Em um post anterior, eu escrevi sobre um conselho para lidar com as perdas durante o trading, para ajudar lidar com o loss que o mercado te deu de presente. Como um complemento, no post de hoje eu quero abordar com vocês uma coisa que eu aprendi e que tem me ajudado muito, quero compartilhar com vocês um conselho sobre como lidar com os erros cometidos durante o trading.
Diferenciando perdas de erros
Antes de mais nada, temos que separar o que foi erro, de nossa responsabilidade, de perda, que o mercado nos dá. Quando analisamos uma operação mal sucedida, temos que ter em mente uma pergunta simples: Este foi, de acordo com a minha estratégia, o melhor ponto de entrada?
Se a resposta for sim, então o resultado final foi de responsabilidade das probabilidades do mercado e não há nada que possamos fazer a respeito, a não ser aceitar o loss e continuar em frente. Caso a resposta for não, a responsabilidade do resultado é sua (causa e efeito… física simples), então precisa corrigir o erro, analisar melhor e seguir em frente.
Veja bem, não estou utilizando a palavra culpa e sim responsabilidade, que são coisas completamente diferentes.
Aquele sentimento de frustração que ronda os erros
Como abordado no post sobre mindset, somos condicionados a vencer desde a infância e aprendemos que as pessoas que cometem erros, não merecem lugar de destaque, são tidas como fracassadas, de um modo geral.
Quando cometemos algum erro é muito comum sentirmos como fracassados ou não merecedores daquilo que estamos buscando, nos colocamos no lado dos perdedores. Ao cedermos a esse ato involuntário e automático do nosso mindset, ignoramos completamente todos os outros elementos que cercam o erro cometido e acabamos ficando temporariamente cegos emocionalmente, o que pode nos jogar numa espiral descendente até o fundo do poço… ou além
Ressignificando o erro
Para começar a ressignificar o erro, precisamos quebrar o ciclo vicioso de errar > se culpar > se sentir mal, e criar um ciclo virtuoso de errar> aprender com erro> melhorar.
Aí vem a pergunta: Como eu consigo fazer isso?
Uma maneira de se começar é aprendendo a lidar com o sentimento de culpa, então se você acompanha o blog, já tem uma noção de como fazer isso. Caso seja novato por aqui (Seja bem-vindo!), dá uma olhada no post sobre meditação e no de controle emocional, para entender o que estou falando.
Após parar e respirar, o passo seguinte é se fazer uma pergunta: O que eu aprendi com esse erro?
Quando você tira o foco de “nossa cara, eu sou um merda!” e muda para “o que eu tenho que aprender com isso?“, seu cérebro começará a procurar a resposta de forma automática e registrará essa informação. Isso é literalmente “aprender com seus erros”
Seja como um cientista…
Quando algum pesquisador está afim de provar sua teoria na prática, ele começa a realizar testes e observar seus resultados, e a partir destes resultados, ele vai se aproximando de suas conclusões.
Logo, a cada resultado que não condiz com o esperado (erro), o pesquisador descobre uma nova maneira de não fazer e melhora seus cálculos, faz suas anotações e aprende, já a cada resultado positivo, ele confirma que seus cálculos e teoria estão no caminho certo.
O mesmo vale para nós Traders. Ao acertarmos, ganhamos confiança no modo em que operamos no mercado, a cada erro, aprendemos uma forma de não fazer e ganhamos uma chance de melhorar.
E para finalizar o texto, gostaria de sugerir uma coisa a você quando cometer um erro, por mais bobo que seja. Assim que descobrir que cometeu um erro, pense logo nesta frase ( que eu ouvia quando criança de um familiar meu):
Quem não faz merda, não aduba a vida
Para ajudar, dá uma olhada nesse vídeo aqui do canal da Patrícia Pedrozo Coach, falando sobre perdas e erros.
Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e alta performance? Se inscreva no canal Patrícia Pedrozo Coach e não se esqueça de curtir nossa página no Facebook Mente de Trader
Últimos posts por Patrícia Pedrozo (ver todos)
- Ser Trader – Quais as suas desculpas? - 12 de junho de 2019
- Ser Trader: Prioridade X Utilidade - 15 de maio de 2019
- Ser Trader: Volte ao começo, quando necessário - 18 de abril de 2019
0 comentários