 de abril de 2019
0 comentários